Anulação de questão: veja como ela é feita dentro do Prova Fácil Soluções

2 de outubro de 2018
anulação de questão

Como você já deve conhecer, o Prova Fácil disponibiliza um fluxo para criação e validação de questões dentro do seu sistema, chamado de workflow de revisão. Dessa forma, as instituições que o utilizam contam com várias etapas de revisão (quantas forem necessárias) para garantir a qualidade individual das questões, bem como de todo o banco.

Contudo, pode ser que algo tenha passado despercebido durante essa correção ou, por algum motivo, a instituição deseja desconsiderar determinada questão durante a prova. Dentre os motivos mais comuns para a anulação, estão: conteúdo desatualizado, erro na questão, questionamento por parte dos alunos, erro de cadastro, etc.

Como é feito o processo de anulação

É feito dentro do menu CORREÇÃO> ANULAR QUESTÕES. Para fazer a anulação é preciso ter em mãos o código da questão, visto que na prova ela pode estar como questão 2, por exemplo, mas no sistema ela possui um número de identificação. Se o usuário não tiver esse código, nosso sistema oferece uma ferramenta de busca. Essa busca pode ser feita por: um trecho da questão, pela disciplina, por tipo (discursiva/objetiva) e mais vários outros filtros.

Depois de identificada, é possível selecionar também os grupos de agendamento dos quais essa questão faça parte. Ou seja, é possível selecionar um, mais de um ou todos os grupos de avaliações que contém essa questão.

Como os alunos são pontuados?

A distribuição de pontos referente à questão anulada pode ser feita de duas formas: dar o ponto total ao aluno como se ele tivesse acertado; ou distribuir igualmente o ponto da questão anulada para as demais questões do mesmo tipo (discursiva/objetiva), exemplo, em um exame de 5 questões objetivas em que uma vale 2,00 pontos é anulada, as outras 4 terão 0,5 pontos acrescentados ao seu valor original. A questão anulada também será sinalizada no relatório do aluno, por meio da adição de um símbolo gráfico.

O Prova Fácil já vem parametrizado como padrão para anular a questão e conceder o ponto ao aluno, para que seja configurada a outra regra (a de redistribuição) é preciso que a instituição entre em contato com o time de Suporte para que eles o configurem.

Uma facilidade para as instituições é que o processo de anulação de questões pode ser feito em qualquer momento porque a regra de anulação funciona tanto para as provas que já foram processadas quanto para as que ainda estão pendentes de processamento.

Segurança na realização

O processo de anulação de uma questão não pode ser desfeito, então por isso o Prova Fácil oferece segurança durante a realização, para que não haja nenhum engano. Assim, a pessoa que anula a questão pode adicionar um comentário identificando o porquê de ter feito. Além disso, o sistema salva as informações do usuário que realizou o procedimento, tais como: data, hora, login do usuário, dados da questão (enunciado, alternativas). Tudo isso porque a anulação é algo sério e que interfere diretamente na nota do aluno.