fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tutoriais

Bloqueio de IP: como organizar a logística de aplicação das suas provas online

É certo que com o crescimento exponencial da modalidade EAD no Brasil, bem como a adoção do ensino híbrido por parte de várias instituições, a aplicação de provas online passou a ser não só uma solução, mas também um grande benefício ― tanto para quem aplica como para quem a realiza.

É claro que essa crescente nas modalidades a distância, trouxe também preocupação quanto aos formatos de avaliações: como fazer? É seguro? Existem ferramentas capazes de assegurar a realização do exame? Como fica a logística nos polos de ensino?

Nesse sentido, as empresas de tecnologia responsáveis por esse setor têm buscado inovar, visando tornar a aplicação dos exames online tão segura (ou mais) quanto a presencial. E é aqui que mais uma vez o Prova Fácil sai na frente com a função de Bloqueio de IP!

Como funciona o bloqueio de IP

Essa função permite às instituições limitarem que seus alunos façam os exames online somente dentro da instituição, objetivando não só a confiabilidade dos resultados, mas também a solidez do processo, visto que os laboratórios dos polos oferecem internet estável e computadores preparados para tal.

Como é feito

O bloqueio é feito através do menu Configurações > Parâmetros > Faixa de IPs permitidos, lá é possível adicionar as faixas permitidas, sendo que todas as outras ficam bloqueadas para a realização das provas. Aqui é importante ressaltar que os alunos continuam tendo acesso ao sistema e a todas as outras funcionalidades, o impedimento é só para a realização das avaliações.

Benefícios dessa função

  • Segurança

Como já dissemos anteriormente, quando o aluno faz as avaliações dentro do polo da instituição ao invés de sua própria casa, além de inibir possíveis colas a instituição também garante a estabilidade do processo ― isso inclui internet estável, computadores de qualidade, ambientes confortáveis e controlados. Além disso, há também a possibilidade do uso do Browser travado ― efetivando ainda mais a idoneidade dos exames.

  • Logística

A otimização do uso das salas é, sem dúvida, um dos maiores benefícios. Restringir a aplicação das provas a um ou dois laboratórios do polo, por exemplo, faz com que as demais salas fiquem livres aos alunos que não estão fazendo os exames, mas que precisam utilizar o computador; facilita aos alunos que serão avaliados estarem presentes em um laboratório que esteja preparado excepcionalmente para isso; além, é claro, de evitar a ociosidade dos laboratórios.

  • Autonomia do cliente

O bloqueio de IP não é uma customização do software e sim uma de suas várias funções. Desta forma, o usuário pode fazer esse bloqueio de forma fácil e depois desfazê-la, mas é claro que, caso precise, ele pode e deve sempre contar com o auxílio do time de Suporte do Prova Fácil.

bloqueio de ip

 


Veja mais

Tecnologia da informação

Como fazer a gestão do seu EaD com o Prova Fácil?

A administração de qualquer instituição de ensino depende de dados. São eles que direcionam as próximas ações, sinalizam quais práticas pedagógicas são melhores e como a atuação deve ocorrer em…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?BNCC e as avaliações: como adaptar as rotinas?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS