fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais

5 aspectos para avaliar na hora de escolher uma ferramenta de correção de Provas

5 aspectos para avaliar na hora de escolher uma ferramenta de correção de Provas

A instituição de ensino que opta por aderir a um Sistema de Gestão de Provas (SGP) está em busca de otimizar o tempo de seus professores e, consequentemente, toda a rotina de aprendizado. O SGP é uma plataforma online que automatiza tarefas como, por exemplo, a formulação e correção de provas, e é um ótimo exemplo de como a Tecnologia pode ser uma boa aliada da Educação.

Para que a nova ferramenta seja efetiva e de fato benéfica para a escola, alguns aspectos devem ser considerados na hora de escolher o sistema que será usado. Por isso, listamos aqui 5 pontos que você não pode deixar de avaliar. Confira:

  • Analisar todas as funcionalidades do sistema

Para além da correção de provas, sistemas como o do Prova Fácil oferecem uma série de outras vantagens. Existem, por exemplo, a função de diagramar as avaliações automaticamente e a de gerar relatórios de desempenho de turmas e alunos.
É importante que a instituição avalie quais dessas funcionalidades serão úteis e opte pelo sistema que melhor atenda às suas necessidades.

  • Buscar referências sobre a empresa

Na internet, é sempre preciso checar a credibilidade das fontes e das informações. Antes de aderir um SGP, verifique se a empresa desenvolvedora tem uma boa reputação online e offline. Para isso, busque por seu nome, leia os comentários e considere entrar em contato com clientes que já fazem uso do sistema, para garantir que seja uma empresa séria e confiável.

  • Atendimento e assistência

Ainda sobre buscar referências da empresa, é importante verificar a questão de relacionamento com o cliente. Uma empresa séria deve se prontificar e estar disposta a solucionar questões e prestar assistência aos seus clientes, sem exceção.

  • Atualizações

Outro ponto a ser checado é conferir se o sistema oferece atualizações. Quando uma plataforma é atualizada, ela repara eventuais falhas e melhora seu desempenho, garantindo uma experiência mais positiva ao cliente. Caso contrário, a ferramenta pode se tornar obsoleta e apresentar problemas ao longo do tempo.

  • Segurança de dados

Um aspecto essencial é ter a certeza de que seus dados e informações estarão seguros no sistema. Um SGP, por ser online, costuma ser confiável, mas é sempre bom apurar quais são os mecanismos de segurança utilizados.

No Prova Fácil, todas as provas, gabaritos e documentos gerados são identificados por um QR Code diferente, o que é indispensável para a correção e confiabilidade das informações.

De maneira geral, tecnologias educacionais têm muito a contribuir para o plano de ensino e gestão escolar de uma instituição, especialmente no que diz respeito à correção de provas. E com a implantação de um Sistema de Gestão de Provas não é diferente!

Avalie todos esses aspectos e não deixe de aproveitar os benefícios de um sistema digital e automatizado.

 

Gostou dessas dicas? Deixe a sua opinião nos comentários.

 


Veja mais

Vida de professor

10 dicas para economizar tempo com a correção de prova

Como você faz a correção de provas? Muitos professores respondem essa pergunta dizendo que aplicam as avaliações, pegam a caneta vermelha e fazem a verificação manual. Se esse é seu…

Tecnologia da informação

O que é correção automática de provas?

Como você faz a avaliação dos estudantes da sua instituição de ensino? Qualquer que seja ela, as notas são a base desse processo. Apesar de fatores subjetivos — como os…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?Como criar um banco de questões inteligente?Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?O que é banco de questões inteligente e tudo o que ele pode fazer?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS