fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Vida de professor

Avaliação da Aprendizagem: o que preciso avaliar nos alunos?

 

Avaliação da aprendizagem completa e contínua

 

Em primeiro lugar, o professor deve planejar e executar uma avaliação contínua de seus alunos, e não apenas em períodos de provas. Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente.

 

Além disso, utilizar diversos estilos de avaliação é bom para o aluno, o professor e para o aproveitamento das aulas como um todo. Diversificar as atividades, propor novas dinâmicas e incentivar a participação dos alunos são fatores-chave. Bons exemplos são trabalhos em grupo, debates e discussões em sala, fichamentos e resumos de determinados conteúdos.

 

A importância de uma prova bem elaborada

 

Outra coisa da qual o professor deve estar ciente é que, para fazer uma boa avaliação de aprendizagem, é necessário também saber fazer uma boa elaboração dessas avaliações. Afinal, uma avaliação só será bem sucedida se seus Por isso é tão importante ser criterioso, estabelecer padrões de correção e criar questões que, de fato, façam a diferença no aprendizado dos alunos.

 

Uma boa avaliação é aquela que promove a reflexão e o poder argumentativo daquele que está sendo avaliado. As questões a serem cobradas devem ser coerentes, contextualizadas e exigir competências do aluno que vão muito além da famosa “decoreba”. Nesse sentido, é recomendável fazer buscas em bancos de questões confiáveis, já que nem sempre os professores têm tempo ou inspiração para criar questões super elaboradas.

 

O banco de questões do Prova Fácil, por exemplo, faz uma curadoria de bons conteúdos na internet e filtra questões de sites de referência. O professor pode, ainda, criar no um banco de questões próprio no sistema e organizá-las por nível de dificuldade, disciplina, etc.

 

Outro fator que contribui para a criação de uma prova bem elaborada é sua organização — tanto de conteúdo quanto de diagramação. O Prova Fácil também oferece os recursos de diagramação e criação automáticas de provas, o que facilita e otimiza muito a vida dos professores.

 

Muito mais do que dar nota

 

Especificamente nas questões, o conteúdo a ser cobrado deve ser relevante e ter sido discutido em sala de aula. Textos de apoio, exemplos, comparações, imagens — todos esses elementos contribuem para questões mais ricas.

 

Ao fazer provas, é importante que o professor acredite que avaliar é um processo pedagógico muito mais amplo do que dar notas. O modelo tradicional de ensino é focado para o aspecto quantitativo: qual foi a nota, quantas questões o aluno acertou… essa é uma das formas possíveis de se avaliar o aprendizado, uma unidade de medida, mas dentre tantas outras possíveis, não deve ser a única nem a principal.

 

É preciso considerar a capacidade do aluno de assimilar o conteúdo e de argumentar. Se uma avaliação é bem elaborada, o aluno estudioso consegue de expor e desenvolver seus conhecimentos; e, se ele o faz, é porque o processo de aprendizagem está sendo eficiente.

Como você avalia o seu método de avaliação dentro de sala de aula?
Deixe nos comentários as suas dicas.


Veja mais

Artigos

Avaliação integradora: o que é?

Modelo de avaliação ajuda a garantir o nível de qualidade de ensino da IES Todas as provas têm por finalidade avaliar algo. Porém, isso não significa que sua realização esteja…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Avaliação integradora: o que é?Desafios para 2020: transformação digital nas instituições de ensinoQual a importância do Conceito Institucional para uma IES?Qualidade acadêmica e resultados financeiros: como estes assuntos se interligam?Como fazer a gestão do seu EaD com o Prova Fácil?Novo modelo de documentos e recuperação de senha do Prova Fácil Soluções

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS