• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tutoriais

Bloqueio de IP: como organizar a logística de aplicação das suas provas online

É certo que com o crescimento exponencial da modalidade EAD no Brasil, bem como a adoção do ensino híbrido por parte de várias instituições, a aplicação de provas online passou a ser não só uma solução, mas também um grande benefício ― tanto para quem aplica como para quem a realiza.

É claro que essa crescente nas modalidades a distância, trouxe também preocupação quanto aos formatos de avaliações: como fazer? É seguro? Existem ferramentas capazes de assegurar a realização do exame? Como fica a logística nos polos de ensino?

Nesse sentido, as empresas de tecnologia responsáveis por esse setor têm buscado inovar, visando tornar a aplicação dos exames online tão segura (ou mais) quanto a presencial. E é aqui que mais uma vez o Prova Fácil sai na frente com a função de Bloqueio de IP!

Como funciona o bloqueio de IP

Essa função permite às instituições limitarem que seus alunos façam os exames online somente dentro da instituição, objetivando não só a confiabilidade dos resultados, mas também a solidez do processo, visto que os laboratórios dos polos oferecem internet estável e computadores preparados para tal.

Como é feito

O bloqueio é feito através do menu Configurações > Parâmetros > Faixa de IPs permitidos, lá é possível adicionar as faixas permitidas, sendo que todas as outras ficam bloqueadas para a realização das provas. Aqui é importante ressaltar que os alunos continuam tendo acesso ao sistema e a todas as outras funcionalidades, o impedimento é só para a realização das avaliações.

Benefícios dessa função

  • Segurança

Como já dissemos anteriormente, quando o aluno faz as avaliações dentro do polo da instituição ao invés de sua própria casa, além de inibir possíveis colas a instituição também garante a estabilidade do processo ― isso inclui internet estável, computadores de qualidade, ambientes confortáveis e controlados. Além disso, há também a possibilidade do uso do Browser travado ― efetivando ainda mais a idoneidade dos exames.

  • Logística

A otimização do uso das salas é, sem dúvida, um dos maiores benefícios. Restringir a aplicação das provas a um ou dois laboratórios do polo, por exemplo, faz com que as demais salas fiquem livres aos alunos que não estão fazendo os exames, mas que precisam utilizar o computador; facilita aos alunos que serão avaliados estarem presentes em um laboratório que esteja preparado excepcionalmente para isso; além, é claro, de evitar a ociosidade dos laboratórios.

  • Autonomia do cliente

O bloqueio de IP não é uma customização do software e sim uma de suas várias funções. Desta forma, o usuário pode fazer esse bloqueio de forma fácil e depois desfazê-la, mas é claro que, caso precise, ele pode e deve sempre contar com o auxílio do time de Suporte do Prova Fácil.

bloqueio de ip

 


Veja mais

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Por que a transformação digital no Ensino Superior é um caminho sem volta?Importância de um software para elaborar prova nas instituições de ensinoSoftware para elaborar prova: o que é, e tudo o que ele pode fazer pela sua Instituição!Como fazer um processo seletivo? Veja o passo a passo completo!O que os profissionais de tecnologia e educação esperam para 2019?Aprovação de Agendamento em Lote: saiba como fazer

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS