Veja como economizar recursos usando o Prova Fácil

2 de outubro de 2018

A sustentabilidade é um assunto sempre em pauta nas escolas de ensino básico e médio. Não a toa, elas são responsáveis pela formação de crianças e adolescentes e, mais do que ensinar, elas fazem parte de um importante período na vida desses jovens, atuando como instrumento formativo de conhecimento, personalidade e senso crítico. Sabendo disso, o período escolar é, sem dúvida, um dos melhores momentos para incutir nos jovens a urgência por pautas de sustentabilidade e economia de recursos.

Dessa forma, por que não abordar esse tema durante a aplicação das provas? Hoje contamos com diversas ferramentas avaliativas que podem substituir ou, pelo menos, diminuir a quantidade gasta de papel durante as avaliações.

No aplicativo do Prova Fácil, por exemplo, é possível imprimir os gabaritos em papel A5 e assim gastar a metade de papel que normalmente seria gasto para a impressão dos gabaritos. Para isso é preciso que a impressora ofereça suporte a impressão em papel A5. Se esse for o caso da sua instituição, basta configurar (no momento da impressão) para que isso aconteça! Assim, para avaliar uma sala de 40 alunos, você vai precisar de 40 folhas A5, o equivalente a apenas 20 folhas A4. Essa funcionalidade é especialmente válida para escolas públicas que utilizam o aplicativo, afinal, além do interesse em economizar, sabemos da escassez de recursos que elas são submetidas.

Novas formas de avaliar: economia de tempo e de recursos

Além da impressão em folha reduzida, o Prova Fácil possibilita a aplicação de exercícios de maneira totalmente online, descartando assim o uso de papel e outros materiais envolvidos no processo tradicional de avaliação. Os professores podem enviar exercícios ao seus alunos e turmas por e-mail. E ao realizá-los, o próprio aplicativo faz a correção automática das respostas e exibe instantaneamente a nota ao aluno. Já para o professor, além do ganho de tempo que seria investido na correção, ele passa a ter acesso também a relatórios com base no desempenho desses alunos. Bacana, não é mesmo?

Que tal conhecer outros apps para otimizar sua rotina e ajudar a sua instituição a economizar?