10 principais desafios dos professores

Sumário

Todo começo e metade de ano há um problema a enfrentar: a volta às aulas. Os estudantes estão animados para retornar à escola, mas nem sempre têm o intuito de estudar. Além disso, esses períodos recheados de desafios dos professores são de planejamento e requerem uma atuação alinhada entre coordenação e docência.

Dessa maneira, a equipe tem mais tempo para planejar as aulas e evitar a sobrecarga de trabalho. Ao mesmo tempo, torna-se mais fácil descobrir uma maneira de despertar o interesse dos educandos e aumentar o potencial de assimilação dos conteúdos.

O que fazer para atingir esse patamar e preparar sua escola para esse momento crucial? Vamos apresentar neste post 10 desafios dos professores com dicas para ter um retorno às aulas com tranquilidade. Confira!

1. Falta de interesse dos estudantes

O retorno à sala de aula tende a ser desmotivador. Os alunos querem apenas rever os amigos, mas ouvir o professor nem sempre é a melhor opção para eles. O ritmo costuma ser mais lento a, especialmente no início do ano, as primeiras aulas são para apresentação.

Contar com isso na hora de montar o cronograma de aulas é o ideal. No entanto, ainda é preciso encontrar maneiras de chamar a atenção e engajar os educandos. De que forma fazer isso?

Uma das principais ideias é usar aplicativos educacionais. Essas ferramentas ajudam na interação e na simulação de situações reais, que auxiliam nas tomadas de decisão. Eles ainda oferecem outras funcionalidades — tudo depende da solução escolhida. Entre as principais opções estão:

  • ABC Educação: gera um banco de dados sobre comportamentos e atividades. Monitora o tempo das tarefas e contribui para o aumento da produtividade;
  • iSpeech: transforma textos em áudio para a reprodução de sons. É ideal para o Ensino Infantil, principalmente, quando o público-alvo são crianças entre 3 e 7 anos;
  • Everyday Speech: ajuda na melhoria das interações sociais de alunos introvertidos e tímidos;
  • Prova Fácil: gera avaliações e exercícios, além de fazer a correção e a revisão automáticas. Otimiza o tempo de trabalho dos professores e ajuda a incentivar os estudantes a partir das atividades contínuas.

Perceba que os aplicativos têm o objetivo de ajudar na inovação em sala de aula. Eles ainda preparam o estudante para desafios comuns da etapa educacional, como o momento de fazer Enem e vestibular.

2. Dificuldade de comunicação com pais, responsáveis e alunos

Por mais que o professor se esforce em sala de aula, é necessário envolver pais e responsáveis, que podem ser outro familiar ou o próprio aluno. No entanto, a rotina corrida faz com que essas pessoas estejam cada vez mais longe da escola.

Para reverter o cenário, é necessário adotar diferentes estratégias. Uma delas é com a ajuda da tecnologia. A melhoria da comunicação escolar pode ser melhorada pelo uso de ferramentas apropriadas, como:

  • Escola em Movimento: permite compartilhar informações em tempo real via mensagem de texto ou arquivos multimídia. Pode ser integrado ao sistema de gestão escolar e pode ser personalizado;
  • Remind: oferece escolhas para os usuários receberem notificações, por exemplo, por telefone, computador ou e-mail. Cria grupos para a comunicação dos participantes da associação de pais e chega a traduzir as mensagens para outros idiomas;
  • ClassApp: organiza a comunicação e facilita a conexão entre os pais e diferentes setores da instituição de ensino. A direção pode configurar o app para enviar as mensagens diretamente aos professores, ao coordenador ou a uma equipe específica;
  • EduqMais: envia mensagens de celular para as famílias com sugestões de atividades para aumentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Também é possível melhorar as reuniões de pais. Elas precisam ser diretas e objetivas. Algumas dicas para realizar esse propósito são:

  • aborde assuntos de interesse dos pais;
  • conheça o perfil dos responsáveis e alinhe as expectativas;
  • conscientize sobre a importância da parceria;
  • evite atrasos;
  • traga temas relevantes, como inteligência emocional, uso excessivo da tecnologia e mais;
  • converse sobre assuntos específicos em separado para evitar constrangimentos.

