Por que devo adquirir um banco de questões no Ensino Superior?

29 de outubro de 2021
Banco de questões no Ensino Superior

Além de poderem desenvolver provas ricas e criativas, através de um banco de questões no Ensino Superior, os professores podem otimizar o tempo dentro e fora da instituição.

Bastante conhecido por professores, o banco de questões no Ensino Superior tem a função de elaborar listas de provas e exercícios, criando testes inéditos e com baixo nível de cola pelos alunos.

Essa ferramenta é mais utilizada no ensino básico, porém nos últimos tempos, também vem sendo usada no ensino superior. Afinal, a sua eficácia é igual ou até maior nesse nível, já que possibilita o desenvolvimento de avaliações com questões aleatórias que dinamizam  o aprendizado.

Conheça melhor sobre esse recurso lendo o conteúdo de hoje, e descubra por que ter um banco de questões no ensino superior é um ótimo investimento para sua universidade!

O que é um banco de questões?

Um banco de questões é um grande banco de dados onde estão armazenadas centenas (ou até milhares) de perguntas, divididas por disciplinas, séries ou demais subcategorias de temas e divisões pertinentes.

O banco de questões no ensino superior é, portanto, um mecanismo usado tanto por educadores como por alunos que desejam melhorar o seu desempenho, se inteirando de um determinado assunto e ainda ganhando tempo.

O principal objetivo dessa tecnologia é automatizar o desenvolvimento e a criação de simulados, listas de exercícios que formarão provas, tudo de forma ágil e facilitada.

Para que serve um banco de questões?

Através desse método de geração de avaliações, o docente terá a sua disposição variados exercícios com diversos níveis de dificuldade, podendo ser questões de vestibulares, aplicadas no ENEM e em grandes cursos de referência. 

Sendo assim, o professor não necessita se preocupar em elaborar uma questão do zero, já que poderá achá-las com facilidade usando um banco de questões. Ao mesmo tempo, as questões podem ser selecionadas de modo aleatório, gerando agilidade na criação de provas.

Tudo isso contribui para que múltiplas avaliações sejam geradas sobre um mesmo conteúdo, ajudando assim a evitar que os estudantes passem cola durante o exame.

Benefícios de um banco de questões no Ensino Superior

Adquirir um banco de Banco de questões no Ensino Superior pode trazer uma série de vantagens para a instituição. Entre elas, podemos destacar as seguintes:

3.1 Otimizar o tempo de elaboração das suas avaliações

A utilização de um banco de questões no ensino superior é uma forma de conferir eficiência à rotina do profissional de educação, facilitando a sua rotina e otimizando o seu tempo

Através de um software gerador de questões, o professor consegue configurar os temas que deseja lecionar naquela semana, por exemplo, e depois selecionar de maneira automática as questões que quer trabalhar com os estudantes, tudo isso baseado nas diretrizes pedagógicas da IES.

Logo, a facilidade na elaboração de questões contribui para que o trabalho docente seja otimizado. 

Por não ter que elaborar centenas de provas diferentes, com a ajuda dessa tecnologia faz com que o profissional tenha liberdade (e tempo) para cuidar de atividades estratégicas, como planejamento e aperfeiçoamento curricular.

3.2 Garantir qualidade nas suas questões

O trabalho do educador para elaborar provas é grande  e requer inúmeros esforços. Criar uma boa questão pede criatividade, disposição, tempo e revisão das provas já aplicadas anteriormente para prevenir repetições. No início, essa atividade pode demorar, mas o docente consegue contornar a situação.

Contudo, devido o passar dos anos, o professor começa a ter mais dificuldades, principalmente porque ensina sobre o mesmo assunto há muito tempo. 

Assim, elaborar itens novos torna-se um desafio — e é aqui que um banco de questões no ensino superior pode facilitar esse trabalho.

Por meio do ajuste do estilo de prova e dos temas que serão abordados, o docente pode criar exames diferentes ao longo dos anos e assegura que seus alunos sempre tenham exames bem elaborados.

3.3 Adequar-se aos currículos e diretrizes

Quando a IES não possui um sistema de banco de questões, a administração do processo de avaliação fica em uma situação complicada. Sem esse incremento, os professores costumam elaborar avaliações conforme os seus critérios particulares de avaliação.

Isso significa que, na prática, cada educador aplica um formato individual de provas, o que dificulta a análise avaliativa dos resultados dos alunos, deixando margem para as falhas e desconhecimento do público da universidade, ou pior: até inviabilizando qualquer tipo de autoavaliação desses resultados.

Portanto, o ideal nesse caso é adotar um padrão avaliativo, ou seja, uma espécie de manual de elaboração das questões que se baseiem nos critérios pedagógicos, sejam eles do MEC e, principalmente, do próprio centro universitário.

Desse modo, depois de montar um manual de criação de exames, os professores precisam ser capacitados, seguido da explicação do método para os discentes. 

Toda essa série de ações elevam não só a uma mudança de paradigma, mas também a qualidade do processo avaliativo como um todo.

Saiba como o Prova Fácil pode te ajudar a ter um Banco de questões no Ensino Superior

banco de questões no ensino superior

Como vimos, um banco de questões no Ensino Superior é de suma importância para o desenvolvimento da instituição de educação acadêmica. 

Contudo, precisamos pensar na aquisição de um sistema gerador de questões prático, eficiente e que atenda aos requisitos técnicos e pedagógicos da organização de ensino.

Nesse sentido, o sistema Prova Fácil pode ajudar sua IES, já que possuímos um banco de questões completo, com quase dois milhões de questões, contando com questões parametrizadas e matriz de referência. 

Então, se você é coordenador/diretor de uma IES, conheça já o banco de questões do Ensino Superior do Prova Fácil, uma plataforma que ajudará o corpo docente da sua instituição a controlar e organizar a aplicação de provas, possibilitando uma aprendizagem eficaz e a melhoria do trabalho desses profissionais.

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