Seus alunos precisam da Aprendizagem Adaptativa?

11 de novembro de 2014
alunos precisam da aprendizagem adaptativa

Alunos cada vez mais informados, acesso às novas tecnologias ao alcance das mãos, conteúdos didáticos disponíveis para baixar na interne e um mundo de notícias sendo lançados aos olhos e ouvidos a cada segundo. Você ainda tem dúvidas de que seus alunos precisas da aprendizagem adaptativa para sanar seus anseios, ter suas dúvidas esclarecidas e uma formação capaz de colocá-lo na posição de formador de opinião?

Obter notas suficientes para passar de ano ou virar o semestre é uma obrigação do aluno. Mas a tarefa de identificar as necessidades de cada um da turma, afim de formar cidadãos pensantes e atuantes para com a sociedade, é uma responsabilidade que cabe ao professor.

A aprendizagem adaptativa é um recurso que precisa ser colocado como prioridade e necessidade básica dentro das instituições, pois os alunos estão cada vez mais munidos de informações e sofrem influências diárias do conteúdo fácil, e nem sempre confiável, que a internet oferece. Por isso esse método de aprendizagem se faz tão necessário na formação dos alunos, pois só através dele é possível diagnosticar quais os pontos fortes e fracos de cada um e, consequentemente, explorá-los no intuito de contribuir para o crescimento individual deles.

3 sinais de que seus alunos precisam da aprendizagem adaptativa:

alunos precisam da aprendizagem adaptativa

  • Turma com nível de aprendizado muito variado

Se você tem uma turma na qual alguns absorvem bem o conteúdo, outros são participativos, mas vão mal na prova, e uma parcela sequer se envolve, é um sinal de que os alunos estão com dificuldades de aprendizado e precisam da aprendizagem adaptativa para entender as necessidades de cada um – e, posteriormente, pensar num plano de aula que atenda às necessidades de todos.

  •  Alunos dispersos

O método de ensino pode ser ótimo mas, se não atende às necessidades do aluno, o professor não vai conseguir passar o conteúdo de forma eficaz. Seu trabalho estará desperdiçado e os alunos não conseguirão absorver nada.

  •  Alunos participativos, mas com baixos resultados

Entender quais dificuldades assolam a vida acadêmica do aluno é fundamental, até mesmo para checar seus resultados em sala de aula. Muitas vezes as notas baixas nas provas são reflexos de problemas isolados, que precisam ser avaliados caso a caso.

Esses são apenas 3 sinais de que a aprendizagem adaptativa pode contribuir, e muito, para o desenvolvimento dos seus alunos. Aplique-o e teste as melhorias e resultados.