Celular na sala de aula: 7 dicas para melhorar suas aulas através dos dispositivos mobile

Ainda há uma resistência por parte das instituições quanto ao uso de celulares nas salas de aulas ou como recurso para auxiliar os professores na preparação de suas aulas. Contudo, se antes era uma regra a proibição desses aparelhos em ambiente escolar, hoje há uma forte tendência ao uso deles para complementar as aulas, dando suporte tanto ao professor quanto ao aluno.

O uso desses recursos, além de tornar o aprendizado mais dinâmico, diversifica os métodos de ensino e desperta o interesse dos estudantes, já que esses estão, em sua maioria, familiarizados com tais dispositivos. Além disso, você também pode usar desses equipamentos para preparar suas aulas, possibilitando inovações e, claro, praticidade.

 

Confira 7 dicas que preparamos para melhorar suas aulas através desses dispositivos:

 

1- Grupos no WhatsApp

Já pensou em um grupo de discussões via WhatsApp? Você só precisaria organizar as regras do grupo para evitar discussões impertinentes. Aliás, esta é uma boa forma de manter os alunos conectados aos assuntos levantados em sala de aula.

 

2- Vídeo-aulas

Se você tem um smartphone em mãos é super fácil gravar pequenos vídeos e disponibilizar para os alunos. Transforme o conhecimento em algo simples e divertido.

 

3- Anotações virtuais

Dê liberdade aos alunos para usar seus aparelhos para anotações durante as aulas. Além facilitar, eles ainda terão acesso ao material em qualquer lugar.

 

4- Tutoriais e Animações

Mesmo que nem todos os alunos tenham acesso a esses recursos tecnológicos, prepare tutoriais ou busque na internet materiais que  complementem suas aulas, como animações, e apresente à turma através de um tablet ou próprio celular.

 

5- Games

Constantemente saem novos aplicativos de jogos que podem tornar suas aulas mais divertidas e interessantes. Seja um ou jogo de lógica ou perguntas e respostas, fique atento às novidades e utilize a seu favor.

 

Leia também: Correção automática de provas pelo smartphone ou tablet

 

6- Interações com outros alunos

Através do seu próprio celular você pode fazer contato com outros professores (até mesmo de outros países). A partir de um acordo entre você e esse outro professor, façam uma interação entre as turmas, através de vídeo ou mesmo bate-papo.

 

7- Resumos das aulas

Armazene o resumo das suas aulas em seu próprio aparelho, assim você consegue se organizar com suas turmas e horários.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens do uso desses recursos em suas aulas, saiba que em 2013 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou um guia com recomendações políticas e bons motivos para aproveitar as tecnologias móveis, como celulares, smartphones e tablets, em sala de aula. Ao todo são 13 motivos para tornar o celular, por exemplo, ferramenta pedagógica. São eles:

 

  • Amplia o alcance e a equidade em educação;
  • Melhora a educação em áreas de conflito ou que sofreram desastres naturais;
  • Assiste alunos com deficiência;
  • Otimiza o tempo na sala de aula;
  • Permite que se aprenda em qualquer hora e lugar;
  • Constrói novas comunidades de aprendizado;
  • Dá suporte à aprendizagem in loco;
  • Aproxima o aprendizado formal do informal;
  • Provê avaliação e feedback imediatos;
  • Facilita o aprendizado personalizado;
  • Melhora a aprendizagem contínua;
  • Melhora a comunicação;
  • Maximiza a relação custo-benefício da educação.

 

E aí: vale a pena ou não começar a usar a tecnologia a seu favor?