Como criar avaliações no Prova Fácil Escolas através do Banco de Questões?

20 de agosto de 2021

O Prova Fácil Escolas veio para revolucionar a forma de fazer provas no Ensino Básico. São diversos os benefícios de utilizar nossa solução no seu colégio. Além de toda a facilidade de criar avaliações, clientes Prova Fácil Escolas ainda contam com um banco de questões compartilhado, constantemente alimentado.

Nesse texto a gente te ensina como criar uma prova com questões desse banco de questões. Confira abaixo o passo a passo:

1- Na Visão Geral, clique em Criar avaliação.

2- Acrescente o nome da avaliação e as instruções da aplicação

O nome te ajudará a encontrar esta avaliação futuramente. 

Deixamos sugerido algumas instruções, mas você pode editá-la e torná-la padrão de acordo com as orientações da sua escola. 

Uma dica é padronizar na sua Instituição essas instruções, incluindo o tempo de prova e as regras para anulação da prova.

release-1

3- Clique em Nova Questão para criar uma questão inédita, ou em Banco de Questões para acessar o nosso banco de questões compartilhado. Hoje ficaremos com essa segunda opção, ok? Para conferir como cadastrar questões inéditas, clique aqui.

release-2

4- Preencha os dados de pesquisa para achar questões que se enquadram na sua demanda. Você pode pesquisar por palavras-chave , tipos – discursiva ou objetiva , dificuldades e, principalmente, marcadores. Nesse campo, busque pela série, disciplina, temática, habilidade ou qualquer outro indício que possa te levar às opções de questões disponíveis. 

release-3

5- Aparecerão as questões que se enquadram aos critérios preenchidos. No botão de Visualizar, você pode ver a questão completa. Já no botão de +, a questão é adicionada à sua avaliação.

Você pode selecionar as questões e voltar na aba “Buscar questões” a qualquer momento para fazer uma nova busca. As questões marcadas anteriormente não serão desmarcadas.

release-4

6- Na aba “Questões Selecionadas”, você pode revisar suas seleções e concluir esse processo clicando no botão “Adicionar Questões Selecionadas”.

release-5

7- Se necessário, repita esse procedimento até sua avaliação estar completa.

8- Como padrão, o valor de cada questão será de 1,00 ponto. Para alterar, basta inserir um novo valor no campo referente e clique em Salvar no canto superior direito.

release-6

E está pronta sua avaliação!

Vale lembrar que você ainda pode visualizar, editar as questões, randomizar as alternativas e incluir anexo.
Fique de olho nos nossos conteúdos e siga a Prova Fácil nas Redes Sociais que mais tutoriais serão publicados.