fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tecnologia da informação

Aprendizagem Adaptativa: 12 dicas para gerar bons resultados

A instituição para a qual você trabalha já pensou em adotar a aprendizagem adaptativa? Ou melhor: vocês já fizeram algum tipo de discussão para avaliar a aplicabilidade e eficiência deste método? A aprendizagem adaptativa possibilita o mapeamento das principais deficiências de aprendizagem e ainda contribui para o desenvolvimento de um plano de estudos focado em supri-las – ou seja: vale muito a pena.

Considerando o volume de informações das quais os alunos têm acesso hoje, torna-se muito mais fácil desenvolver um trabalho mais direcionado às necessidades de cada um do que há alguns anos atrás. E mapear o desempenho dos alunos de forma individualizada possibilita uma proximidade cada vez maior do uso do ensino adaptativo de forma prática e eficaz.

Existem diversas formas de desenvolver este método de ensino, seja contando com recursos tecnológicos ou não. Cabe aos profissionais envolvidos no processo educacional avaliar as formas aplicáveis a sua realidade.

12 dicas aprendizagem adaptativa

Aplicando a aprendizagem adaptativa: 12 dicas essenciais

  1. Como já adiantamos, é indispensável que o professor faça uma análise mais aprofundada das suas turmas, mapeando os esforços dos alunos e identificando suas habilidades e necessidades.
  2.  Compartilhar com os alunos seus pontos fortes e fracos é uma forma de muni-los de informações, tornando-os mais aptos a participar deste processo de evolução pessoal, de forma consciente.
  3.  O ensino adaptativo permite que cada aluno estude à sua maneira, ao mesmo tempo em que oferece para professores e gestores de escolas importantes ferramentas de trabalho. Sendo assim, por mais que a aula seja para o grupo, ela deve ser pensada de forma individualizada.
  4.  A aprendizagem adaptativa não é um método que, quando aplicado, não tem data para finalizar. Sendo assim, faça um trabalho contínuo e sempre focado no aprendizado a partir das necessidades de cada aluno.
  5.  Plataformas adaptativas são excelentes estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes.
  6.  Fique atento às possibilidades de integrar educação e jogos. O uso de tablets e celulares em sala de aula deve ser visto como aliado dos professores, e não como inimigo.
  7.  Diversifique suas aulas. O aluno precisa ter muito foco e fazer “mais do mesmo” não irá cumprir esse objetivo; aliás, no ensino adaptativo, foco é tudo.
  8.  Todo o corpo docente precisa estar alinhado com o uso do ensino adaptativo. Adaptação é um caminho longo, logo, todos precisam de fato “comprar a ideia”.
  9. Já ouviu falar no “E-Learning”? Trata-se do ensino realizado através de recursos tecnológicos, como o famoso ensino à distância. Através de suas plataformas eletrônicas os alunos continuam aprendendo até mesmo fora da escola. Essa é uma ótima pedida.
  10.  O uso do Big Data, que faz um compilado gigantesco de dados, é muito importante para otimização do trabalho e comparação de dados.
  11.  Alunos mais interessados e realmente engajados com o processo de ensino são uma das vantagens da aprendizagem adaptativa.
  12.  Professores mais bem preparados e alinhados com os interesses dos alunos são uma consequência positiva da adoção do método.

aprendizagem adaptativa 12 dicas

Estas são algumas das vantagens e funcionalidades da aprendizagem adaptativa, dentre inúmeras outras que a instituição vai perceber com o tempo. Leve esta ideia para a instituição de ensino que você trabalha e, principalmente, comece a enxergar a tecnologia como uma aliada. Certamente, você vai alcançar melhores resultados.

 


Veja mais

Vida de professor

10 principais desafios dos professores

Todo começo e metade de ano há um problema a enfrentar: a volta às aulas. Os estudantes estão animados para retornar à escola, mas nem sempre têm o intuito de…

Tecnologia da informação

Por que as avaliações são parte fundamental da gestão de um EaD?

Parece simples, mas a aplicação de avaliações no EaD exige esforço e dedicação. Por ser uma modalidade diferenciada e que requer a intermediação de tecnologias, as provas devem fornecer uma…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS