Como elaborar boas questões de prova: 10 sites pra te ajudar

27 de novembro de 2014
como elaborar boas questões de prova

O processo de avaliação dos alunos através de provas exige do professor muito mais do que se pode imaginar.  Planejar, criar, aplicar, corrigir, reavaliar, lançar notas… o processo é longo e demorado. Se você é professor, conhece bem esta rotina e sabe que estruturar a prova alinhada com o conteúdo apresentado em sala de aula requer estudo e pesquisa. É neste cenário que os simulados podem ser bons aliados dos professores, principalmente se estes puderem contar com recursos tecnológicos mais avançados: aí, a otimização do tempo e os resultados obtidos são ainda melhores.

como elaborar boas questões de prova

Os simulados são excelentes ferramentas tanto para preparar seus alunos (proporcionando mais conhecimento e autocontrole para a hora da prova) quanto para ter um acervo de questões que vão contribuir diretamente para provas futuras aplicadas a novas turmas. Neste último caso, o uso da tecnologia a seu favor otimizará ainda mais o seu trabalho. Estamos falando de plataformas ou estruturas online que abrigam estas questões e, quando você precisar delas novamente, é possível até mesmo encontrá-las por matéria, grau de dificuldade, etc.

Através da internet é possível encontrar diversos modelos de simulados que podem te ajudar a construir uma prova bem elaborada e fundamentada em testes relevantes, como ENEM, vestibulares e concursos. Para te ajudar a encontrar os melhores sites para baixar os simulados, preparamos uma lista com 10 opções para você:

  1. Guia do Estudante
  2. Seja Bixo
  3. Uol
  4. Blog do Enem
  5. TechTudo
  6. Trainning
  7. Brasil Escola
  8. Enem Dicas
  9. Info Enem
  10. Super Downloads

Através destes sites é possível ter acesso a edições anteriores dos simulados de algumas provas de grande repercussão, principalmente o ENEM. Se você ainda está em dúvida quanto à utilização deste recurso na hora de elaborar suas provas, faça um teste em sala de aula antes. Use as questões para grupos de discussão dentro e já crie uma familiarização dos alunos com estas estruturas de enunciados. Quando estiver mais seguro, vá incluindo este conteúdo em suas provas.

Se engana quem acredita que os professores param de estudar algum dia na vida: pelo contrário, precisam estar sempre se reciclando e buscando inovações para levar conhecimento à sala de aula. Então, se você também acredita que novidades, principalmente tecnológicas, precisam ser inseridas nas instituições de ensino, explore mais as informações disponíveis na internet. Depois é só filtrar o que for válido para você e seus alunos. Eles vão aprender muito mais e seu esforço para isso vai ser melhor direcionado.

melhores métodos de estudo