Ano de vestibular: Prepare seus alunos para o ENEM

7 de agosto de 2014

O ano letivo para os alunos que ingressam no terceiro ano do ensino médio já começa com uma pressão a mais: o temido ano do vestibular chegou, hora de se preparar para o ENEM. Que os alunos devem levar os estudos a sério e começar a se preparar com máxima antecedência todos sabem – mas, e os professores, como podem ajudar?

Cada aluno tem suas habilidades e limitações, ou seja, facilidades e dificuldades em determinadas matérias. Com isso, a primeira dica é alinhar com os outros professores um método de ensino parecido, que seja simples, prático e dinâmico, a fim de que todos saiam ganhando, independentemente da matéria. O importante é alinharem a forma como passarão o conteúdo necessário, sempre pensando que cada aluno tem suas necessidades.

Conheça o ebook exclusivo “Guia Definitivo para Melhorar a aprovação dos seus alunos no Enem”

Com a relação do conteúdo a ser passado durante o ano em mãos, é hora de você preparar seu calendário de atividades. Como os alunos estarão focados no vestibular, você também deve preparar suas aulas para ajudá-los ao máximo no que devem focar ou não na hora dos estudos. Isso passará confiança a eles e, certamente, despertará interesse, já que você está alinhado com os objetivos deles. Uma boa alternativa é a aplicação constante de simulados corrigidos com base na TRI.

Como os alunos já precisam cumprir seus deveres escolares no que diz respeito a pontuação com trabalhos, provas e avaliações, uma maneira de contribuir para os estudos deles é aplicar simulados com questões que caíram em edições anteriores do ENEM. Isso incentiva o estudo e a prática para a hora da prova.

As dicas acima buscam orientar professores e educadores para um planejamento de aulas que cumpra com seus deveres tanto para com a escola quanto para os interesses dos alunos. Sem dúvidas, planejar as aulas focando nos interesses dos estudantes é uma estratégia que beneficia ambas as partes, já que de um lado temos alunos imersos nos estudos e, do outro, professores cumprindo sua grade de aulas de uma forma mais direcionada.

Para dar um empurrão a mais, confira uma lista de sugestões de atividades que podem prender ainda mais a atenção dos jovens, auxiliando-os na hora da prova do ENEM:

1) Grupo de Discussão

Uma vez por semana, ou mais se possível, organize grupos de discussão em sala de aula em cima de questões que já caíram no ENEM. Isso te ajudará a perceber as facilidades e limitações de cada um. Além, claro, de proporcionar um estudo coletivo que beneficiará a todos.

2) Exercícios práticos

Passe para a turma exercícios focados em temas cobrados pelo ENEM. E, claro, avise-os sempre que esses exercícios foram baseados nesses assuntos, mostrando que você também se preparou para ajudá-los.

3) Testes em sala de aula

Ao aplicar uma prova, combine com a turma que você adotará a mesma conduta dos fiscais no dia do ENEM. Assim, eles já vão se acostumando com prazo contado no relógio, com a impossibilidade de usar celulares e outros aparelhos digitais e tecnológicos.

4) Duplas Estratégicas

Conhecendo as habilidades dos seus alunos, forme duplas ou grupos juntando aqueles com limitações diferentes. Em seguida proponha que eles resolvam testes juntos, assim poderão se ajudar diante das dificuldades.

5) Relaxar também é preciso

Ao fim do ano, nos dias próximos à prova, proponha atividades mais leves que os tire um pouco do foco do grande dia. Assim, mesmo aqueles que mantiverem o nível de estudo fora da escola terão um momento para relaxar.

Conheça o nosso e-book “Novo Ensino Médio: O que você precisa saber sobre ele”