7 modelos de provas diferentes para ter uma avaliação inovadora em sua escola

27 de abril de 2021
jovem estudando no computador

Você já pensou em oferecer algum tipo de avaliação inovadora aos seus alunos? Se não, esta é uma boa hora para colocar o plano em prática, já que avaliar vai muito além de ter apenas provas fechadas e discursivas, avaliações orais ou outras maneiras tradicionais de acompanhar seu desempenho.

Há uma série de motivos que podemos pontuar para defender as avaliações e provas diferentes, mas um dos principais é o fenômeno da “ansiedade nas provas”, chamado em inglês de test anxiety.

O assunto já foi abordado em vários estudos, como em “The Prevalence and Effects of Test Anxiety in School Children” (a prevalência e os efeitos da ansiedade nas provas em crianças em idade escolar), de Angus S. McDonald. De acordo com o autor, a ansiedade nas provas pode afetar de 10% a 40% de todos os alunos. 

Outro estudo, publicado no British Journal of Psychology, concluiu que a ansiedade nas provas é mais prejudicial para o desempenho de algumas pessoas que de outras. Alunos com boa memória de trabalho atingiram melhores resultados que aqueles que não tinham uma boa memória de trabalho, ambos tendo ansiedade.

Fato é que se sentir ansioso é algo que está bastante relacionado com os modelos tradicionais de provas, e fugir um pouco disso pode ajudar a obter um melhor desempenho por parte dos alunos, além de proporcionar a eles uma experiência diferente.

Principalmente no tempo em que vivemos, com tanto destaque para o Ensino Híbrido e o Ensino Remoto, ferramentas e oportunidades não faltam para oferecer avaliações diferentes aos seus alunos. Continue conosco e conheça alguns modelos bem interessantes que separamos!

Avaliação inovadora: 7 provas diferentes para aplicar em sua escola

Com tantos tipos de avaliação da aprendizagem, existem inúmeras provas diferentes que podem ser aplicadas em sua escola, como as seguintes:

1 – Fichamentos

Fichamentos são pequenos resumos que os alunos fazem sobre os conteúdos, que podem ser estruturados tanto na forma de texto corrido como em tópicos ou perguntas que os ajudem em revisões e estudos futuros.

Essa é uma ótima alternativa de avaliação inovadora, pois embora não consista em uma prova propriamente dita, permite que o professor analise como se dá a relação do aluno com o que ele está aprendendo, o que é um indicativo e tanto.

2 – Diários

Como o próprio nome diz, consiste em diários produzidos pelos alunos e avaliados regularmente pelo professor. Neles, os estudantes podem anotar o que aprenderam a cada dia, com exemplos e conteúdos adicionais capazes de servir como fonte de estudo no futuro.

O ideal é que o diário seja preenchido todos os dias, mas a avaliação pode ser feita em intervalos maiores, como a cada 15 dias ou mensalmente.

3 – Avaliação gamificada

Dá-se o nome de gamificação (do inglês “gamification”) ao uso de mecânicas e dinâmicas comuns de serem usadas em jogos, mas que são aplicadas ao engajamento, solução de problemas e potencialização da aprendizagem.

Como os jogos fazem parte da rotina das crianças e jovens, essa é uma avaliação inovadora e que tende a ter uma excelente aceitação, além de abrir novas portas para um aprendizado prático e eficiente.

4 – Debates

Nem toda avaliação precisa ser feita com base em conteúdos escritos, e os debates são uma prova disso (com o perdão do trocadilho). Os debates recorrem à discussão de temas polêmicos e relevantes, sobre os quais os estudantes podem expor suas opiniões.

Além de incentivar o desenvolvimento argumentativo, os alunos aprendem a defender seus pontos de vista com embasamento, além de entender, na prática, que nem sempre se vence uma discussão saudável – e que isso faz parte da vida em sociedade.

5 – Fóruns

São uma mescla dos debates com a tecnologia, já que os fóruns acontecem fora da sala, com o auxílio da internet. Ali, os alunos participam com suas opiniões e discutem temas também relevantes e interessantes, os quais também servem como aprendizagem.

Cabe ao professor avaliar a participação de cada aluno, além de mediar a discussão para que ela ocorra da melhor maneira possível.

6 – Badges

A tradução literal é “distintivo”, mas podemos associar os badges às medalhas que os escoteiros recebem por suas boas ações.

Na prática, os alunos podem receber essas “medalhas” por seu desempenho em determinada atividade ou mesmo pela observação do professor em relação à sua participação em sala de aula ou na comunicação com os alunos por meio de plataformas digitais, por exemplo.

7 – Projetos colaborativos online

Por último, mas não menos importante, os projetos colaborativos online abrem possibilidades para que os estudantes se conversem, troquem ideias e pensem em conjunto rumo à melhor solução para a atividade proposta, seja qual for a área do conhecimento abordada.

Essa é uma ótima alternativa para aumentar o engajamento e a interação entre os alunos, especialmente em um momento em que o contato físico não é possível, mas também pode ser utilizada depois de chegarmos ao “novo normal”, já que novos meios de trocar informações e colaborar em conjunto nunca são demais.

Leia também: 10 ferramentas para Ensino Híbrido que facilitarão sua rotina

Avaliação inovadora: um caminho interessante para avaliar sem trazer tanta ansiedade aos alunos

Nossa intenção aqui não é a de vilanizar as avaliações tradicionais, objetivas ou discursivas, orais ou escritas, mas sim de mostrar que o horizonte é muito mais amplo quando pensamos em provas diferentes.

Com uma abordagem diferenciada, os professores conseguem avaliar seus alunos com a mesma precisão e eficiência, além de reduzir sensivelmente a intensidade e a prevalência da ansiedade nas provas, a qual tende a fazer com que eles alcancem um desempenho bem aquém de suas reais capacidades.

Essas avaliações podem variar de acordo com a disciplina ou faixa etária do aluno, mas essa diversificação certamente vale a pena, especialmente em ambientes online, já que sua abrangência traz uma série de novas possibilidades para o ramo educacional, as quais só tendem a se fortalecer com o passar do tempo.

Se você quer aprender mais sobre este ótimo terreno para a aplicação de sua avaliação inovadora, nós preparamos um guia com 32 ferramentas gratuitas para avaliações online. Baixe o seu gratuitamente e tenha ainda mais alternativas para avaliar seus alunos!

Baixe nosso guia com 32 Ferramentas Gratuitas para Avaliação Online