A tecnologia aliada a Educação nas escolas

25 de novembro de 2014

A tecnologia é uma grande aliada da educação, e a gente já vem batendo nessa tecla há muito tempo. Por causa disso, a maioria dos nossos produtos está relacionada com a melhoria da experiência dentro de sala de aula através de dispositivos que otimizem tanto o tempo do professor quanto o aprendizado do aluno. E, dentro do rol, o software para gestão de provas é um dos mais procurados.

Ainda que você tenha lido tudo sobre gestão de provas antes de ver o quanto o instrumento digital pode servir para sua instituição de ensino, pode ter havido alguns pontos que não ficaram claros no material estudado. Por isso, elencamos aqui sete coisas que você pode ter perdido sobre gestão de provas – e que são de extrema importância para a tomada de decisão por parte dos gestores.

O que você talvez não saiba sobre Gestão de Provas:

  1. O sistema é prático: não é nenhum bicho de sete cabeças mexer em um sistema de gestão de provas, mesmo porque os módulos mais intensos vem acompanhados de treinamento pela equipe interna. Ou seja: mesmo que a tecnologia possa assustar, em um primeiro momento, pela sua complexidade, essa complexidade só é vista aos olhos de quem realmente produz o sistema – e não do consumidor final.
  2. Ele otimiza seu tempo: professores que têm muitas turmas ao mesmo tempo sabem que não é das atividades mais fáceis (ou divertidas) se concentrar na feitura e correção de provas. Com a gestão correta, todo esse tempo é otimizado para que o professor possa gerenciar melhor seu conhecimento e evitar desenvolvimentos muito iguais (de uma prova para outra) ou muito complexos.
  3. Ele consegue melhorar suas disposições sobre a turma: com a gestão de provas correta é possível ver a quantas anda a turma, de maneira coletiva ou individual, uma vez que o sistema pode gerar relatórios de extremo interesse para o professor.
  4. Casa perfeitamente com a aprendizagem adaptativa: e, com os relatórios, é possível criar uma boa plataforma de aprendizagem adaptativa, para que cada aluno tenha sua principal dificuldade mapeada por quem é de direito – o seu mestre. Assim, toda a turma pode chegar a um nível igual de desenvolvimento.
  5. O custo vale o benefício: com todas essas boas possibilidades, só nos resta dizer que o custo da ferramenta (o software do sistema) vale totalmente quanto pesa – principalmente se pararmos para pensar que os professores sairão bem mais dispostos da experiência com a tecnologia.
  6. Será utilizado muito daqui pra frente: por enquanto a gestão de provas ainda é novidade na maioria das instituições de ensino – mas isso não quer dizer que ela não seja uma ferramenta muito popular em um futuro próximo. Ao contrário: quem utiliza a partir de já está na vanguarda de um movimento que vai ocorrer, cedo ou tarde: a informatização do gerenciamento de avaliações.
  7. Melhora a produtividade do corpo docente: com otimização do tempo, relatórios personalizados e facilidade de manuseio, o sistema de gestão de provas promete melhorar não só a produtividade do professor, mas também de todo o corpo docente de uma instituição – ou, pelo menos, daqueles que lidam diretamente com os alunos abraçados pelo software.

Sentiu que a necessidade dessa tecnologia já está pesando na sua instituição de ensino? Aproveite que ela já chegou ao Brasil e deixa a sua escola ainda mais preparada para receber os novos alunos.

a tecnologia aliada a educação nas escolas