O que é um sistema de gestão de provas?

 

Atualmente, as instituições de ensino encontram grande aporte na tecnologia, no sentido de aprimorar seus processos e organizar dados. Sistemas de gestão de provas são ótimos exemplos de como escolas, faculdades e universidades podem potencializar seus mecanismos de avaliação, desde a criação das provas até os resultados e relatórios.  

Mas afinal, o que é um Sistema de Gestão de Provas?

São softwares que otimizam e digitalizam todo o processo avaliativo das instituições. De maneira simples e automatizada, é possível buscar questões, gerar provas, corrigir gabaritos e muito mais.

 

Os sistemas de gestão de provas são, portanto, facilitadores de várias tarefas que antes eram realizadas por profissionais, tomando mais tempo, esforço e estando mais passível a falhas. Com a implementação, todas as etapas avaliativas são concluídas muito mais rapidamente, e as vantagens vão muito além da economia de tempo.

 

Um bom exemplo é o SGP (Sistema de Gestão de Prova), desenvolvido pela Starline Tecnologia como uma série de soluções que atendem às demandas de instituições de ensino que precisam lidar com grande volume de materiais, dados e avaliações.

 

Como funciona um Sistema de Gestão de Provas?

 

O sistema de gestão de provas atua de uma ponta a outra do processo avaliativo, possibilitando à instituição concentrar em um só lugar todas as nuances do processo, além de adquirir mais dados para fundamentar suas escolhas pedagógicas.  

 

Veja o que ele possibilita:

 

  1. Banco de questões parametrizado com a matriz de conteúdo da instituição
  2. Workflow de revisão de questões garantindo que os coordenadores revisem as questões elaboradas por professores.
  3. Agendamento das avaliações de acordo com o calendário da instituição
  4. Geração de provas estáticas ou dinâmicas, tornando possível adotar regras para que as provas sejam geradas sempre com o mesmo padrão
  5. Digitalização das provas aplicadas presencialmente
  6. Correção automática de objetivas com aplicativo ou scanner
  7. Aplicação de prova online
  8. Relatórios

 

Além dos pontos já citados, o Sistema de Gestão de Provas gera também documentos auxiliares, como ensalamento de alunos, lista de porta e lista de prédios.

 

Dentre suas soluções, estão, por exemplo:

 

 

  • Avaliações internas em larga escala

 

Geração de provas nominais, com randomização de questões e alternativas, além de controle do local de aplicação e impressão das mesmas, garantindo a segurança necessária para processos avaliativos.

​Com o software, é possível descentralizar o processo, realizando a impressão de provas no local de aplicação e digitalizar a avaliação realizada com um aplicativo para smartphones ou scanner. O processo gera economia de logística, aumento da segurança e garante resultados instantâneos para os candidatos.

 

  • Prova online

 

O SGP faz a aplicação de avaliações online por meio de computadores ou tablets com a possibilidade de reconhecimento facial e restrição de acesso ao ambiente da prova (browser travado), para garantir que o processo avaliativo ocorra reduzindo a possibilidade de fraudes e fornecendo resultados mais rápidos. As provas podem ser geradas na hora, garantindo aplicações diferentes para diversos alunos.

 

 

  • Simulados

 

A plataforma oferece também a possibilidade de se criar uma interface para aplicação de simulado online com banco de questões do ENADE e ENEM para a preparação contínua de candidatos. Ao fim, são gerados relatórios customizados com GAPs de aprendizagem dos alunos.

 

 

  • Controle de inscrição em processos seletivos

 

Também é possível a criação de interface para receber inscrições de alunos, bem como a gestão financeira com geração de boletos e baixa bancária. O software se integra com os principais bancos e gateways de pagamento.

 

 

  • Pesquisa de satisfação

 

Geração de formulários nominais ou não nominais customizados para aplicação de forma física ou online. Resultados estatísticos adaptados para a realidade de cada cliente.

 

 

  • Correção automática de questões objetivas

 

Geração e leitura de gabaritos dinâmicos por meio de aplicativo ou scanner com lançamento automático de notas para o sistema. Interface para correção online de questões discursivas

Por que adotar um SGP?

Muito mais do que a correção automática de provas, o SGP traz inúmeras outras vantagens, tanto para a instituição que adota o sistema e seus professores, quanto para os alunos que estão sendo avaliados.

 

Confira outras funcionalidades além da automação dos processos avaliativos (criação, aplicação e correção de provas):

 

 

  • Feedback

 

Os estudantes recebem devolutivas pedagógicas que compreendem seu desempenho, forças e fraquezas;

 

 

  • Auditoria

 

Todos os documentos podem ser sistematizados e auditados na plataforma;

 

 

  • Relatórios

 

Relatórios gerenciais são gerados para que gestores e tomadores de decisão tenham informações e estatísticas devidamente analisadas e documentadas;

 

 

  • Larga escala

 

Logística de ensalamento e organização de distribuição das provas aplicadas em larga escala, como vestibulares e seriados;

 

 

  • Multiuso

 

O Sistema de Gestão de Provas é versátil — para vestibulares, provas regulares, ENADE e afins.

 

Se você ainda tem dúvidas quanto à eficácia de sistemas digitais de gestão de avaliações, aqui vão mais alguns motivos pelos quais uma instituição deve considerar adotá-lo:

 

  1. Não apenas a criação das provas, mas toda a gestão das avaliações e do conhecimento passa por melhorias, de maneira simples e digital;
  2. Avaliações mais qualificadas e coerentes com o banco de questões da instituição;
  3. Agilidade na entrega de resultados e no workflow de avaliações;
  4. Integração com os principais LMS (Learning Management System) do mercado.

E a segurança?

Esse é outro ponto forte do SGP: o sistema é altamente seguro e confiável. Todas as provas e os documentos gerados são identificados por um QR Code diferente, essencial para correção e confiabilidade das informações. Além disso, o SGP conta com randomização automática, ou seja, gera milhares de modelos de avaliação diferentes em poucos segundos.

Quem usa, aprova!

Atualmente, são geradas por ano 2 milhões de provas no SGP, atendendo mais de 1000 instituições de ensino e 600 mil alunos no Brasil inteiro. Dentre as empresas que já fazem uso do sistema, estão, por exemplo, SENAI, Newton Paiva, ESPM, Universidade Veiga de Almeida, Fundação Getúlio Vargas e várias outras.

 

É unânime: depois que passam a usar o SGP, todos os processos da instituição são facilitados. Implementar um sistema de gestão de provas significa potencializar todos os índices de desempenho. Dentre os principais benefícios destacados pelos clientes, estão a transparência do processo avaliativo e a alta precisão para o registro de resultados.  

Qualidade e reconhecimento

Educação e Tecnologia são duas áreas que têm uma interface cada vez maior. Hoje em dia, tecnologias educacionais devem fazer parte de todo plano pedagógico, de forma a trazer melhorias para todas as partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem: alunos, professores, diretores, coordenadores e, consequentemente, para os resultados da instituição.

 

Saiba o que o SGP pode fazer por sua instituição e considere inseri-lo no planejamento da mesma. A Starline é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras em Tecnologias Educacionais da América Latina, aproveite a série de vantagens de um sistema de qualidade e a equipe de profissionais que está pronta para de atender!