10 DICAS PARA QUE SEUS ALUNOS PASSEM COM TOTAL EM QUALQUER REDAÇÃO

17 de dezembro de 2014
como elaborar provas

Os estudantes normalmente ficam ansiosos e preocupados nas vésperas de realizar uma prova seletiva, seja para entrar numa faculdade, curso técnico ou mesmo numa escola que propõe um processo seletivo antes. Se realizar uma série de questões já os deixa nervosos, com a redação não é diferente. Normalmente a expectativa fica por conta do tema, se saberão desenvolvê-lo bem, ou mesmo na estrutura, concordância e por aí vai.

 

Na verdade, o que realmente pesa para os alunos é que são muitos itens a serem considerados e, normalmente, para eles o tempo não é suficiente. Sendo assim, para ajudá-los a se sair bem na hora de realizar estas provas com redação, vamos dar algumas dicas para que você, professor, possa aplicar a técnica da redação perfeita em sala de aula.

 

10 Dicas para a Redação Perfeita

  1. Proponha que eles leiam livros literários para realizarem trabalhos relacionados à sua matéria. Claro que isso é muito mais fácil para professores que lecionam matérias como português, história, artes, etc., mas é sempre válido incentivar a leitura. Use a criatividade!
  2. Proponha em sala de aula debates de assuntos atuais, pois mesmo que o tema da redação não seja relacionado a esses temas os alunos desenvolveram a habilidade de argumentação e questionamento.
  3. Treine vocabulário através de jogos como palavras cruzadas, jogo da memória e até mesmo a boa e velha forca.
  4. Dê temas relacionados à sua matéria para que eles desenvolvam redações para suas aulas. Assim eles colocam em prática suas habilidades com português, concordância, estrutura de texto, etc.
  5. Acompanhar telejornais, jornais, revistas e documentários é uma excelente prática para a redação perfeita. Se eles não têm esse hábito, inclua-o no planejamento de aulas, para que os temas abordados nesses canais sejam debatidos.
  6. Treine com eles o tempo para desenvolver uma redação. Ou seja, aplique algumas em sala de aula com tempo cronometrado, assim eles vão criando o hábito.
  7. Proponha que um corrija a redação realizada pelo outro, assim eles também aprimoram a visão da redação como um todo.
  8. Pontuação e gramática, obviamente, são imprescindíveis. Não há muito que se fazer neste caso, é preciso estudar e entender, não decorar.
  9. Prática é tudo. Quem escreve muito tende a melhorar sempre. Então, incentive-os a praticar.
  10. Cada redação que eles fizerem, faça uma revisão, mas peça que eles também revisem. Assim, poderão aprender com os próprios erros.

Estas dicas, sem dúvida, vão ajudá-los a se sair bem tanto nas redações quanto em provas objetivas. Então invista em aulas cada vez mais focadas nos interesses de seus alunos e garanta os bons resultados para você enquanto profissional e para eles enquanto alunos e candidatos a provas e concursos seletivos.

 

Confira nosso ebook “Novo Ensino Médio: O que devo saber sobre ele?”