3. Redução do tempo para planejamento das atividades

O professor tem muitas responsabilidades e, mesmo com as férias, as atividades nem sempre ficam prontas. Um software de gestão de provas é essencial para esse processo. Em vez de perder tempo com a elaboração de avaliações, o docente segue os parâmetros já estabelecidos pela instituição de ensino e conta com um banco de questões inteligente.

A partir dele, é possível elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem. Elas consistem em instrumentos avaliativos importantes, mas podem sair do método tradicional. Uma forma de fazer isso é pelas metodologias diferenciadas, como o Team Based Learning (TBL).

Nessa proposta, os estudantes são divididos em equipes e trabalham em conjunto para solucionar um problema. Além de serem analisados de maneira individual, passam por uma verificação em grupo. 

Assim, eles se tornam o centro do processo de ensino-aprendizagem. O professor é um guia, que direciona as ações a serem tomadas. Em outras palavras, a educação é personalizada.

4. Existência de indisciplina

O ânimo dos estudantes para voltar às aulas leva a casos graves de indisciplina. O professor precisa estar preparado e acabar com a prática logo no início, a fim de evitar um problema maior.

A saída para esses desafios dos professores é trabalhar a aprendizagem adaptativa. Por ser centrada na personalização e na inserção do estudante como centro da aprendizagem, ela ajuda a estimular o protagonismo e o envolvimento dos educandos.

Ao mesmo tempo, essa prática faz o aluno ser um personagem ativo na construção do conhecimento. Ele se identifica com o conteúdo e a instituição de ensino. Ainda tem a chance de trabalhar suas competências socioemocionais, isto é, os possíveis problemas de indisciplina são trabalhados e solucionados em breve.

5. Mudanças constantes na educação

As mudanças constantes na educação representam um dos grandes desafios dos professores em sala de aula. 

Nos últimos anos, a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que pretende equilibrar o ensino nas diferentes escolas brasileiras e do Novo Ensino Médio trouxe uma série de mudanças significativas para a maneira como os educadores planejam e ministram suas aulas. 

Embora essas mudanças sejam positivas a longo prazo, elas podem representar um desafio para os professores que precisam se adaptar a novos currículos, metodologias e estratégias de ensino. 

Para superar esse desafio, é importante que os professores sejam flexíveis e estejam dispostos a aprender novas habilidades e se adaptar a novas práticas. Além disso, é fundamental que haja um suporte adequado por parte das instituições de ensino, oferecendo treinamento e orientação para os educadores em relação à implementação das mudanças curriculares. 

Com a colaboração de toda a comunidade escolar, os professores podem superar esses desafios e garantir que seus alunos recebam a melhor educação possível.

Confira também: 5 Tendências para a educação em 2023

6. Ampliar o espaço de aprendizagem

Ampliar o espaço da aprendizagem é uma estratégia importante para enriquecer o processo educacional e envolver os alunos em experiências mais amplas e significativas. 

Além do espaço tradicional da sala de aula, a utilização de outros espaços dentro e fora da escola pode oferecer novas oportunidades de aprendizagem, incluindo visitas a museus, teatros, parques e outros espaços públicos. 

No entanto, para que essa estratégia seja efetiva, é necessário que haja uma verba disponível para investir em transporte e em outros recursos necessários, além de incentivos e estrutura adequada para implementar essas atividades. Infelizmente, muitas instituições de ensino não possuem esses recursos disponíveis, o que pode limitar a capacidade dos educadores. O ensino deve levar isso em consideração, visando o engajamento do aluno, o sentido que ele dá para as atividades escolares e que também dialogue com o meio em que ele está inserido. Separamos um material com 3 formas da sua escola se digitalizar com baixo custo e ampliar o espaço da aprendizagem educacional.

7. Avaliações com pouca eficiência

Apesar de serem importantes, as avaliações devem ser eficientes. Caso contrário, os resultados apresentados deixarão de apresentar a realidade. Como alcançar esse patamar?

Lembre-se de que o período anterior ao da volta às aulas é aquele em que o professor precisa identificar quem está a ponto de reprovação e os estudantes que precisarão de recuperação. Esse também é o momento certo para definir quais conteúdos serão trabalhados e de que forma isso acontecerá.

Com avaliações que auxiliam na aprendizagem, o caso crítico de um aluno pode ser até modificado e melhorado. Basta saber engajá-lo da maneira adequada.

A avaliação adaptativa, por exemplo, é um recurso pedagógico que ressignifica o erro do aluno nas provas e o utiliza como ferramenta de aprendizado e derruba o mito de que a avaliação é a etapa final do aprendizado, passando a encarar o processo como algo contínuo.

8. Existência de problemas na infraestrutura e na conectividade

O acesso à internet é cada vez mais importante em nossa sociedade, especialmente na educação. No entanto, muitas escolas brasileiras ainda enfrentam problemas na infraestrutura e na conectividade, o que afeta diretamente a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos estudantes. 

De acordo com um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), realizado em 2022, cerca de 9,5 mil escolas no Brasil ainda não possuem acesso à internet. Além disso, mais de 3 mil escolas possuem conexões precárias ou não possuem laboratórios de informática. 

A falta de conectividade e infraestrutura adequadas pode prejudicar o acesso a conteúdos de qualidade, a realização de pesquisas e projetos, além de limitar as possibilidades de educação a distância e o uso de tecnologias educacionais. 

Para combater esse problema, é fundamental que o governo e as instituições de ensino invistam em infraestrutura e conectividade, garantindo o acesso à internet de qualidade em todas as escolas do país. 

Em resumo, a existência de problemas na infraestrutura e na conectividade das escolas é uma realidade que precisa ser enfrentada, pois afeta diretamente o futuro dos estudantes e do país como um todo. É preciso investir em soluções que garantam o acesso à internet de qualidade e o desenvolvimento de habilidades digitais, para que possamos construir uma sociedade mais conectada e educada.

9. Limite de orçamento para a inovação

O aprendizado em massa traz resultados pouco eficientes. O foco precisa ser o ensino adaptativo — e para proporcionar essa experiência nem é preciso investir muito. Duvida? Basta observar o exemplo de Débora Garofalo, uma das finalistas do prêmio Global Teacher Prize.

Com sucata, ela incentivou os estudantes a trabalharem a robótica. Sua equipe também pode fazer a mesma coisa. Por isso, adote tecnologias-chave, como um software de gestão de provas. Assim, você ganhará tempo para inovar, em vez de gastar as horas com a execução de tarefas operacionais.

10. Discussão de temas da sociedade

Em tempos de fake news, é preciso mostrar aos alunos o que é certo e errado de acordo com o viés científico, histórico, social e econômico. O papel da escola é esse. Por isso, deve incentivar as discussões sobre diferentes temas da sociedade.

É o caso de realizar um curso de verificação das informações, fazer um debate sobre direitos humanos e estimular a inteligência emocional. Por meio dessas práticas simples, você efetiva os processos analisados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Entendeu quais são os desafios da volta às aulas e como ultrapassá-los? Acredite: é possível melhorar o cenário com práticas simples e pouco investimento. É só colocar sua criatividade em prática e contar com a ajuda tecnológica adequada.

O crescimento educacional dos seus alunos pode ser mais simples, prático e ágil. Com a Prova Fácil, sua escola tem o controle de todas as avaliações por disciplina, simplifica a vida dos professores, ganha mais tempo, produtividade e inteligência nos processos avaliativos. 

Conheça essa e outras vantagens do Prova Fácil Escolas e revolucione a educação na sua escola!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!