fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais

Aplicativos de correção de provas: eles são realmente confiáveis para o sistema de gestão educacional?

Aplicativos de correção de provas: eles são realmente confiáveis para o sistema de gestão educacional?

 

Na hora de adotar um app de correção, a maior pergunta dos usuários tem sido: é realmente seguro colocar todos os dados na nuvem?

Além de temer a perda dos dados armazenados em ambiente virtual, muitos se perguntam sobre como funciona o suporte e se o sistema pode ser invadido “e se alguém tem acesso ao meu banco de dados?”

A grande questão é saber diferenciar entre os bons e os maus aplicativos. Uma boa escolha pode fazer grande diferença para a gestão da sua instituição de ensino. Nesse artigo vamos te ajudar a descobrir se um aplicativo de correção é realmente confiável para o seu sistema de gestão educacional!

 

Confira o know how da empresa que criou o app

Um ótimo ponto de partida para a escolha do app de correção de provas e um dos itens que atestam a sua confiabilidade é saber qual empresa que está por trás do produto.

Ela é especialista em tecnologia? É conhecida no mercado? Os seus profissionais estão gabaritados para desenvolver e dar manutenção do sistema do app? Levante essas perguntas ao se deparar com a oferta de um app.

Na maior parte das vezes essas informações sobre a capacidade técnica estão ao alcance do cliente com uma breve visita ao site da empresa que desenvolve o aplicativo. Transparência em relação a essas informações é fundamental.

 

Fique de olho nas recomendações e avaliações

Outra boa referência sobre a segurança dos aplicativos é saber a opinião de quem já faz uso deles. O que falam dos apps existentes por aí? Converse com professores e gestores de instituições de ensino que já utilizam sistemas de correção em seus trabalhos.

A experiência prática dessas pessoas pode trazer indicadores de confiança sobre os melhores e os piores produtos.

 

Qual o objetivo final do app? Como ele ganha dinheiro?

Se uma empresa tem como foco o desenvolvimento de sistemas de correção de provas e sobrevive disso, saiba que ela irá dedicar todo o seu trabalho para que o aplicativo funcione da melhor forma possível. Afinal de contas, aquele produto representa a sua identidade e reputação.

Agora, se o aplicativo é uma ponte para outras atividades – como a veiculação de conteúdo publicitário – desconfie. A energia gasta pela empresa para cuidar da segurança e da qualidade do app pode estar sendo direcionada para outras finalidades.

Nesse ponto, vale a pena também considerar se o app é gratuito ou pago. Ao pagar por um produto, você tem garantia de suporte técnico quando necessário e de que os dados que você fornece não serão apropriados por terceiros em hipótese alguma.

 

Fique atento para como a empresa se comporta em caso de falhas

Todo o sistema de um aplicativo de correção de provas é construído para assegurar a máxima segurança possível ao usuário. Mas, em situações extremas, falhas de segurança podem ocorrer. Nesses casos, um diferencial entre as empresas sérias e as demais é que as primeiras assumem a responsabilidade em caso de algum problema com app. Se atente para isso!

 

 

Confie na nuvem

Pode não parecer a primeira vista, mas manter os dados das correções das suas provas armazenados na nuvem é muito mais seguro do que em fichas de papel planilhas de Excel. Com o armazenamento online, a partir do momento em que os dados estão registrados é praticamente impossível que algum tipo de dano possa violá-lo. Ficam eliminados os riscos de furtos e de acidentes físicos possam danificar o banco, por exemplo.

Vale lembrar que a arquitetura dos aplicativos de celular e tabletes tendem a ter dispositivos de segurança muito mais seguros que navegadores de internet. Bancos, por exemplo, confiam muito mais no uso de apps do que sites, para a realização de transações por seus clientes.

Além disso, com os documentos na nuvem o acesso fica mais fácil para outras pessoas e você economiza em espaços para guardar os registros das avaliações. E facilitam a disseminação das informações com os resultados para os pais e alunos.

 

Tenha insights sobre o desempenho dos seus alunos

Além de tudo que já levantamos, não podemos nos esquecer que os aplicativos de correção fornecem um conjunto de informações que permitem com que você tenha um panorama do desempenho dos alunos, com indicadores que possibilitam ótimos insights sobre o processo de aprendizagem na sua instituição, permitindo ganhos inimagináveis na gestão e planejamento das estratégias de ensino.

 

Saiba diferenciar

Como você pode ver, é tudo uma questão de bons e maus aplicativos. Bons aplicativos são super confiáveis e você só tem a ganhar investindo em um! Como, por exemplo, o Prova Fácil.

 

Agora que você já tem mais segurança sobre o nosso sistema, faça o download do Prova Fácil para o seu sistema de gestão educacional.

 

Já faz uso do aplicativo e quer contar a sua experiência? Ou pretende adquiri-lo e tem mais alguma dúvida para tirar? Deixe o seu comentário aqui no nosso blog.


Veja mais

Vida de professor

10 dicas para economizar tempo com a correção de prova

Como você faz a correção de provas? Muitos professores respondem essa pergunta dizendo que aplicam as avaliações, pegam a caneta vermelha e fazem a verificação manual. Se esse é seu…

Tecnologia da informação

O que é correção automática de provas?

Como você faz a avaliação dos estudantes da sua instituição de ensino? Qualquer que seja ela, as notas são a base desse processo. Apesar de fatores subjetivos — como os…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?Como criar um banco de questões inteligente?Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?O que é banco de questões inteligente e tudo o que ele pode fazer?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS