5 pontos importantes do Ensino Superior em 2022 para gestores

17 de fevereiro de 2022

A educação está passando por um período de transformações, mudanças e incertezas. E tudo isso se refletirá no Ensino Superior em 2022: um ano definitivo para entendermos como será o futuro.

Afinal de contas, 2022 trará de volta o protagonismo da presencialidade ou o EAD continuará mostrando sua força? E quanto a situação econômica: como continuar a captar alunos no meio de uma crise que parece não ter fim?

Não existem respostas fáceis para essas questões, mas existem uma série de variáveis e pontos de atenção que precisam ser avaliados para estarmos preparados para 2022. Seja o que for que ele nos reserve!

Confira a seguir 5 pontos importantes para estar atento na hora de montar sua estratégia para o Ensino Superior em 2022!

Ensino Superior em 2022: 5 pontos de atenção

ensino superior em 2022

Captação de alunos vs. evasão escolar 

Segundo projeção feita pelo instituto Semesp, 3,42 milhões de estudantes do Ensino Superior particular abandonaram os estudos em 2021. Isso representa uma taxa de evasão de 36,6%.

Os motivos são principalmente o agravamento da crise econômica e do desemprego, impulsionados pela pandemia.

Diante deste cenário, as instituições precisam traçar estratégias, tanto para manter alunos quanto para captar novos para o Ensino Superior em 2022.

Uma das estratégias mais eficientes para a captação de alunos tem sido a oferta de cursos EAD.

Mais baratos que os cursos presenciais e oferecendo uma carga horária mais flexível, os cursos EAD já eram uma tendência antes da pandemia, e desde então só se consolidaram.

Uma pesquisa realizada pela Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), mostra que 46% dos alunos procuravam uma educação à distância no primeiro semestre de 2021.

Leia mais sobre a importância do EAD na captação de alunos!

Veja aqui as principais consequências da evasão escolar!

Adaptação a mudanças e cenários no Ensino Superior em 2022 

A realidade do Ensino Superior em 2022 ainda é motivo de incerteza.

Apesar do avanço da vacinação e da redução no número de mortes pela COVID-19, o surgimento das novas variantes e a explosão de casos no início do ano obrigam as instituições a se prepararem para todas as situações.

Uma das saídas tem sido a adoção do Ensino Híbrido, que mescla aulas presenciais com Ensino à Distância. Uma solução moderna para diminuir a circulação de alunos sem prejudicar o processo de aprendizado.

Descubra o que esperar da Educação em 2022!

Preparação pro ENADE 

Segundo informação publicada no Diário Oficial da União, o ENADE 2022 será realizado no próximo dia 27 de novembro.

O exame é de extrema importância para as Instituições de Ensino Superior, pois é através dele que a qualidade dos cursos será avaliada pelo MEC.

A nota obtida por cada IES servirá de base para que os futuros alunos as escolham para cursar suas graduações e pós-graduações.

Por isso, é fundamental que as IES preparem seus alunos para o exame, principalmente através da aplicação de simulados.

Veja mais sobre a importância do ENADE!

Conheça o Prova Fácil Simulados e descubra a melhor forma de preparar seus alunos!

Humanização 

É um consenso entre estudiosos da educação que o método de ensino linear está ultrapassado. Por ser pouco flexível, ele não tem a capacidade de abraçar as diferenças e extrair o melhor de cada aluno.

Por isso, a tendência para o futuro é a personalização da educação.

Através de metodologias modernas, como o aprendizado centrado no aluno, a busca pela personalização se baseia na crença de que cada aluno é único e tem necessidades específicas que devem ser observadas pelo professor e pela instituição.

Como consequência dessa individualização, as novas metodologias empoderam o aluno, colocando o professor em um papel de mentor que irá guiá-lo pela sua jornada de conhecimento.

Para que isso seja possível, é necessário que haja uma humanização do processo pedagógico. Ou seja, uma preocupação maior com o indivíduo e suas questões.

Isso se torna ainda mais importante quando lembramos que estamos em um período de transição, trazendo memórias muito recentes de uma pandemia devastadora. E saber trabalhar todas essas questões em sala de aula é fundamental.

Saiba mais sobre o aprendizado centrado no aluno!

Inovação 

Por fim, a inovação tem sido a palavra do momento nestes últimos dois anos.

Mas é importante entendermos que ela precisa ir muito além de aulas à distância ou do investimento em tecnologias de ponta.

Inovar significa mudar o mindset. Pensar em novas estratégias e em como usar a tecnologia de maneira mais inteligente.

Um exemplo disso é a utilização de softwares que facilitem a elaboração e correção de provas.

Com eles, é possível poupar tempo dos professores, além de conseguir maior assertividade nas correções, o que possibilita melhores estratégias para melhorar o aprendizado.

Fique por dentro das vantagens na utilização da tecnologia nas avaliações!

educação pós pandemia ebook prova fácil

Conte com a Prova Fácil para ofertar um Ensino Superior em 2022 com qualidade e segurança

Todos os princípios que irão nortear o Ensino Superior em 2022 fazem parte das soluções oferecidas pela Prova Fácil!

Além da facilidade nas aplicações de provas e simulados, a exibição de resultados detalhados e individuais permite que conceitos como a humanização da educação saiam do papel e transformem a realidade da sua instituição.

Então não perca tempo e comece a usar a Prova Fácil na avaliação e preparação dos seus alunos!