• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Vida de professor

Como e por que liberar notas automaticamente?

Ser uma instituição com boa reputação no mercado e respaldo dos alunos é tarefa árdua e construída nos pequenos detalhes. Seja na infraestrutura dos campi, laboratórios e bibliotecas, seja na seleção dos melhores professores do mercado ou mesmo nas notas das avaliações externas, como ENADE. Entre os detalhes que fazem a diferença, aparecem sempre os cuidados com a transparência dos processos. Garantir clareza sobre o que é feito na instituição e como isso afeta os estudantes é, com certeza, um dos pilares para uma boa avaliação institucional.

Neste caminho, o cuidado com as avaliações das instituições é fundamental. Afinal, elas são documentos e devem ser tratadas como tal. São elas que qualificam um aluno ao progredir em um curso e, por isso, pedem um tratamento com clareza e presteza.

Além do cuidado em gerar avaliações que cobrem os conteúdos que são exigidos pela matriz curricular da instituição, uma outra parte fundamental do processo é a liberação ágil das notas dos alunos — que beneficiam principalmente os alunos — a razão da sua instituição existir, não é mesmo?

Os alunos ganham

O uso de tecnologias educacionais por si só já é uma boa forma de aproximação com os alunos, afinal, elas fazem parte do universo deles. No caso da correção e liberação automática das notas, o ganho para os alunos se dá por vários motivos.

O primeiro deles é que, como o professor poupa bastante tempo com a correção, esse tempo pode ser direcionado à revisão de matéria junto aos alunos. Ao devolver avaliações já comentadas e direcionadas para revisão, o professor permite que o aluno aprenda duas vezes, entendendo melhor onde ocorreu o seu erro e como poderia melhorá-lo. Ainda, com o relatório de feedback, o aluno tem uma noção maior de seu desempenho e de quais pontos precisam ser trabalhados.

Outro motivo é que diminui a ansiedade para receber as notas, uma vez que elas são disponibilizadas imediatamente no sistema. Desta forma, os alunos conseguem organizar o cronograma correto para reforçar as matérias que passaram e se prepararem para as disciplinas que estão por vir.

O professor ganha

A tecnologia é uma importante aliada de professores e alunos em vários momentos, e na hora de distribuir as notas não é diferente! Muito mais do que isso, todo o processo avaliativo se torna mais otimizado e seguro quando se faz uso de um sistema digital focado em gestão educacional: poupa-se tempo e esforço do professor, e todo mundo sai ganhando.

Todas as etapas de elaboração de uma prova exigem tempo dedicado dentro e fora da sala de aula. Selecionar as questões, diagramar, corrigir e dar feedback das notas aos alunos não são tarefas simples, mas que, graças ao desenvolvimento de tecnologias educacionais, já podem ser simplificadas — e muito!

Como funciona

O Prova Fácil, utilizado por mais de 50 mil professores no Brasil, é uma plataforma que auxilia o professor a cumprir suas funções e a organizar a gestão das informações de seus alunos, turmas e avaliações. Com inúmeras funcionalidades, que vão desde a correção automática de questões objetivas até relatórios de desempenho, o sistema otimiza e facilita a vida dos professores tornando tudo mais simples, rápido e seguro.

Aqui vão outras vantagens, para além da correção e distribuição das notas:

Banco de questões

O sistema disponibiliza questões da internet com uma curadoria já feita e você pode ter acesso a bancos compartilhados de outros professores do Brasil inteiro. Essa troca de conteúdos e materiais contribui para o aumento do repertório dos professores, bem como viabiliza um intercâmbio de experiências entre os professores usuários da plataforma.

Diagramação automática

Não é mais preciso se preocupar com a diagramação, ela também é feita automaticamente. Ou seja, chega de passar horas no editor procurando uma boa disposição gráfica das questões!

Relatórios

De turmas ou individuais, o Prova Fácil fornece estatísticas de resultados, acertos e erros de questões. Essa é uma boa ferramenta para estreitar a relação com os alunos, fornecer feedbacks mais completos e verificar quais conteúdos precisam de maior revisão.

Já dá pra imaginar quanto tempo do professor é poupado, né? Essas horas economizadas podem ser melhor aproveitadas dentro de sala de aula ou para o descanso do profissional. Esse sistema de gestão acompanha o professor durante todo o processo avaliativo, desde a etapa de elaboração até a de resultados.

Além de ganhar tempo, toda a gestão de notas e provas fica mais dinâmica, já que os dados ficam salvos na plataforma. Chega de papelada para cima e para baixo. Ou seja, toda a rotina se transforma e ainda existe economia de recursos, de tempo e de desgaste físico e psicológico.

E a instituição ganha

Com professores e alunos ganhando, o resultado para a instituição também só pode ser positivo! Afinal, com profissionais com a rotina otimizada e estudantes apresentando melhores desempenhos, a tendência é que os índices da escola sejam crescentes. Sem falar na economia financeira, já que várias horas extras serão poupadas com o auxílio da tecnologia, não é mesmo?


Veja mais

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Por que a transformação digital no Ensino Superior é um caminho sem volta?Importância de um software para elaborar prova nas instituições de ensinoSoftware para elaborar prova: o que é, e tudo o que ele pode fazer pela sua Instituição!Como fazer um processo seletivo? Veja o passo a passo completo!O que os profissionais de tecnologia e educação esperam para 2019?Aprovação de Agendamento em Lote: saiba como fazer

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS