Como escolher uma Matriz de Referência eficaz?

24 de novembro de 2014
como escolher uma matriz de referência

A matriz de referência é uma importante ferramenta que pode contribuir para o programa pedagógico dos cursos de graduação das faculdades e universidades. As matrizes apresentam os objetos de uma avaliação e é formada por um conjunto de descritores que mostram as habilidades que são esperadas dos alunos em diferentes etapas de formação e passíveis de serem aferidas em testes padronizados de desempenho. Ao usar esse recurso dentro do sistema de ensino, alunos podem ser mais bem acompanhados e professores podem sincronizar melhor seus respectivos métodos de ensino.

A instituição para a qual você trabalha já adota o uso da Matriz de Referência? A equipe de professores tem noção da importância desse recurso para o melhor desempenho de suas atividades? As instituições de ensino precisam se reestruturar constantemente a fim de oferecer um ensino qualificado e cada vez mais focado no aluno e em seu desenvolvimento individual.

como escolher uma matriz de referência

Como construir uma Matriz de Referência

Uma matriz compõe-se de tópicos ou temas que representam uma subdivisão de acordo com conteúdo, competências de área e habilidades de determinada disciplina. A partir dos tópicos ou temas formam-se os grupos de descritores, que assim como o nome sugere descrevem as habilidades que serão avaliadas nas questões.

Com essas informações conclui-se que, é preciso construir uma Matriz por disciplina. No caso de uma graduação os professores podem fazer um trabalho em conjunto focando cada um em sua respectiva área de atuação.

Matriz de Referência e Aprendizagem Adaptativa: como conciliá-los?

A combinação entre a aprendizagem adaptativa e matriz de referência poderá explorar um novo jeito de avaliar o aluno a partir de suas necessidades e dificuldades. A matriz usada para construir uma prova é a mesma para toda a turma; contudo, se o professor tem uma noção da evolução de cada um, ele tem condições de elaborar um material que aborde de forma mais igualitária as dificuldades de cada aluno.

A aprendizagem adaptativa tem seu foco no estudante individualmente, e a matriz de referência busca exatamente definir quais habilidades serão exigidas dos alunos nas avaliações. Conciliando esses dois pontos, o professor consegue criar uma matriz completa e focada nos interesses da turma, tem uma orientação mais sistematizada para gerir suas aulas e os próprios alunos têm mais autonomia nos estudos, já que terão documentado o conteúdo que lhes será cobrado.

como escolher uma matriz de referência

Exemplos de Matrizes de Referência

Órgãos e institutos de pesquisas renomados disponibilizam em seus sites e portais modelos de matrizes de referência utilizados em provas de concursos e processos seletivos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por exemplo, disponibiliza em seu site as matrizes utilizadas em importantes testes nacionais como das provas do ENEM, da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil.

Caso você tenha dúvidas de como se dá a estrutura de uma matriz de referência, acesse o portal do INEP, baixe gratuitamente algum modelo e veja como adaptá-lo à sua realidade.