Como atrair alunos para cursos de férias?

18 de janeiro de 2022
cursos de férias

A ideia de realizar cursos de férias pode parecer estranha para algumas pessoas. Afinal, as férias são normalmente encaradas como um momento para descansar o corpo e a mente. Porém, muitos não pensam assim e isso abre margem para oportunidades que a sua instituição não pode perder.

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo e as tecnologias que se renovam a cada dia são alguns dos fatores que geram a necessidade de uma atualização constante em profissionais das mais diversas áreas.

Contudo, a rotina corrida faz com que muitos desses profissionais não tenham tempo hábil para se especializar em suas áreas o tanto quanto gostariam durante o ano.

Por isso, muitos deles esperam o período de férias para procurar cursos que possam incrementar seus currículos.

Esses cursos costumam ter uma grade curricular enxuta, um ritmo dinâmico e um prazo de duração mais curto. Justamente por isso, eles são extremamente eficientes na hora de aprofundar o aluno em um determinado tema.

Por que investir na oferta de cursos de férias?

O crescimento e popularização da educação EAD, sobretudo após o início da pandemia de COVID-19, também abriu espaço para o surgimento de mais cursos de férias.

A possibilidade do online mostrou às instituições que limitações geográficas e de estrutura não são mais empecilhos, já que o professor e os alunos podem participar das aulas de qualquer lugar.

Além disso, cursos de férias já provaram trazer resultados financeiros consideráveis, ajudando ainda na divulgação da instituição e na fidelização de alunos.

Ou seja, se os estudantes gostarem da estrutura e dos métodos apresentados durante os cursos de férias, é mais provável que também escolham a  instituição quando buscarem uma graduação ou pós-graduação.

Algumas áreas muito buscadas para cursos de férias

  • Análise de negócios
  • Gestão de Projetos
  • Marketing Digital
  • Gestão de vendas
  • Gerenciamento de tempo
  • Gestão de Tecnologia da Informação
  • Liderança
  • Coaching

Como captar alunos?

cursos de férias

Entenda a demanda do mercado

O primeiro passo é compreender o público alvo.

Quem são as pessoas que vão se interessar pelo curso que eu estou oferecendo? Essas pessoas têm disponibilidade de horário para um curso presencial ou preferem online? Qual abordagem seria mais interessante para este público?

Somente analisando cuidadosamente o que os seus possíveis alunos esperam é que você poderá montar uma estratégia efetiva.

Faça uma divulgação chamativa

Após conhecer bem o seu público alvo, o próximo passo é usar esses conhecimentos a serviço da divulgação da sua instituição. É aí que entra o marketing de conteúdo.

Se você identificar que a maior demanda para os cursos que você oferece partem de um público jovem, por exemplo, é imprescindível que a sua instituição seja ainda mais atuante nos canais digitais.

Manter as redes sociais sempre atualizadas, buscando trazer conteúdos úteis aos alunos, além de investir na criação de um blog, ou mesmo em um canal no Youtube, são boas maneiras de criar um vínculo com possíveis estudantes.

Invista em uma boa experiência do usuário

Tão importante quanto captar alunos é saber como mantê-los. E isso só acontecerá se ele se sentir satisfeito com o serviço oferecido.

Uma das maiores preocupações dos alunos é que a instituição de ensino esteja antenada com as necessidades do mercado de trabalho, e uma boa forma de demonstrar isso é através da tecnologia.

Investir em infraestrutura e equipamentos de ponta é importante tanto em cursos online quanto presenciais, pois faz o aluno se sentir sempre atualizado com o que há de mais moderno em novas tecnologias.

Faça uma boa prova de certificação ao final do curso de férias

Por fim, é importante que tanto o aluno quanto a instituição entendam o curso de férias com a mesma seriedade de um curso de graduação comum.

Apesar da curta duração e do foco mais específico, ele precisa ser um curso com a capacidade de passar uma boa quantidade de conhecimento relevante.

E a melhor forma de medir esse conhecimento e entender se os métodos e estratégias foram bem aplicados é através de um modelo eficiente de avaliação, que realmente teste o aprendizado dos alunos ao final do curso.

Para garantir que as avaliações sejam completas, facilmente planejadas e exibam os resultados de maneira assertiva, a Prova Fácil oferece um software de gestão de provas. Além de ajudar na elaboração de questões, ele também otimiza o processo de correção.

Dicas e dúvidas sobre cursos de férias

Devo cobrar pelos meus cursos de férias?

A resposta para esta pergunta pode parecer óbvia, afinal de contas, toda instituição particular precisa de dinheiro em caixa e de cursos que ofereçam retorno.

Porém, dependendo do momento no qual se encontra a sua IES, cursos gratuitos podem representar um excelente investimento.

Eles são uma forma bastante eficaz de ajudar na divulgação e na construção da reputação da instituição de ensino, apresentando seu nome, estrutura e métodos.

Principalmente no caso de instituições ainda pouco conhecidas, cursos gratuitos de férias podem ajudar na fidelização de novos alunos, justamente em uma época em que as pessoas estão pensando onde estudarão no próximo ano.

Qual a diferença entre cursos de férias e um curso no período letivo?

Além de serem ministrados em um período em que os alunos possuem mais tempo livre, os cursos de férias apresentam o diferencial de serem curtos, e portanto, mais diretos e permitindo um foco maior no assunto abordado.

Essa combinação de fatores os torna ideais para quem busca complementar o seu currículo com alguma formação extra.

Porém, as diferenças param por aí. O objetivo primordial dos cursos de férias é o mesmo de qualquer curso do período letivo: agregar conhecimento e incrementar a experiência e o currículo do aluno.

Modernize o seu cursos de férias com a Prova Fácil

Como já foi dito, as provas são uma parte primordial de qualquer curso.

No caso dos cursos de férias, elas não apenas reforçam a importância daquilo que foi ensinado e testam o conhecimento do aluno, mas também fornecem informações relevantes para a instituição.

É através dessas informações que a IES poderá analisar se seus métodos de ensino foram bem aplicados e traçar estratégias para melhorar o que for necessário.

Porém, para que isso funcione, é necessário que se saiba extrair os dados corretos das avaliações. É aí que entra o software de correção de provas da Prova Fácil.

Através dele, as correções são otimizadas, poupando tempo dos professores. Além disso, a instituição tem acesso a um panorama completo dos rendimentos das turmas e alunos, o que facilita a análise dos resultados.

Mas não é só na hora da correção que a Prova Fácil pode se tornar uma grande aliada. Ela também é uma ferramenta poderosa para a formulação de questões, deixando o professor livre para se concentrar em outras atividades que deixem o curso ainda mais completo.

Então não perca mais tempo! Comece a planejar os seus cursos de férias com a ajuda da Prova Fácil!