6 motivos para usar o Prova Fácil e aumentar a produtividade do professor

4 de setembro de 2017

6 motivos para usar o Prova Fácil e aumentar a produtividade do professor

O aplicativo Prova Fácil é uma excelente ferramenta para aumentar a produtividade do professor. Listamos aqui 6 aspectos do seu funcionamento que podem contribuir para poupar tempo e agilizar o trabalho do docente.

  • Gaste menos tempo preparando provas

De posse do aplicativo Prova Fácil, que pode ser instalado em tablets e smartphones, é possível ter gratuito ao Sistema de Gestão de Provas. No Sistema o professor pode inserir, a qualquer momento, várias questões objetivas que poderão ser utilizadas na realização das suas avaliações.

O banco pode ser comum para toda uma escola, organizado por disciplinas e conteúdos. O melhor de tudo é que ele fica disponível na nuvem – num ambiente virtual – o que faz com que ele possa ser acessado de qualquer lugar com disponibilidade de internet e ainda garante segurança contra qualquer possibilidade de perda física. Nada de ficar se preocupando em carregar pilhas de papel e temer perdê-los por aí.

Assim, quando você precisar fazer uma prova, é só ir ao banco do Sistema de Gestão de Provas e escolher as questões que melhor se encaixam com a prova que você irão propor. Para melhorar, é possível alterar a ordem das questões e alternativas, deixando cada prova com cara única.

  • Faça a diagramação fácil das avaliações

Dentro do Sistema de Gestão de Provas, escolhendo as questões do seu banco de provas, é possível diagramar a prova de maneira rápida e prática. Basta selecionar aquelas que serão usadas. Nada de passar horas quebrando a cabeça para resolver o melhor posicionamento das imagens, o tamanho das margens das páginas ou o espaçamento entre as questões.

E claro, além de provas, você pode aproveitar o banco para gerar simulados sempre que quiser, com muito mais facilidade.

  • Perca menos tempo corrigindo provas

Com o Prova Fácil, ao produzir as provas, você gera gabaritos para cada um dos seus alunos. Os gabritos tem QR Codes – que funcionam como uma espécie de identificador de segurança das provas.

O melhor de tudo é que, de posse dos gabaritos respondidos, basta escanear cada um com a câmera do tablet ou do celular em que o Prova Fácil está instado, para ter a correção da prova de cada aluno em instantes.

Em poucos minutos você consegue corrigir e ter os resultados da prova de uma sala inteira.

Com o Prova Fácil está encerrada a rotina do professor passar horas sentado diante de uma pilha de provas que precisam ser corrigidas uma a uma, questão por questão.

  • Tenha diagnósticos práticos da situação dos alunos

Automaticamente, ao fazer a correção das questões objetivas por meio do prova fácil, o aplicativo pode te fornecer as estatísticas de acerto de cada um dos seus alunos.

A médio prazo, você consegue mapear quais as tendências de erro de cada um deles e criar estratégias de acompanhamento específico, aumentando a precisão das suas intervenções pedagógicas individuais, enquanto professor.

Além disso, de posse das informações estatísticas, fica mais fácil para você conversar com os próprios alunos e com os pais, quando necessário, na busca de soluções para melhorar a educação do estudante.

  • Acesse diagnósticos rápidos da situação da suas turmas

De posse da correção, também é possível saber como está o desempenho global da turma. É possível saber, por exemplo, qual o percentual de acerto de cada questão. A médio prazo, de posse das estatísticas, também é possível traçar estratégias de planejamento pedagógico específicas para cada turma.

Numa análise dos panoramas das provas de matemática para várias turmas do terceiro ano do ensino médio, por exemplo, é possível identificar que uma turma X têm melhores desempenhos em equações do segundo grau do que outra Y, por exemplo, que por sua vez tem se dado muito bem na resolução de problemas envolvendo trigonometria. De posse dessas informações, que podem ser levantadas rapidamente, a direção e os professores podem decidir qual o melhor reforço para cada turma na reta final de preparação do Enem.

  • Ganhe mais qualidade na vida de professor

Como vimos, o Prova Fácil possibilita uma facilitar uma série de ações que envolvem a produção, correção e análise de atividades avaliativas, que são rotineiras na vida do professor, e ainda dá subsídio para o planejamento pedagógico nas instituições de ensino ondem atuam.

Tudo isso faz com o professor possa ter mais tempo para se dedicar a outras atividades e mesmo para outros afazeres, possibilitando mais qualidade de vida. O Prova Fácil é prático, traz agilidade e ainda tem um baixo custo.

E você? Já usa o Prova Fácil? Deixe o seu comentário aqui no blog. Se ainda não conhece, não deixe de fazer um teste do plano gratuito!

[Ebook] 21 passos para elaborar uma prova realmente eficiente!