COMO A TECNOLOGIA PODE MELHORAR O MARKETING DA SUA INSTITUIÇÃO

20 de novembro de 2014

A maioria dos conteúdos do nosso blog, de uma forma ou de outra, acabam caindo no assunto “tecnologia”. De forma direta ou indireta estamos sempre citando este termo, afinal, ele fala sobre as mudanças pelas quais a sociedade vem passando. No ambiente educacional esta é uma realidade que ainda precisa ser disseminada. Os profissionais da educação já estão percebendo a importância que as facilidades tecnológicas proporcionam, mas hoje vamos falar dos benefícios que esses recursos propiciam ao marketing, especificamente.

Nenhuma instituição atual sobrevive sem o marketing, bem como o marketing também não tem muita saída sem o auxílio da tecnologia. Trata-se de um ciclo comum, onde os avanços tecnológicos são constantes e acompanhá-los é a melhor opção para quem quer otimizar tempo, promover inovações e entender tendências. A tecnologia da informação é uma das grandes aliadas das empresas, sejam elas de quais segmentos forem. Sendo assim é uma facilitadora também para as instituições, que têm seus arquivos organizados de forma mais sistêmicas e facilitam a promoção de campanhas e ações publicitárias.

Os recursos tecnológico disponíveis permitem aos administradores e demais profissionais envolvidos no processo aumentar as chances de sucesso de seus projetos. Promover uma instituição requer técnicas e habilidades, bem como o auxílio de recursos tecnológicos. E, mais que isso, tais recursos podem ser meios de facilitar o aprendizado dos alunos, otimizar a dinâmica de ensino, facilitar o trabalho dos professores e, com isso, promover o marketing de forma indireta.

Como usar a tecnologia a favor do marketing

A inserção de novas tecnologias ao ambiente educacional só depende dos profissionais envolvidos, e aqueles que insistem em resistir às inovações, que atribuem ao conhecimento acumulado todo mérito para bons resultados obtidos pelas escolas, estão condicionados a trabalhar sempre em situação mediana. Pesquisadores trabalham justamente para oferecer mais possibilidade e, principalmente, praticidade ao dia-a-dia das pessoas – e, sendo assim, porque não levar isso para dentro das escolas?

A tecnologia precisa começar a ser vista como uma aliada nas escolas e, consequentemente, passar a ser usada em todos os âmbitos, inclusive no que diz respeito aos setores administrativos, de marketing e pedagógico. Os profissionais que fazem a escola caminhar precisam renovar suas ideias e ficar atentos às novas tendências. E, sim, a concorrência existe e também precisa ser analisada, pois provavelmente já estão percebendo tais necessidades, se já não estiverem utilizando esses recursos para promover suas instituições.

E, acredite, não estamos falando em algo distante da sua realidade: basta fazer uma pesquisa simples e básica para descobrir um mundo de oportunidades.

E aí, o que acha de pensar fora da caixa?

Confira nosso “Guia – Como escolher tecnologias para sua Instituição?”