fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Posts

Como começar um banco de questões com simulados da internet

Quem pensa que passar horas na internet é a mesma coisa que procrastinar indefinidamente está muito enganado. Afinal, para quem sabe aproveitar a ferramenta, a web é um celeiro sem fim de boas ideias, bons materiais e bons conteúdos. Uma forma de se valer das possibilidades da internet é fazer um banco de questões para as próximas provas todo baseado em simulados que você pode encontrar online.

Prepare-se para adentrar em um mundo cheio de possibilidades de questões nas mais vastas áreas do conhecimento, porque simulado é o que não falta por essa internet grande e sem porteiras. Seja de ensino superior, médio, ENEM ou até legislação para carteira nacional de motorista, você corre o risco de se perder (da melhor forma possível) em tanta ideia.

banco de questões

Comece seu banco de questões do básico

Se você está programando suas próximas avaliações e não quer perder tempo procurando questões na internet – de forma até a perder a noção do tempo total gasto online – é preciso começar seu planejamento do básico: qual é a matéria na qual você quer focar? Quais são os assuntos que você está vendo com a turma nesse momento? E, posteriormente, quais das questões sobre esses assuntos, dentro dessa matéria, poderiam caber em uma avaliação da minha instituição de ensino?

Saber peneirar a informação de forma sustentável é preciso, principalmente porque senão você não vai conseguir fechar nenhuma prova, de maneira alguma, dada a vastidão de questões possíveis. E o grande trunfo é entender quais questões de simulados da internet fazem parte da filosofia da sua instituição de ensino e do seu próprio jeito de gerir o conhecimento em sala.

A partir daí, é só escolher questões o suficiente para fazer duas ou mais versões de prova. Assim, pode equilibrar a dificuldade, evitar a cola e ainda ter mais questões no seu banco para uso futuro.

Onde encontrar as melhores questões?

Como falamos no início do texto, são tantos os conteúdos que fica difícil até saber por onde começar. Nossa dica, mais uma vez, é começar pelo básico – não só a criação dos bancos de questões mas, também, a procura delas.

O site Brasil Escola tem uma dinâmica muito legal para a consulta de simulados, que pode facilitar a vida do professor: em sua página destinada a avaliações simuladas, o portal gera uma lista de possíveis provas a partir das disciplinas e linhas de conhecimento. Você (ou até mesmo o aluno, por conta própria) escolhe quantas respostas de cada disciplina quer responder e faz o simulado por conta própria (assim, dá para testar seus próprios conhecimentos ou capacidade de interpretação de texto). Depois, consegue ver os resultados e saber qual foi a porcentagem de acerto.

A parte boa de portais como esse é que as questões são identificadas por instituição onde foi aplicada pela primeira vez, além de mostrar os resultados corretos após a feitura da prova. Assim, você também consegue o gabarito das questões e se ajuda a gastar menos tempo na próxima correção avaliativa.

banco de questões


Veja mais

Materiais

[Checklist] da Transformação Digital na Educação

Esse post é um trecho do Checklist da Transformação digital, um material que mostra como os setores – seja da Educação Básica ou Supeior – precisam se atentar se quiser adentrar…

Materiais

[Infográfico] História das avaliações: de onde surgiram?

Esse post é um trecho do Infográfico História das Avaliações, um material que mostra um apanhado histórico das avaliações no Brasil e no mundo até a atualidade, bem como sua importância…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS