fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tecnologia da informação

Por que as avaliações são parte fundamental da gestão de um EaD?

Parece simples, mas a aplicação de avaliações no EaD exige esforço e dedicação. Por ser uma modalidade diferenciada e que requer a intermediação de tecnologias, as provas devem fornecer uma percepção mais evidente do processo de ensino-aprendizagem. 

O objetivo é entender como está a construção do conhecimento e o envolvimento de alunos, professores e coordenadores. Sem efetivar essa interligação, torna-se mais difícil assegurar a qualidade da educação.

Esses aspectos demonstram parte da importância das avaliações. Ainda há mais o que considerar no EaD. É preciso saber como aplicá-las de maneira eficiente para surtirem efeitos positivos na sua instituição de ensino. Vamos apresentar essas questões neste post. Continue lendo!

A importância das avaliações no EaD

Garantir uma educação de qualidade é uma tarefa complexa. As avaliações ajudam a alcançar esse propósito, porque permitem investigar, analisar e tomar decisões relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem.

Dentro do contexto da educação a distância, a finalidade é igual, mas exige um cuidado ainda maior. Os processos de avaliação precisam ser mais eficientes e adequados ao cenário diferenciado. Somente dessa forma há validação do modelo de ensino.

É preciso entender que a avaliação deve guiar a aprendizagem. Ao considerar as provas como ferramentas de gestão, você visualiza mais do que as notas obtidas pelos estudantes e tem a chance de identificar dificuldades, gargalos, necessidades de revisão de assuntos e mais.

Por isso, o foco agora é a aprendizagem adaptativa. A proposta é considerar as demandas de cada indivíduo para explorar ao máximo seu potencial. No EaD é mais difícil alcançar esse patamar. Ainda assim, é possível por meio de um planejamento bem elaborado.

Nesse cenário, é preciso trabalhar quatro principais aspectos. Eles são:

  • abrangência, isto é, o processo de análise deve envolver diferentes elementos, como instituição, professores, materiais, estudantes e ambientes. Assim, há um alinhamento maior com relação aos objetivos de aprendizagem;
  • uso de ferramentas, a fim de atingir as metas educacionais, inclusive aquelas traçadas em âmbito nacional;
  • foco nas práticas realizadas em sala de aula para saber se o aluno realmente compreendeu o assunto e sua aplicação ao cotidiano;
  • centralização do estudante no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de fazê-lo ser protagonista da construção do conhecimento. Nesse caso, a escola ou universidade tem o dever de fornecer os recursos apropriados para essa autonomia.

Atender a todos esses critérios depende da elaboração de avaliações eficazes. No ensino a distância, é ainda mais difícil devido às diferentes realidades dos estudantes. Cabe ao professor usar uma linguagem intermediária, nem tão fácil que torne o conteúdo desinteressante nem tão complexa para evitar o desestímulo.

Ao encontrar esse equilíbrio, o aprendizado é promovido, com o despertar de prazer e vontade de continuar obtendo resultados.

4 dicas para elaborar avaliações eficientes no EaD

As avaliações no EaD são ferramentas de gestão. Elas sinalizam o que deve ser melhorado na parte de coordenadoria pedagógica e indicam como os docentes precisam agir para atingirem os resultados esperados com os alunos.

Além disso, há quatro boas práticas que ajudam a chegar lá. Quer saber quais são elas? Listamos abaixo!

1. Tenha um banco de questões robusto e parametrizado

O processo de elaboração das questões de prova é maçante e toma horas de trabalho do professor. Por isso, é uma prática comum aplicar os mesmos exames anos a fio, o que facilita  a “cola” dos alunos. Para evitar essas situações, o ideal é ter um banco de questões inteligente.

Isso significa que ele deve ser robusto e parametrizado de acordo com a matriz de conteúdo da instituição. A melhor forma de fazer isso é com um software de gestão de provas, que ainda deve oferecer níveis de dificuldade. 

Assim, as questões são selecionadas de maneira automática e as provas são geradas em poucos segundos. O professor tem o trabalho apenas de verificar se todas as perguntas estão condizentes com o esperado e aprová-las..

Como resultado, todos os docentes da instituição trabalham de forma padronizada, mesmo que as disciplinas ministradas sejam diferentes. Os parâmetros seguidos são iguais e garantem transparência ao processo — medida que evita pedidos de revisão da correção e reclamações.

Mais além, a padronização ajuda a identificar problemas específicos de um aluno ou de uma turma. Ao fazer comparações com outros exames aplicados com o mesmo nível de dificuldade, é possível verificar se o problema está no ensino ou se é necessário oferecer um acompanhamento mais personalizado a um indivíduo ou grupo de pessoas.

2. Estabeleça um workflow de aprovação e revisão das questões

As questões da prova precisam ser bem analisadas para garantir a eficiência das avaliações no EaD. Ao estabelecer um fluxo de revisão, os coordenadores analisam os exames e asseguram que está de acordo com a matriz de conteúdo da instituição.

Além disso, o próprio software de gestão de provas realiza o workflow a partir de diferentes categorias, como: validação técnica, validação de conteúdo, revisão ortográfica e mais. Basta colocar a avaliação na lista de conferência e ela será avaliada. Em seguida, ela segue para aprovação.

Os trâmites são armazenados no sistema para consulta posterior por meio de relatórios. Isso facilita o processo de elaboração das provas e elas podem ser aplicadas com mais frequência. É o que ocorre na Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein.

A instituição utiliza a metodologia Team Based Learning (TBL), que prevê avaliações ao final de todas as aulas. Com a ajuda do software de gestão de provas, os exames são gerados de forma automática e dinâmica, o que faz os estudantes identificarem suas dificuldades de aprendizado. 

Aos docentes, é a oportunidade de verificar gargalos e necessidades de melhorias logo após o conteúdo ser ministrado. Dessa forma, eles podem adequar o ensino conforme ele é aplicado. Ainda que esse exemplo ocorra em âmbito presencial, ele é aplicável ao EaD, da mesma maneira como ocorre no Hospital.

3. Conte com um bom sistema de avaliação online

A complexidade do processo de elaboração de avaliações requer uma tecnologia apropriada. É o sistema de avaliações online — ou software de gestão de provas — que permite gerar questões de forma randômica, elaborar provas diferentes por aluno, classificar as perguntas por nível de dificuldade e mais, conforme destacamos.

Mais que isso, uma solução adequada permite travar o browser para evitar a cola dos alunos. Isso acontece por meio de uma ferramenta, que impede o acesso a recursos do computador não autorizados para uso durante a prova.

Outra funcionalidade relevante é o reconhecimento facial. Com a ajuda dessa tecnologia inovadora, o estudante consegue realizar os exames a distância, sem ocorrência de fraudes e com a possibilidade de atingir resultados mais rápidos.

4. Tenha um sistema que permita a correção automática e online de questões objetivas e dissertativas

A correção automática das avaliações é outro requisito fundamental para a aplicação de provas no EaD. O sistema online realiza essa atividade tanto de questões objetivas quanto discursivas. O processo ocorre da seguinte forma:

  • as perguntas objetivas têm seu gabarito gerado durante a elaboração da avaliação. O sistema faz a leitura automática e identifica aquelas que estão certas e as erradas;
  • as questões discursivas são escaneadas e corrigidas na tela , com indicação de links para complementação das leituras e melhor entendimento das respostas corretas.

Três exemplos de uso desse recurso são a Universidade Tiradentes (UNIT), o Centro Paula Souza e a Universidade Cruzeiro do Sul. A primeira é uma das principais instituições privadas do Nordeste, com mais de 26 mil estudantes. Com cursos EaD e presenciais, são geradas mais de 100 mil provas , sempre de acordo com os parâmetros da instituição.

Os resultados foram a redução de 35% nos custos operacionais no setor de avaliações, redução dos pedidos de revisão de provas e maior dedicação dos professores à elaboração de aulas, que se tornam mais completas. O case de sucesso foi registrado em um vídeo do YouTube, assista:

Já o Centro Paula Souza é uma das maiores instituições de ensino profissional da América Latina. Com presença em mais de 300 municípios do estado de São Paulo, o software de gestão de provas, com a elaboração e a correção automáticas de avaliações, trouxe mais facilidade e praticidade à rotina docente – antes as avaliações eram enviadas pelos Correios!.

O responsável pela aplicação das provas no curso de Formação de Docentes, professor Artur Jovanelli, ainda destaca: “com a avaliação online, temos o resultado imediato e as discursivas são corrigidas com mais facilidade pelos professores”. Isso trouxe ganhos financeiros, porque o processo automatizado deixou de ser feito em planilhas para ser redimensionado.

Por fim, a Universidade Cruzeiro do Sul, que tem o maior EaD do Brasil, aplicou mais de 150 mil provas online. Como? Pelo software de gestão de provas, que padronizou as atividades e trouxe eficiência.

Todos esses casos evidenciam por que as avaliações no EaD são importantes. Agora que você também entenda da relevância, basta aplicar essas práticas na sua instituição de ensino.

Para fazer isso, entre em contato com o Prova Fácil! Preencha o formulário, aguarde o retorno de um de nossos profissionais e veja como mudar a realidade da sua universidade ou escola.

Como acontece a geração de provas e correção automática-01


Veja mais

Tecnologia da informação

Como fazer a gestão do seu EaD com o Prova Fácil?

A administração de qualquer instituição de ensino depende de dados. São eles que direcionam as próximas ações, sinalizam quais práticas pedagógicas são melhores e como a atuação deve ocorrer em…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?BNCC e as avaliações: como adaptar as rotinas?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS