5 motivos para os professores ficarem por dentro das novas tecnologias educacionais

19 de setembro de 2017

Em um tempo onde os meios de informação e comunicação se atualizam diariamente, faz todo o sentido que a Educação também se mantenha em constante atualização, certo? Por isso, instituições de ensino e seus profissionais devem fazer uso das tecnologias educacionais para aprimorar seu processo de ensino.

O que são as tecnologias educacionais?

Elas dizem respeito, justamente, à aplicação de recursos tecnológicos como ferramentas de ensino. É uma forma de usar a tecnologia a favor da educação, inserindo recursos digitais no plano de aulas, de forma a promover uma nova dinâmica de aprendizado.

As escolas, enquanto instituições sociais, têm o papel de atender às exigências que a sociedade atual impõe. Hoje, estar conectado é, sem dúvidas, uma dessas exigências. Para que a transformação seja efetiva, deve haver um estudo e planejamento aprofundados por parte da direção escolar. Um laboratório de informática não é suficiente para garantir nenhuma mudança.

Então o que, de fato, garante as mudanças?

Antes de tudo, um plano de gestão escolar que mapeie as principais necessidades de seus alunos e professores. Depois, uma reeducação geral — para alunos, educadores, funcionários e pais —, a respeito da importância de se estabelecer uma cultura de tecnologias educacionais.

Depois disso, um aumento gradual do uso das tecnologias para fins pedagógicos: notebooks, tablets, celulares, leitores de livros digitais, etc. Os aparelhos devem fazer parte da rotina das aulas, seu uso não deve ser esporádico. Assim, todos os envolvidos estarão aptos a aplicar as tecnologias na Educação.

E quais são os benefícios para os professores?

Chegamos aonde gostaríamos! Qualquer profissional, independentemente de sua área de atuação, precisa se manter antenado às tendências. Para os professores, isso muito tem a ver com as tecnologias educacionais.

Estar por dentro das melhores ferramentas — aplicativos, softwares, metodologias —  é sinônimo de novas habilidades e competências. Listamos aqui 5 motivos pelos quais os professores devem se conectar às tecnologias educacionais. Confira e comece a mudar agora mesmo.

  • Otimização do tempo

Hoje em dia, quem não gostaria de ganhar umas horinhas para fazer tudo com mais calma? Esse é um dos grandes benefícios das tecnologias. Existem diversas ferramentas que poupam seu tempo em vários níveis: seja para corrigir prova, enviar materiais aos alunos ou buscar por alguma informação específico, tudo ficou mais rápido e fácil por meio da internet.

  • Maior envolvimento dos alunos

Com a implementação das tecnologias educacionais, surgem constantemente novas metodologias de ensino favoráveis à produtividade e praticidade inerentes às gerações Y e Z — ingressantes do sistema escolar. São funcionalidades que fazem parte de suas vidas desde que nasceram, portanto, o engajamento e interesse por parte dos alunos será bem maior, porque a aula se mantém mais atrativa.

  • Melhoria da qualidade de ensino

Consequentemente, um maior envolvimento dos alunos contribui para a melhoria da qualidade de ensino. Tanto para a produtividade da aula, quanto para as ferramentas utilizadas para adquirir conhecimento são fatores que melhoram a qualidade das aulas.

Vale ressaltar a importância de desenvolver — tanto nos professores como nos alunos — a capacidade de lidar com o alto fluxo de informação que chega até nós diariamente. É preciso saber selecionar de forma crítica e qualitativa.

  • Atualização da performance profissional dos professores

Como dissemos ali em cima, estar por dentro das tecnologias educacionais é uma forma de os professores se atualizarem e estarem mais aptos a exercer a profissão nos tempos modernos. As tecnologias tornam possível explorar diferentes abordagens em sala de aula e levar os resultados para fora delas!

  • Expansão do conhecimento

Agora, fica muito mais fácil ter acesso às informações. É possível buscar referências em qualquer lugar do mundo e em obras que não seriam facilmente encontradas sem o auxílio da internet. Além de ampliar seu repertório de fontes de conhecimento a ser transmitido para os estudantes, as oportunidades de aprendizagem se multiplicam.

Viu só? Esses são alguns dos pontos favoráveis que o uso das tecnologias educacionais traz não só para os professores, mas por todas as pessoas envolvidas no processo de educação escolar!

Conecte-se ainda mais! Não deixe de conferir também tendências mundiais do uso da Tecnologia na Educação.