As principais ferramentas tecnológicas para melhorar a vida dos professores

30 de outubro de 2014
professor sobre sua mesa com papeis a frente e um notebook em que manuseia

Os avanços tecnológicos mudam constantemente a vida em sociedade, onde as facilidades que eles proporcionam fazem com que cada vez mais pessoas passem a olhar a tecnologia como uma verdadeira aliada. Esta realidade também está cada vez mais presente nas salas de aulas, pelo menos por parte dos alunos. Mas e os professores? Como tem olhado para esses avanços tecnológicos? Sem dúvidas, são os docentes os principais responsáveis por fazer a conexão dos recursos tecnológicos com os conteúdos apresentados e discutidos em sala, por isso é fundamental que conheçam bem esses recursos e saibam usar a seu favor.

A Starline, como já falado em alguns conteúdos aqui do blog, já oferece o SGP – Sistema de Gestão de Provas, um programa que facilita o processo de correção de provas, otimizando o trabalho, o tempo e os resultados obtidos pelos professores em sala de aula. Além disso, os próprios alunos são beneficiados, não só por terem suas notas disponibilizadas com mais eficiência, mas pelo fato de os professores terem melhor condição de utilizar os resultados das provas no acompanhamento mais de perto das dificuldades dos alunos.

O SGP é um dos programas em que a tecnologia permite seu uso a favor do ensino, mas a própria internet oferece diversas soluções aos professores, seja para pesquisar um tema que será abordado em sala de aula, seja para propor grupos de discussões, compartilhar conteúdo com os alunos, ou mesmo com outros professores. O fato é que a internet é um leque de oportunidades.

Confira algumas dessas facilidades que os professores podem utilizar:

  • Redes Sociais: elas já fazem parte da vida dos alunos e, se usadas de maneira correta, podem ser grandes aliadas dos professores. Seja montando um grupo de discussões, compartilhando conteúdos ou mesmo interagindo com empresas que já atuam nesses canais, cabe ao educador olhar para essas redes de outra forma.
  •  Grupos no WhatsApp: esse recurso pode ser usado tanto com os alunos quanto com outros professores. Esta é uma importante alternativa para discutir boas ideias e também compartilhar conteúdos.
  • QMágico: plataforma adaptativa em que redes e instituições de ensino podem inserir seus conteúdos, propor atividades online, fazer avaliações de alunos e acompanhar o desenvolvimento de estudantes e professores de maneira individualizada.
  • Google Drive: excelente recurso para coletar e compartilhar arquivos.

Estas são apenas algumas opções. Na própria internet os professores têm acesso a um mundo de oportunidades esperando somente por aqueles que querem mudar seus métodos de aula e, realmente, aprimorar recursos. Em suma, pesquise, discuta isso com outros professores e coordenadores ou até mesmo com os próprios alunos e você vai ver que tem muito a aprender! Sucesso!

Baixe grátis o Checklist da Transformação Digital na Educação