Como ajudar seu aluno a escolher o melhor ensino superior ao seu alcance

19 de junho de 2015
ensino superior especialização prova fácil

Mais que uma boa pontuação no vestibular, outras dúvidas rondam a cabeça dos alunos nesse período. A escolha da melhor faculdade é uma delas. Qual a que oferece o melhor custo x benefício? Qual possui a melhor grade curricular e corpo docente? Escolher entre a faculdade na cidade onde vive ou buscar novos horizontes? É um verdadeiro mundo que se abre para os estudantes, que precisam de apoio e orientação nesse período.

Nesse meio de campo, as escolas podem ajudar seus alunos nessa tomada de decisão. Uma das formas é a disponibilização do ranking das melhores faculdades de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Essa lista é atualizada anualmente e pode ser consultada diretamente no portal do Ministério e em diversos guias para estudantes.

São muitos os quesitos que elevam a pontuação de uma faculdade. Por exemplo, o número de professores com mestrado e doutorado. O currículo dos professores é importante, mas a experiência deles no campo de atuação é decisiva para o estudante. A escola pode promover ainda palestras e encontros de grupos com professores universitários e especialistas para explicar as áreas de atuação. Alunos e ex-alunos também são importantes fontes de consulta, para saber o que acharam do ensino, como foi a vida acadêmica, a receptividade do mercado de trabalho e até dicas de como se adaptar às atividades curriculares.

Essas, por sua vez, definem bem como será o curso e a cara da faculdade. O ensino superior não está fechado apenas à grade curricular proposta pelo MEC. Universidades têm autonomia para elaborar um quadro com disciplinas extracurriculares, optativas e programas de intercâmbio. Veja quais podem oferecer um programa mais atrativo e conectado à realidade dos alunos.

Outro passo para escolha é a visitação das instituições pretendidas. Veja como é a estrutura oferecida, biblioteca, salas, laboratórios e espaços que são fundamentais para muitos cursos, como hospital, no caso de medicina fundamental para muitos cursos. E se depois de iniciar os estudos sentir que não foi a área certa, não se desespere. Muitas instituições permitem a transferência de curso com equivalência de matérias e você pode se programar melhor para colocar o conteúdo do novo curso em dia.