fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais

Como elaborar itens que mostram os gaps de aprendizagem dos alunos

A diferença de aprendizagem é muito comum nas salas de aula. Há sempre aqueles que compreendem o conteúdo com mais facilidade e outros que precisam de mais estímulos para isso. Cada indivíduo possui mecanismos próprios de aprendizagem e cabe aos professores observar se a turma está nivelada. Os gaps de aprendizagem são extremamente prejudiciais tanto individualmente quanto para o grupo. É preciso avaliar constantemente como a turma se porta para entender as sutilezas entre os alunos.

Para isso, é necessário que a turma seja avaliada constantemente, com observação minuciosa dos resultados para mapear as deficiências individuais e coletivas. Temos por hábito aplicar provas apenas em períodos especiais do ano letivo, deixando de lado o processo cotidiano de aprendizagem. A função das avaliações é sustentar e orientar o processo pedagógico, alimentado pelo feedback dado pelos alunos.

Para auxiliar o professor na elaboração de itens que mostrem os gaps de aprendizagem entre os alunos, separamos algumas dicas:

  1. A avaliação continuada é um processo que leva em conta as atividades feitas em sala de aula. Não fará sentido para o aluno passar por avaliações bimestrais ou semestrais sem a oportunidade de corrigir ao longo do período letivo as falhas de aprendizagem. Para além das avaliações já programadas no calendário escolar, invista em dinâmicas de grupo, debates, trabalhos individuais e de grupo, ou pequenos quinzes após a matéria para saber como a turma absorveu o conteúdo;
  2. Utilize sistemas correção automática de provas, como o Starline SPG APP. Com ele, é possível corrigir via tablet ou smartphone os testes aplicados, gerando automaticamente as estatísticas da turma. Com uma correção mais precisa e dinâmica, o professor terá mais tempo para sanar as dúvidas da turma;
  3. Na hora de elaborar a prova, levem em consideração a importância de questões específicas para cada turma, sempre se perguntando se o enunciado é claro e objetivo, se corresponde ao que o professor realmente quer saber, se há tempo e espaço suficiente para as respostas. Dessa forma, o feedback dos alunos será mais preciso, apresentando os pontos fortes e fracos de cada um, e a instituição poderá avaliar melhor como conduzir sua metodologia.

cta


Veja mais

Materiais

[Checklist] da Transformação Digital na Educação

Esse post é um trecho do Checklist da Transformação digital, um material que mostra como os setores – seja da Educação Básica ou Supeior – precisam se atentar se quiser adentrar…

Materiais

[Infográfico] História das avaliações: de onde surgiram?

Esse post é um trecho do Infográfico História das Avaliações, um material que mostra um apanhado histórico das avaliações no Brasil e no mundo até a atualidade, bem como sua importância…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS