Como Aumentar a Participação dos Pais na Escola?

6 de outubro de 2017

Ao longo das últimas décadas o tempo para acompanhar a vida escolar dos filhos tornou-se escasso e muitos pais se ausentaram em tarefas que apoiavam os alunos no ambiente de sala de aula, como a ajuda na hora de realizar as tarefas, conversas sobre o cotidiano da escola e o acompanhamento da evolução do aprendizado. Algumas pesquisas comprovam essa mudança no comportamento dos pais, que passaram a delegar exclusivamente à escola o papel da educação de seus filhos.

No texto de hoje vamos mostrar por que é importante fazer com que os pais de seus alunos participem do dia a dia da escola e como estreitar essa relação. Confira!

Por que trazer os pais para dentro da escola?

Uma pesquisa do movimento Todos pela Educação ajuda a esclarecer essa mudança no envolvimento dos pais ao longo dos anos. Conforme o levantamento, apenas 12% deles se mostraram comprometidos com a educação dos filhos. Isso significa que a maioria se informa sobre a proposta de ensino da escola, observam a frequência de seus filhos, respeitam suas opiniões e mantém contato com a escola sobre o desenvolvimento do estudante.

O levantamento dividiu o grau de envolvimento dos pais com a educação de seus filhos em cinco: comprometidos (12%), envolvidos (25%), vinculados (27%), intermediários (17%) e distantes (19%). E a conclusão é de que a maior participação dos pais nos assuntos escolares é fundamental para o desempenho escolar. A coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, afirma que os que têm perfil mais envolvido acreditam que o estudo pode garantir uma vida melhor.

Criar canais para aumentar a participação dos pais na escola

De acordo com a pesquisa, um dos motivos apontados pelos pais “distantes” pelo pouco envolvimento escolar de seus filhos é a “falta de tempo”. Com uma rotina corrida e uma série de atividades entre a casa e o trabalho, muitas vezes os pais negligenciam o cuidado e a participação na vida escolar das crianças. Uma das alternativas capazes de integrar mais os pais à vida escolar é investir na criação de canais de comunicação entre a família, os professores e os coordenadores pedagógicos.

Algumas ferramentas tecnológicas podem facilitar esse contato e permitir maior envolvimento dos pais com questões como notas e frequência dos filhos, além de normas, circulares e outras questões financeiras. No entanto, o envolvimento do pai com a escola não pode ser só virtual.

É importante estabelecer cronogramas de reuniões presenciais (e que os pais se programem para isso) e incentivar eventos que chamem a família para o espaço escolar – com apresentações, mostras e estímulo à convivência entre as diferentes famílias que fazem parte da comunidade escolar.

Cinco dicas para passar aos pais

1) Estimular as habilidades dos alunos

Incentivar valores como a curiosidade e a resiliência são fundamentais para que o aluno se dê bem na escola e leve o aprendizado de casa para a sala de aula.

2) Colocar a educação escolar no dia a dia

É essencial reservar parte do dia para acompanhar o que acontece na escola do filho. Conversar sobre o que aconteceu no dia, os aprendizados e as inquietações é parte do processo

3) Valorizar o professor e a leitura

Bons hábitos começam em casa. Uma criança que cresce em um lar que respeita e valoriza o docente e que vê o hábito diário de leitura dos pais têm tendência maior a desenvolver esses hábitos e valores.

4) Apoiar o protagonismo do aluno

Incentivar que os filhos deem suas opiniões e ouvir o que eles têm a dizer. Acredite, isso é uma receita infalível para que ele estimule o protagonismo, seja mais participativo em sala de aula e se torne um adulto crítico.

5) Ampliar o universo cultural e esportivo

Incluir programas culturais e ao ar livre na programação do tempo livre  é importante tanto para que seu filho aprenda a viver a rotina da cidade quanto para se divertir enquanto desenvolve o senso crítico ao assistir uma peça de teatro, por exemplo. O aprendizado acontece de várias formas diferentes, o importante é estimulá-lo a querer sempre mais.

Pais participativos são fundamentais especialmente para valorizar o papel dos professores. É a visão dos pais sobre esses profissionais que constrói o respeito e admiração que são tão importantes. Já compartilhamos por aqui outras formas de valorizar o professor. Confira!

Quais ações você e sua Instituição de Ensino utilizam para atrai os pais para dentro da escola? Deixe nos comentários para que possamos compartilhar conhecimento.