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Tecnologia da informação

Como a Aprendizagem Adaptativa pode ajudar a sua instituição de ensino?

Não existe mais forma alguma de dissociar educação de qualidade e tecnologia – e os alunos buscam, cada vez mais, instituições que supram suas necessidades de aprendizado com plataformas interativas e ensino de qualidade. Por isso, a aprendizagem adaptativa é um conceito que chega com força ao modo de educar do século XXI, após ser lançado nos EUA com o nome de “iLearn”. Ambientes adaptativos, em geral, trazem formas reais e acessíveis de diagnosticar o nível de aprendizado de diversos alunos.

O ambiente adaptativo, que é 100% virtual, tem como objetivo mapear os pontos fracos do aprendizado em cada disciplina, através do desempenho dos alunos. Esse tipo de plataforma pode ser usada durante e após as aulas, fazendo com que a absorção dos conteúdos ministrados pelo professor seja potencializada com essa ajuda tecnológica.

Além disso, com a aprendizagem adaptativa é possível que a escola, em diversos níveis hierárquicos, monitore os níveis de aprendizado de alunos: de professores a diretores, todos têm acesso às necessidades individuais de cada um. A plataforma também chega em casa, com os pais podendo ter acesso ao desempenho de seus filhos, tornando a relação família-escola ainda mais estreita do que ela costuma ser.

O que isso significa para escola? Novas formas de diversificar o aprendizado e expandir o acesso ao conhecimento personalizado para seus estudantes – e, também, mais empoderamento às instituições que querem usar o ensino adaptativo para aulas específicas de ambiente online, como na modalidade de ensino à distância.

A aprendizagem adaptativa no ensino fundamental e médio

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Ao ter uma ferramenta como essa as instituições de ensino fundamental e médio poderão elevar a qualidade do seu serviço e mostrar com clareza se suas atividades atingem os parâmetros mínimos exigidos pelo MEC. Além disso, com a possibilidade de diversificação de conteúdo, os professores do ensino fundamental e médio podem participar ainda mais da construção do aprendizado, o que gera grande empatia pelo objetivo comum da escola, e, principalmente, refaz a autoestima às vezes perdida pela extensa jornada de trabalho.

No Ensino Médio, muitas instituições fazem de tudo para que seus alunos estejam extremamente preparados para a vida no Ensino Superior. No entanto, algumas ferramentas podem – e devem – ser utilizadas muito antes para que os estudantes debutem no Primeiro Ano do Ensino Médio já com uma boa base para enfrentar os três últimos anos de escola básica.

Uma dessas saídas é optar pelo ensino adaptativo ainda no Ensino Fundamental. A plataforma, que é gerenciada de maneira online, pode ser de grande valia para que os professores meçam o desenvolvimento das suas turmas logo na quinta série – e, assim, facilitar o caminho dos alunos até o vestibular muito antes do terceiro ano, que é quando a preocupação com as universidades atinge em cheio os estudantes.

Uma instituição que utiliza o ensino adaptativo já nas suas séries mais primárias consegue mostrar à sociedade resultados valiosos do seu esforço, justamente porque a plataforma mapeia de forma assertiva dificuldades e necessidades das mais diversas turmas.

Funciona assim: com a plataforma de aprendizagem adaptativa em mãos, cada aluno pode mostrar ao professor o que realmente gera nele a dificuldade de entendimento ou aquilo que, ao contrário, o faz se engajar melhor na matéria dada. Os níveis de aprendizado individuais são todos monitorados de perto pelo corpo docente, o que permite que os professores das próximas séries continuem acompanhando o desenvolvimento dos alunos a partir dessa ferramenta.

As escolas precisam, mais do que nunca, começar a perceber as tecnologias disponíveis para a área de educação como fortes aliadas do processo. Muitas ainda enxergam possibilidades como o ensino adaptativo como “coisas do futuro”, inovações distantes. No entanto, não é assim que funciona: alunos, instituições e professores clamam por melhorias e otimizações de processo há muito tempo – e necessitam de reformas básicas na educação.

A adoção da aprendizagem adaptativa, o quanto antes, pode ser uma boa resposta a essa necessidade. Principalmente porque ensino personalizado, que é justamente o que a ferramenta produz, está cada vez mais virando palavra de ordem no consumo de educação.

A aprendizagem adaptativa no ensino superior

Quando as IES investem em uma plataforma desse calibre elas estão mostrando que não só podem, como devem, mensurar o real nível dos alunos que vão se formar dentro de pouco tempo. Uma grande verdade é que alguns dos testes feitos para atingir essa métrica não são 100% eficientes, já que envolvem fatores emocionais dos alunos. Isso, porém, não acontece quando o ensino adaptativo entra em jogo, já que o desempenho do aprendizado pode ser visto semestralmente através da plataforma.

Em linhas gerais, tecnologias como a aprendizagem adaptativa surgem para nos mostrar que é possível superar a desvalorização do ensino dentro do território brasileiro. Basta abrir os olhos e o coração para as novas tecnologias que estão à disposição no país.

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