fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Vida de professor

4 dicas para Elaborar um Plano de Aula Perfeito

4 dicas para Elaborar um Plano de aula Perfeito

Antes de entrar em sala de aula, todo professor deve levar consigo um mapa do que deve passar aos alunos. Qualquer aula, seja de 50 minutos, ou mesmo um aulão de duas horas, deve ter início, meio e fim e contemplar todos os objetivos traçados no início.

Claro que algumas eventualidades podem acontecer, mas é importante mapear o tempo gasto em cada atividade e ter controle sobre o que se passa dentro da classe.Esse mapa, conhecido como plano de aula, deve estar presente em dois momentos distintos: no início do ano letivo e antes de cada aula. O primeiro deve conter o programa da disciplina para todas as aulas em um período letivo determinado (trimestre, semestre ou ano), e serve, justamente, para que o professor tenha controle do que vai ensinar e quando vai ensinar aos alunos, sem deixar que temas importantes sejam deixados de lado.

O segundo momento acontece antes de cada aula, de forma individual. Ele deve conter as informações básicas do que será tratado naquele período de forma organizada, dividida por tempo e do modo mais detalhado possível, para que o docente consiga executar com qualidade o plano traçado.
No texto de hoje, vamos dar quatro dicas de como elaborar um plano de aula perfeito. Boa leitura!

  • Organize os conteúdos em tópicos

Toda aula deve ter uma linearidade, seguir um fluxo que faça com que alunos e professores não se percam no tema e consigam cumprir um certo rito lógico de desenvolvimento. Isso facilita na absorção da disciplina por parte dos estudantes e também organiza o raciocínio do docente, evitando que ele perca o “fio da meada” e se esqueça de falar sobre um determinado assunto. Para isso, é fundamental organizar os fatos, seguindo uma ordem lógica, e listar tudo o que é para ser dito em sala de aula.

 

Uma dica é anotar esse plano de aula em uma agenda ou levar papéis específicos para isso para dentro da classe. À medida em que os conteúdos forem sendo passados para a lousa ou discutidos com os alunos, você pode riscar o tópico do papel. É claro que aulas são muito dinâmicas, especialmente as que costumam gerar mais participação dos estudantes, mas é importante manter as anotações em um local de fácil visibilidade para que, sempre que possível, o professor consiga retomar a rotina estabelecida com o plano de aula.

images

 

 

  • Antecipe possíveis dúvidas dos alunos

Ao organizar os principais tópicos das disciplinas, lembre-se de alguns pontos que podem gerar dúvidas nos seus alunos e tente incluir algum comentário sobre o tema ao falar sobre ele. Esse tipo de ação evita excesso de interrupções durante a aula já que a dúvida do aluno já poderá ser contemplada antes mesmo de ele perguntar sobre ela.

 

Uma outra dica é separar um tempo ao final da aula para responder a todas as dúvidas de uma só vez. Isso também ajuda a manter o ritmo da aula em sua maior parte, sem deixar que os alunos levem questionamentos para casa.

  • Controle o seu tempo disponível

Depois de organizar os tópicos com os principais itens que devem ser abordados em classe e incluir no plano de aula as possíveis dúvidas dos alunos, é hora de pensar em como encaixar tudo isso no tempo em sala de aula. Afinal, como o planejamento de uma aula individualmente faz parte do plano de aulas em longo prazo, é importante que esse cronograma seja levado a sério para que os conteúdos sejam todos contemplados ao final do período letivo.

 

De modo geral, o professor sabe como o tempo é gasto na sala em que dá aula. Uma estatística assustadora mostra que, em média, o professor brasileiro gasta até 20% do tempo em sala somente para chamar a atenção de alunos e manter a disciplina – por isso é importante contar somente com o tempo efetivo de aula, descontando esses e outros aspectos, como o tempo gasto com as chamadas e orientações aos alunos. A partir daí os conteúdos em blocos e vá sempre monitorando o tempo da aula no relógio.

BIG-13-13-it-s-online

  • Exercícios online: como eles podem orientar a elaboração do plano de aula

Professores comentam que o bom rendimento de uma aula está diretamente ligado ao envolvimento dos alunos com a disciplina e o nível de conhecimento que eles demonstram sobre o tem dentro da sala de aula – o que eleva o debate em classe e também facilita o fluxo de aprendizagem do ensino. Uma maneira de manter os alunos engajados com uma determinada matéria e certificar de que eles vão chegar em sala de aula com uma certa familiaridade com o conteúdo é testá-los por meio de exercícios online.

Softwares como o Prova Fácil permitem que o professor elabore um teste 100% online e envie para seus alunos por e-mail. Dessa forma, os estudantes podem responder às questões em casa e enviar a folha de respostas para o docente, tudo de forma online.

E como é que esse método pode ser útil para o seu plano de aula?

Como a correção dos exercícios online é feita de forma automática, o professor já tem acesso ao rendimento do estudante em tempo real. Isso o ajuda a avaliar o nível de conhecimento de cada aluno e, dessa forma, a elaborar um plano de aula mais específico para o nível da sua sala.

Um exemplo: se, em um modo geral, os alunos apresentaram rendimento pior em um determinado tema, em contrapartida, o professor pode separar mais tempo da aula para rever esses conceitos.

Agora que você já sabe como é que os exercícios online podem te ajudar a montar um plano de aulas perfeito, conheça também outras utilidades dessa ferramenta e como ela pode ajudar a preparar melhor seus alunos. Até a próxima!

 

 


Veja mais

Vida de professor

10 dicas para economizar tempo com a correção de prova

Como você faz a correção de provas? Muitos professores respondem essa pergunta dizendo que aplicam as avaliações, pegam a caneta vermelha e fazem a verificação manual. Se esse é seu…

Tecnologia da informação

O que é correção automática de provas?

Como você faz a avaliação dos estudantes da sua instituição de ensino? Qualquer que seja ela, as notas são a base desse processo. Apesar de fatores subjetivos — como os…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?Como criar um banco de questões inteligente?Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?O que é banco de questões inteligente e tudo o que ele pode fazer?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS