7 dicas para preparar seus alunos para o ENEM

10 de setembro de 2021

O ENEM é um dos momentos mais importantes da vida do aluno. E para que eles não se sintam sozinhos nessa jornada, é papel do professor prepará-los para a maratona de provas de maneira a se sentirem mais confiantes e menos pressionados.

 

Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Além de permitir acesso a programas governamentais como o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), a prova ainda é aceita por mais de 50 instituições de ensino portuguesas, podendo ajudar na realização do sonho de uma graduação no exterior. 

O ENEM 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro e, assim como na edição anterior, os alunos enfrentarão um desafio extra: boa parte da sua preparação, assim como boa parte de todo o período deles no Ensino Médio, foi seriamente afetada pelas dificuldades impostas pela pandemia.

Sendo assim, caberá ao professor muito mais sensibilidade, empatia e didática para compensar as dificuldades práticas e psicológicas impostas pelo período de isolamento social.

7 dicas para preparar seus alunos para o ENEM

Invista na Interdisciplinaridade

Muitas das questões do ENEM se apresentam na forma de situações-problema, onde a resposta reside em mais de uma disciplina. Pode ser uma questão sobre biologia marinha que envolva a construção de um gráfico, ou uma pergunta sobre o Egito Antigo cuja resposta reside na simples interpretação de um texto.

É interessante trabalhar essas intersecções entre as matérias durante as aulas, estimulando o aluno a enxergar o conhecimento adquirido como uma coisa só.

Traga assuntos da atualidade para as aulas

Se formos revisitar as provas antigas do ENEM, certamente veremos algumas questões envolvendo temas contemporâneos: desde as crises no Oriente Médio até leis aprovadas pelo Congresso Nacional.

Isso ocorre porque, através de temas atuais, é possível avaliar se o aluno é capaz de fazer relações entre estes temas e os conteúdos acadêmicos. Afinal, saber retirar o conhecimento adquirido do campo da teoria e aplicá-lo no dia a dia é um pré-requisito básico e estimular essa habilidade durante os estudos pode fazer toda a diferença.

Incentive a escrita e a redação – mesmo se você não for professor de Português

Muito se fala da importância da redação para a nota final do ENEM. E não é para menos: além de muitos cursos e instituições atribuírem um peso maior para a redação na hora de avaliar as notas, trata-se da única das áreas abordadas no ENEM onde o aluno pode, efetivamente, tirar zero. 

Isso ocorre porque, nas questões de múltipla escolha, o exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item, uma metodologia de contagem de pontos que impede que o candidato zere.

Portanto, para conseguir uma boa nota, é imprescindível que o aluno esteja familiarizado com a linguagem escrita, a norma culta e a elaboração de um discurso dissertativo-argumentativo.

Seja empático na preparação e no incentivo

Como dito anteriormente, a situação do mundo em 2021 pode acarretar em dificuldades para o aluno absorver o conhecimento necessário. Isso significa que a empatia, ingrediente primordial na vida pedagógica, deve se fazer ainda mais presente neste momento.

É preciso observar e entender as particularidades específicas de cada aluno e incentivá-lo a se esforçar mais naquilo em que tenha mais dificuldade.  

Revisite as provas anteriores para guiar seu planejamento

Um dos melhores métodos de preparação para o ENEM é revisitar as provas antigas. Procure trazer questões similares para as atividades, familiarizando o aluno com o estilo do exame.

Da mesma forma, incentive-o a buscar as provas dos anos anteriores na internet e respondê-las como se fosse um simulado.

Trabalhe a gestão do tempo com seus alunos

A gestão do tempo é um aprendizado importante para toda a vida e a preparação para o ENEM é um ótimo momento para ensiná-la ao aluno.

É imprescindível que ele tenha uma rotina de estudos fixa, com metas estabelecidas para cada dia, e consiga equilibrá-la de maneira harmônica com suas demais atividades e com seu lazer. 

 

Algumas boas dicas para repassar aos alunos, no que se refere à gestão do tempo, são:

  • Realizar os estudos em um ambiente isolado, longe de televisão, do celular e de outros elementos que possam desviar a atenção.
  • Usar uma agenda para organizar a rotina de estudos.
  • Fazer pausas de pelo menos 5 minutos a cada 1 hora de estudo.
  • Aproveitar momentos como trânsito ou viagens de metrô para repassar as matérias.
  • Entender que não existe receita mágica para estudar. Algumas pessoas funcionam melhor em silêncio, outras ouvindo sons da natureza, outras ouvindo música (estudos apontam que, principalmente a música clássica, tem o poder de estimular a concentração em algumas pessoas). 

É preciso que o aluno se conheça para descobrir qual método é melhor para ele.

Realize simulados

Simulados são excelentes, pois recriam o ambiente que o aluno enfrentará no dia do exame e ajudam a trabalhar tópicos, como ansiedade, pontualidade, distribuição do tempo entre as questões e possíveis erros ou falhas de atenção.

Conheça o Prova Fácil Simulados

7 dicas para o enem

Para te ajudar nessa importante missão existe o Prova Fácil Simulados. Utilizando uma tecnologia de ponta, esta ferramenta te ajuda a elaborar provas dentro do padrão ENEM, de maneira rápida e sem o risco de falhas.

E esse padrão não se limita apenas na formulação das perguntas, mas em todo o processo da prova, inclusive na correção, que pode ser feita de maneira digital para as questões objetivas.

A ferramenta ainda é capaz de gerar relatórios para que você avalie o desempenho de cada aluno de maneira individual. Desta forma, você poderá aplicar as dicas acima com maior assertividade em cada um deles.

Por fim, ainda existe o modelo de Aplicação Online, que permite que o aluno continue os estudos por conta própria, aprimorando ainda mais os seus conhecimentos.

Saiba mais sobre a ferramenta Prova Fácil Simulados clicando aqui e ganhe mais um aliado na missão de preparar seus alunos para o futuro que os espera!

Conheça o Prova Fácil Simulados!