O que é banco de questões online?

 

A facilidade que temos hoje para acessar conteúdos e informações, graças ao poder da internet, é provavelmente a maior revolução dos últimos tempos. No ramo de tecnologias educacionais não é diferente: todo o ensino foi reconfigurado com a chegada do digital às salas de aula, desde o modo como os alunos absorvem o conhecimento até as novas ferramentas que os professores têm para avaliar.

 

E por falar em processo avaliativo, ele é um ótimo exemplo de como a tecnologia influenciou as dinâmicas de ensino e aprendizagem. Antes, professores estavam sozinhos na missão de elaborar, aplicar e corrigir provas; hoje em dia, existem sistemas, como o do Prova Fácil, que de forma simples e automatizada executa tarefas em questão de minutos, ajudando e muito a rotina dos educadores.

 

Neste artigo, vamos dar maior enfoque a uma das funcionalidades do Prova Fácil: o banco de questões online, que oferece ao professor material diversificado e de qualidade para compor suas provas.

O que é um banco de questões online

Basicamente, é um conjunto de questões previamente selecionadas para que o professor não precise mais quebrar a cabeça formulando várias questões do zero. Isso significa a possibilidade de organizar todas as questões em um só lugar e online, otimizando a gestão do conhecimento.

 

No caso do Prova Fácil, existem duas modalidades para o banco:

 

  • A primeira é o seu banco de questões próprio. Cada professor tem acesso a uma coletânea de questões disponibilizadas pelo desenvolvedor e pode salvá-las em nuvem para uso instantâneo ou posterior em suas avaliações. Essas questões podem ser organizadas por temática, disciplina, tags, etc;

 

  • Outra forma de usufruir dessa função é por meio do banco de questões compartilhado: dessa forma, o professor compartilha suas questões e pode acessar os bancos de outros professores que usam a plataforma no Brasil inteiro e que hoje somam mais de 30 mil pessoas.

Quais vantagens um banco de questões oferece?

Além da rápida elaboração de provas, já que o aplicativo não apenas fornece as questões como também faz a diagramação automática das mesmas, outras grandes vantagens de se ter um banco de questões online são:

Organização, segurança e confiabilidade

Navegando pelo banco de questões disponível no sistema, o professor pode salvar as questões em sua nuvem — o que garante que elas estarão seguras, ou seja, não corre o risco de corromper ou perder seus arquivos.

Além disso, é possível dividir as questões por áreas do conhecimento, disciplinas ou tags, tudo de forma a otimizar a organização do material. Ainda, como o sistema do Prova Fácil é seguro e confiável, os professores podem ficar tranquilos em relação à procedência das questões, afinal, com tanta coisa rolando na internet, nunca se sabe em que, de fato, confiar, certo?

Aumento do repertório

O momento de prospecção de enunciados para as provas é também de muito aprendizado para os professores. Com um banco, ele tem acesso a questões bem elaboradas e que contemplam uma gama significativa de conteúdo diversificado, e acaba aprendendo muito também, já que as questões trazem outras perspectivas diferentes da sua.

Intercâmbio com outros professores

Como existe a opção de compartilhar o seu banco de questões, ao passo em que se torna possível acessar o banco de outros profissionais, ocorre uma troca muito enriquecedora que favorece todos os lados. Além disso, cria-se um networking (rede de contatos) interessante.

Fixação do conteúdo

Um banco com várias questões pode ser também uma ótima ferramenta de estudos para os alunos. Especialmente em época de vestibulares, simulados e ENEM, é muito comum que os estudantes se preparem para as provas refazendo questões, de modo a fixar e revisar conteúdos.

 

Esses são grandes benefícios que o uso de um banco de questões online traz, imagine só como é vantajoso quando consideramos todos os outros recursos do software?

E não para por aqui…

 

O Prova Fácil oferece também: a correção automática de provas objetivas, a criação de turmas no sistema, relatórios e estatísticas com resultados individuais e globais — tudo desenvolvido com o objetivo de otimizar o processo avaliativo e o trabalho do professor.

 

Além disso, existe também o banco de questões do Prova Fácil para instituições –, que é parametrizado de acordo com a matriz de cada instituição. Nesse caso, o sistema oferece diversas possibilidades de personalização tais como: filtros por disciplina, por aula, conteúdo, por questões discursivas e objetivas, grau de dificuldade, busca por palavras-chave, entre outros.

 

A plataforma conta com planos pagos e gratuitos! Que tal experimentar agora mesmo?