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Como elaborar itens que mostram os gaps de aprendizagem dos alunos

A diferença de aprendizagem é muito comum nas salas de aula. Há sempre aqueles que compreendem o conteúdo com mais facilidade e outros que precisam de mais estímulos para isso. Cada indivíduo possui mecanismos próprios de aprendizagem e cabe aos professores observar se a turma está nivelada. Os gaps de aprendizagem são extremamente prejudiciais tanto individualmente quanto para o grupo. É preciso avaliar constantemente como a turma se porta para entender as sutilezas entre os alunos.

Para isso, é necessário que a turma seja avaliada constantemente, com observação minuciosa dos resultados para mapear as deficiências individuais e coletivas. Temos por hábito aplicar provas apenas em períodos especiais do ano letivo, deixando de lado o processo cotidiano de aprendizagem. A função das avaliações é sustentar e orientar o processo pedagógico, alimentado pelo feedback dado pelos alunos.

Para auxiliar o professor na elaboração de itens que mostrem os gaps de aprendizagem entre os alunos, separamos algumas dicas:

  1. A avaliação continuada é um processo que leva em conta as atividades feitas em sala de aula. Não fará sentido para o aluno passar por avaliações bimestrais ou semestrais sem a oportunidade de corrigir ao longo do período letivo as falhas de aprendizagem. Para além das avaliações já programadas no calendário escolar, invista em dinâmicas de grupo, debates, trabalhos individuais e de grupo, ou pequenos quinzes após a matéria para saber como a turma absorveu o conteúdo;
  2. Utilize sistemas correção automática de provas, como o Starline SPG APP. Com ele, é possível corrigir via tablet ou smartphone os testes aplicados, gerando automaticamente as estatísticas da turma. Com uma correção mais precisa e dinâmica, o professor terá mais tempo para sanar as dúvidas da turma;
  3. Na hora de elaborar a prova, levem em consideração a importância de questões específicas para cada turma, sempre se perguntando se o enunciado é claro e objetivo, se corresponde ao que o professor realmente quer saber, se há tempo e espaço suficiente para as respostas. Dessa forma, o feedback dos alunos será mais preciso, apresentando os pontos fortes e fracos de cada um, e a instituição poderá avaliar melhor como conduzir sua metodologia.

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