Como fazer avaliação no EaD? Tire suas dúvidas

7 de julho de 2020

Entenda como funciona o processo avaliativo na educação a distância

As avaliações são indispensáveis em todas as IES, já que permitem entender como andam os níveis de aprendizado por parte dos alunos e de ensino por parte dos professores, mas você sabe como funciona a avaliação EaD?

Ainda que o ensino a distância seja uma prática tão adotada no Brasil, responsável por 50,2% das matrículas em cursos de graduação em licenciatura, de acordo com o Censo da Educação Superior 2018, nem todos entendem como ela é aplicada na prática.

Como as provas são aplicadas pela internet? O procedimento é seguro, já que não há um professor ou tutor fisicamente presente? É preciso se encontrar presencialmente alguma vez?

Essas são apenas algumas das dúvidas que rodeiam o assunto, e nós queremos esclarecê-lo com clareza para que você entenda exatamente o que acontece. Continue conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona a avaliação EaD?

As avaliações são parte fundamental da gestão de um EaD, independentemente do porte da instituição de ensino. Nós separamos algumas das principais dúvidas acompanhadas de suas respostas. Confira!

Qual é o objetivo das avaliações a distância?

A primeira resposta que pode vir à sua mente é testar os alunos e obter uma nota para que seja lançada em seus registros, mas a questão é muito mais complexa do que isso.

A nota é importante, de fato, mas não para por aí. A avaliação EaD também visa saber como está a construção do conhecimento, ou seja, como os alunos estão assimilando os conteúdos que aprendem em seu estudo.

Além disso, as avaliações a distância ajudam a entender como anda o envolvimento entre alunos, professores e coordenadores, uma relação que deve ser a mais saudável possível para que ensino e aprendizagem sejam otimizados.

Avaliação EaD e prova EaD são a mesma coisa?

Ainda que os termos costumem ser usados de forma intercambiável, os significados são levemente diferentes.

Pode-se dar o nome de avaliação EaD a qualquer processo avaliativo, como provas, exercícios, discussões e debates em fóruns, entre outras alternativas.

Já quando se fala sobre prova EaD, o objetivo é comentar sobre as provas propriamente ditas, aquelas realizadas a cada bimestre ou semestre para, entre outras finalidades, compor a nota do aluno naquele período.

Ainda assim, é comum usar a denominação de “avaliações EaD” para as provas, embora o mais certo fosse diferenciar os termos por terem significados distintos.

Como acontecem as avaliações EaD?

Geralmente, quando se fala sobre uma avaliação EaD, é comum pensar naquelas atividades que são realizadas em frente a um notebook ou computador enquanto o aluno está logado no portal da instituição de ensino em que estuda.

Essa é a prática mais tradicional, de fato, mas algumas provas no ensino a distância podem ser feitas presencialmente, impressas em papel, como se fossem as avaliações aplicadas nos cursos presenciais.

Também existe a possibilidade de convocar os alunos presencialmente para a realização de outros tipos de avaliações, mas o mais comum é que essa convocação seja feita apenas para as provas, principais componentes de suas notas.

É seguro fazer uma avaliação EaD?

Sim. Estruturar um curso de educação a distância, diferente do que se pode pensar, não consiste apenas em transferir o conteúdo ensinado em sala de aula para um ambiente virtual, já que há vários detalhes com os quais se precisa lidar, entre eles a segurança.

Uma alternativa bastante utilizada e eficiente para manter a segurança da avaliação EaD é o browser travado, como o Safe Exam Browser, navegador já existente no mercado e que permite que a atividade seja aplicada de forma controlada pela internet.

Assim que configurado, ele funciona em tela cheia (sem elementos de navegação) e não pode ser fechado até a conclusão da atividade. O acesso a outros sites, programas e apps fica bloqueado e atalhos como Ctrl + C, Ctrl + V, Print Screen, Ctrl + Alt + Del e Alt + F4, entre outros, são desabilitados.

Outra tecnologia que ajuda neste sentido é o reconhecimento facial, que consegue identificar quem é a pessoa que está fazendo a prova e, assim, evitar fraudes.

Como se preparar para uma avaliação EaD?

É ideal que alunos, professores, coordenadores e demais profissionais se programem para a realização da avaliação com a mesma seriedade e comprometimento que o fariam em sua versão presencial.

As avaliações online costumam ser aplicadas em um horário pré-definido. Alunos que não estiverem conectados neste intervalo não poderão fazer a prova e, com isso, estarão aptos a arcar com as consequências, como a perda de pontos, por exemplo.

Portanto, a preparação deve ser a mesma, inclusive no que diz respeito ao estudo, já que os métodos de segurança aplicados evitam ao máximo as chances de burlar o sistema para benefício próprio dos alunos.

Leia também: Desafios para educação 2020: o professor EAD

Todas as avaliações acontecem da mesma forma no EaD?

Não necessariamente. O cenário da avaliação EaD que trouxemos aqui retrata casos em que a tecnologia foi aplicada com excelência para otimizar a experiência de todos os envolvidos, mas, infelizmente, isso nem sempre acontece.

Para que as atividades a distância sejam aplicadas com qualidade e eficiência, é essencial contar com um sistema de avaliações eficiente, moderno e que ofereça as características que professores, coordenadores e demais profissionais de uma IES precisam.

Em relação à segurança, por exemplo, nem todos os sistemas oferecem as funcionalidades de browser travado e reconhecimento facial em conjunto, o que pode abrir brechas para fraudes.

Portanto, o ideal seria que a máxima qualidade sempre fosse mantida, mas não é isso o que acontece na prática.

Qual é a melhor solução para as avaliações a distância?

O Prova Fácil Avaliações Regulares é uma solução completa para quem busca por um sistema prático, seguro, moderno e intuitivo, tanto para a instituição de ensino superior quanto para os alunos.

Ele possibilita a aplicação de avaliações de acordo com o que vimos neste artigo, com ferramentas de segurança avançadas para garantir que o processo esteja o mais próximo possível da eficiência obtida nas aulas presenciais.

Em conjunto com o Prova Fácil Professor, as avaliações podem ser corrigidas automaticamente, com a geração de relatórios com estatísticas de erros e acertos, exercícios online, banco de questões compartilhado, diagramação automática e muito mais.

A avaliação EaD é uma solução super moderna, mas que já está disponível no presente. Cabe às IES optar pelas melhores alternativas a que tiverem direito para que, assim, ofereçam uma excelente experiência ao seu corpo docente e discente.
Confira também: Como nossos clientes adotam o Prova Fácil Avaliações para o EAD