7 dicas de aplicativos para estudar para o ENEM

9 de agosto de 2017

7 dicas de aplicativos para estudar para o ENEM

Preparar os alunos para o Enem é uma tarefa que exige muita dedicação do professor, que muitas vezes perde tempo preparando simulados e escolhendo as questões uma por uma. Mas você pode poupar esse tempo e ainda assim preparar bem seus alunos usando a tecnologia!

aplicativos para estudar para o ENEM

     – Aplicativos poderosos

Se os jovens usam seus celulares e tablets para quase tudo, por que não aproveitá-los para estudar para o Enem? Além de serem de fácil acesso, pois estão na palma da mão, utilizar essas ferramentas também poupa tempo, já que elas são direcionadas para o Exame. Confira 7 dicas de aplicativos que selecionamos!

  • Manual de Redação

Uma das maiores preocupações de quem se prepara para o Enem é a redação. O aplicativo Manual de Redação dá dicas sobre os mais diversos tipos de produção de texto: dissertação, narração, crônica, carta, etc.

Ao clicar no tipo de texto, o aplicativo dá as características daquele tipo de produção e dicas do que a introdução, o desenvolvimento e conclusão da redação devem conter. A ferramenta é gratuita e está disponível para dispositivos Android.

  • Nota 1000

Outra ferramenta focada na redação, o Nota 1000 é um app de correção de textos. O estudante envia sua redação pelo aplicativo e, em até três dias, ela é devolvida corrigida por e-mail.

Todos os dias há novas propostas de redação no app e é possível tirar dúvidas com professores durante a maior parte do tempo. Os usuários também podem participar de bate-papos com outros estudantes. O aplicativo está disponível para dispositivos Android.

  • Passei! Enem

Este aplicativo é um banco de questões com mais de 500 exercícios retirados de provas antigas do Enem. O Passei! Enem divide as questões em 8 cadernos que podem ser acessados individualmente: Biologia, Física, Química, Matemática, Linguagem, Humanidades, História e Geografia.

Ao clicar em “Prova Rápida”, há um simulado com questões de todas as disciplinas.Além disso, é possível adicionar comentários, sinalizar as questões e salvar o seu desempenho para comparar depois.

O aplicativo, que funciona sem conexão com a internet, está disponível para dispositivos Android e IOs.

aplicativos para estudar para o ENEM

  • EstudaVest

O EstudaVest é um aplicativo específico para fazer simulados e resolver questões de provas anteriores. Nele, o estudante pode escolher os assuntos que deseja para responder diversas questões relacionadas.

Ao clicar em “Questões”, o aluno pode escolher a disciplina e a área específica que deseja estudar. Por exemplo, se escolher a disciplina de Geografia, poderá definir se deseja praticar Geografia Geral ou Geografia do Brasil, aspectos humanos, naturais ou econômicos, e assim por diante. Também é possível selecionar todas as áreas ao mesmo tempo.

Já em “Provas”, o aluno encontrará provas completas de vestibulares e do Enem. Em “Simulados”, é possível gerar um simulado ou participar de desafios com outros usuários do app. A ferramenta é gratuita e está disponível para dispositivos Android.

  • Geekie Games Enem

Esta plataforma é credenciada pelo Ministério da Educação e é o aplicativo oficial da Hora do Enem. O app disponibiliza resumos, videoaulas de todo o conteúdo do Enem e vestibulares, exercícios e simulados oficiais com notas TRI.

Na versão paga, é possível montar um plano de estudos em formato de jogo,  personalizado e baseado no curso de escolha do estudante, no seu ritmo de estudo e com foco no que ainda precisa melhorar.

Além de dispositivos Android, a plataforma também pode ser utilizada no computador pelo site Geekie Games Enem.

  • Pense+ ENEM

O Pense+ENEM tem um diferencial dos outros aplicativos de simulados que indicamos antes: ele funciona de maneira otimizada para smartphones. Todas as questões podem ser respondidas diretamente no dispositivo para facilitar o estudo e a aprendizagem.

O aplicativo conta com 1415 questões, organizadas conforme as categorias do MEC: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, contendo as provas do Enem de 2007 a 2015.

Os simulados podem ser realizados offline e há a possibilidade de salvá-los, para que o usuário acompanhe a sua evolução. O Pense+ENEM está disponível para dispositivos Android.

  • Enem 2017 Simulado Gabaritando

Este aplicativo traz de tudo um pouco: simulados e questões de diferentes níveis, notícias, dicas, cronograma de estudos, resumos e vídeo aulas de diversos canais. É possível montar um cronograma de estudo, criar simulados personalizados e acessar resumões  de todas as disciplinas abordadas no Enem.

Essa ferramenta tem uma funcionalidade diferente que instiga os usuários: os tokens. A medida que avança nos estudos e na realização de questões, o estudante desbloqueia conquistas e tem acesso a mais conteúdo. Há desafios diários para motivar a utilização.

O app é gratuito e a versão 2017 já está disponível para dispositivos Android. Quem tem um IOs pode acessar a versão 2016.

aplicativos para estudar para o ENEM

  • Dica bônus: Prova Fácil

O professor que aplica simulados do Enem em sala de aula também pode facilitar seu trabalho e poupar tempo com o aplicativo Prova Fácil, da Starline Tecnologia. Ele é um aplicativo de correção de provas que pode ser utilizado em computadores, tablets e smartphones e é ideal para a correção de provas fechadas e em larga escala. Com ele, o professor pode elaborar e corrigir provas em apenas três passos:

  • Diagramando: o software oferece alguns modelos de prova prontos, basta escolher. No entanto, você também pode diagramar e elaborar a própria prova de acordo com as suas necessidades particulares, como o número de questões que você gostaria de submeter aos seus alunos.
  • Criando o gabarito: depois de a prova já ter sido diagramada, é hora de marcar as respostas certas de todas as questões do teste em uma folha de respostas. Esse gabarito oficial será usado mais tarde, pelo próprio software, para comparar marcações dos alunos com as respostas certas.
  • Corrigindo: Depois de as provas devidamente preenchidas, é hora da correção. O Prova Fácil mapeia a prova preenchida e, automaticamente, compara a folha de respostas com o gabarito já assinalado pelo professor. O resultado, com as notas dos alunos, sai praticamente em tempo real.

É possível cadastrar-se gratuitamente ou, dependendo da demanda do professor, assinar um dos planos. Saiba mais!

Preparar os alunos para o Enem pode ser uma tarefa mais simples e produtiva se você contar com a tecnologia! Os simulados ficam mais fáceis e você ganha tempo para discutir o conteúdo.

Quer mais praticidade ainda? Então você deve considerar usar um sistema de gestão de provas! Conheça as vantagens de usar um sistema de gestão de provas para diagramar provas online automaticamente.

Tem uma dica de outro aplicativo ou já usou um dos que indicamos?
Comente e conte para a gente
!