fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais

Como nossos clientes adotam o Prova Fácil Avaliações para o EAD

O processo avaliativo é parte fundamental das atividades educacionais. Os diferentes modelos de avaliação, muito mais do que testar os alunos, contribuem para a construção de um ensino e aprendizagem contínuos, com acompanhamento. São importante para os alunos fixarem seus conhecimentos, e para os professores poderem mensurar resultados e necessidades.

No caso do ensino a distância (EAD), as avaliações se mostram ainda mais importantes. Isso porque, como a modalidade é mediada por tecnologias e não existe um contato direto entre professores e alunos, um cronograma avaliativo bem estabelecido é uma ótima ferramenta para aproximar esses agentes, bem como para auxiliar os educadores na gestão e distribuição de conteúdos.

Para obter os resultados esperados, é imprescindível que a instituição tenha um planejamento bem elaborado de aulas e avaliações. Os processos e critérios utilizados devem ser coerentes com as demandas e estrutura organizacional. Tudo isso pode ser facilitado com o uso de plataformas especializadas em gestão educacional, que otimizam todas as etapas de avaliação, aumentando a produtividade e reduzindo custos da instituição.

Mais do que elaborar, sistemas como o do Prova Fácil Avaliações fazem uso de tecnologia avançada também para as fases de distribuição, aplicação e análise de resultados das provas.  Permitem a organização e a gestão de uma base de conteúdo de maneira inteligente, melhoram a logística de aplicação, garantem maior segurança e confiabilidade nos processos, e sinalizam oportunidades de melhorias. Acima de tudo,  solucionam boa parte de um desafio considerável do EAD: afinal, como elaborar boas avaliações em um contexto tão dinâmico como o online?

Resultados de quem investe

O Prova Fácil Avaliações traz melhorias em vários níveis de atuação da instituição de ensino. Hoje, mais de 50 instituições de Ensino de todo o país utilizam a solução, dentre elas Kroton, PUC, Estácio de Sá, entre outros. Com esta abrangência, já são mais de um milhão de provas geradas todos os anos.

Organizado em cinco módulos principais (Criação de provas; Geração; Aplicação, Correção e Análise de resultados), a solução permite que as instituições de ensino padronizem seus processos avaliativos de acordo com as melhores práticas do mercado, garantindo avaliações melhores e redução de custos. Especialmente no caso de cursos EAD, o Prova Fácil entrega ainda recursos de logística como a gestão de pólos, garantindo que alunos das mais diversas localidades serão avaliados com a mesma qualidade.

Na prática, o sistema  permite à instituição organizar e qualificar seu banco de questões de acordo com sua matriz de referência. O conteúdo, que pode passar por fluxo de aprovação dos coordenadores pedagógicos, fica pronto para a fase seguinte: geração. Nela, é possível gerar os mais diversos modelos de prova (online ou offline) e regras de dificuldade. Em seguida, a aplicação é o ponto chave para a boa organização dos polos, considerando documentos como ensalamento de alunos, locais de aplicação, lista de porta, entre outros.  O Prova Fácil Avaliações permite também um controle de acessos em que cada unidade visualiza somente os documentos e alunos do seu próprio polo, garantindo a confidencialidade no processo. Cada professor pode ser vinculado somente às suas turmas, evitando o acesso aos alunos e correções de outros. Tudo isso para garantir uma gestão muito mais eficiente dos polos, descentralizando o processo para garantir mais agilidade, além da padronização.

Além de todas as significativas melhorias internas, a reputação da instituição também se eleva. Instituições de ensino, especialmente as que ofertam cursos também na modalidade a distância, saem na frente quando oferecem bons serviços e produtos, demonstrando qualidade e inovação na gestão institucional.

Conheça a experiência de nossos clientes com a plataforma

UNIT

A Universidade Tiradentes é reconhecida como a melhor instituição privada de ensino no Nordeste. O grupo possui 5 campi em Sergipe, além de vários polos de ensino a distância em outros estados. Anualmente, são 100 mil provas geradas para mais de 26 mil alunos. Entenda melhor como o Prova Fácil transformou a rotina avaliativa da instituição no vídeo abaixo:

PUC Minas

Tradicional e reconhecida, a PUC Minas atua de maneira integrada e pioneira, inclusive no que diz respeito à adoção do EAD. A instituição já foi eleita inúmeras vezes como a melhor Universidade privada do Brasil. Somando as provas aplicadas para as disciplinas online dos cursos de graduação e pós-graduação, são cerca de 100 mil provas geradas por ano, para 12 mil alunos.

A PUC Minas utiliza o Prova Fácil Avaliações para gerenciar todo o processo de logística, desde o mapeamento da distribuição, até a aplicação e correção, garantindo agilidade no processo. De acordo com Jonas Lachini, professor do Departamento de Matemática e Estatística, todos têm a ganhar com o Prova Fácil. “Para o professor, agiliza o processo de correção de avaliações, facilita o registro da pontuação e disponibiliza a mostra e conferência da prova corrigida para os alunos. Para a instituição, o sistema melhora a transparência do processo avaliativo e garante maior precisão para o registro de resultados acadêmicos”, conta.

Os resultados são unânimes: melhoria na logística de entrega das provas para aplicação e no processo de correção de questões discursivas, eliminando a necessidade de transitar com papel e possibilitando que os professores corrijam as questões a partir de qualquer lugar com um computador com acesso à internet; redução no tempo de correção das provas e no tempo para entregar os resultados aos alunos.

O Prova Fácil é para mim?

Se a sua instituição de ensino lida com grande volumes de informações e quer se destacar no mercado com produtos e processos eficientes, o Prova Fácil é para você! Isso porque a plataforma é multifuncional e oferece ferramentas que auxiliam em todo o processo avaliativo: desde o planejamento das avaliações, passando pela logística de distribuição, aplicação, correção e resultados.

O Prova Fácil Avaliações traz soluções relacionadas tanto ao conteúdo, quanto à gestão dos dados, e atende a demandas de instituições de ensino que trabalham com a modalidade presencial, a distância, ou híbrida.

Algumas dessas funções são ligadas diretamente à rotina do professor, poupando seu valioso tempo, como a diagramação e correção automáticas, também fundamentais para instituições EAD, são relacionadas ao gerenciamento e segurança de dados, como o browser travado durante a aplicação de provas online e a possibilidade de bloqueio de IP, para garantir que o aluno responderá às questões sem consulta e sem burlar sua identidade.

Todas as suas funcionalidades somadas contribuem para um ensino e aprendizagem de maior qualidade, além de garantir segurança e praticidade na execução de cada etapa.

Como implantar o Prova Fácil na minha instituição?

Como todas as mudanças, a implantação de um novo sistema precisa ser bem planejada. Para tanto, é preciso definir bem qual é o perfil e as principais necessidades de sua instituição. Mas não se preocupe: existe uma equipe comercial pronta para prestar consultoria e tirar suas dúvidas para pensar, junto à instituição, quais soluções são mais adequadas para a mesma.

Existe, inclusive, a possibilidade de se realizar um teste piloto na instituição e, uma vez que a solução for escolhida, é feita uma reunião para alinhar as expectativas e, então, desenhar o melhor caminho para a instituição. Aí sim tem início o processo de implantação, onde a equipe do Prova Fácil se reúne com profissionais da instituição para definir as configurações do sistema, operacionalizar o trabalho e treinar o time.

Basicamente, a implantação acontece em 6 passos:

  1. Escolha das soluções ideais ao perfil institucional;
  2. Definição de equipes dos departamentos acadêmico e de TI para acompanhar e validar o processo;
  3. Definição de processos, onde serão estudadas as necessidades para se pensar a melhor forma de configuração do sistema;
  4. Configuração do ambiente, etapa de completa mão na massa. São realizados os primeiros cadastros e a implementação da integração com softwares já utilizados pela instituição. Isso facilita a operação e reduz o esforço de trabalho e o risco de inserir algum dado incorreto.
  5. Treinamento para as equipes;
  6. Primeira aplicação, que é quando a instituição dá início ao processo de automação do seu processo avaliativo.

A assistência é contínua, sempre que houver qualquer dúvida ou obstáculo com o uso do Prova Fácil. Além disso, atualizações sempre que lançadas são disponibilizadas, impedindo que o sistema se torne obsoleto e seja constantemente aprimorado.

Fale com um profissional do Prova Fácil e fique por dentro, agora mesmo, de todas as vantagens que a plataforma traz para seu trabalho e para a instituição como um todo!


Veja mais

Artigos

Avaliação docente: qual sua importância?

Nas instituições de ensino, o mais comum é os alunos serem analisados e receberem uma nota condizente com o conhecimento apresentado. No entanto, a avaliação docente também é fundamental. Por…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?O que é correção automática de provas?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!10 dicas para economizar tempo com a correção de prova

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS