fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tecnologia da informação

Como fazer a gestão do seu EaD com o Prova Fácil?

A administração de qualquer instituição de ensino depende de dados. São eles que direcionam as próximas ações, sinalizam quais práticas pedagógicas são melhores e como a atuação deve ocorrer em sala de aula. Esses processos se tornam mais fáceis com a ajuda da tecnologia. É aí que se torna visível a importância de fazer a gestão do EaD com o Prova Fácil.

Esse é um software de gestão de provas, ou seja, uma solução que otimiza e digitaliza o processo avaliativo das instituições de ensino. Com ele, é possível: 

  • encontrar questões adequadas aos parâmetros da escola ou universidade por meio do banco de questões inteligente;
  • elaborar avaliações condizentes com o que é esperado pela coordenação do EaD;
  • corrigir questões objetivas e discursivas de maneira automática;
  • publicar as notas dos estudantes.

Todos esses aspectos beneficiam a gestão pedagógica, porque geram informações e insights relevantes. Como isso acontece na prática? É o que vamos mostrar, a partir de alguns benefícios e funcionalidades do Prova Fácil. Confira os pontos mais importantes a partir de agora. 

Acompanhamento do desempenho dos polos por meio de relatórios

Cada unidade EaD tem suas características. Ainda que o material utilizado, a plataforma de ensino e a infraestrutura dos polos sejam padronizados, cada um deles tem um desempenho diferenciado. Além disso, é preciso garantir a autoridade administrativa da instituição, que pode ser deixada em segundo plano devido à complexidade da administração.

O sistema de gestão de provas é indispensável nesse caso, especialmente porque cada polo conta com metodologias pedagógicas diferenciadas e cursos específicos. Para evitar problemas, é preciso ter acesso a ferramentas que simplificam as atividades.

É impensável, por exemplo, implementar determinada avaliação em um polo e, em outro, adotar uma prova mais simples e fácil. As diretrizes pedagógicas precisam ser claras, a fim de identificar o desempenho das unidades.

É isso que o Prova Fácil faz. Ele gera relatórios dos resultados obtidos pelas turmas EaD relacionadas a cada polo. Isso acontece porque há controle de acessos. Além disso, cada professor é vinculado a suas turmas de maneira específica. Com isso, o processo é descentralizado e confidencial, e são visualizados somente os documentos e alunos de cada turma ou unidade.

O resultado é a identificação dos principais erros dos alunos, que permitem criar estratégias efetivas para realizar um acompanhamento pedagógico. Com isso, o professor sabe quais conteúdos revisar, se precisa passar mais trabalhos e exercícios ou se leituras complementares podem contribuir para a construção do conhecimento.

Verificação de notas dos alunos

As notas fazem parte das avaliações e são bons indicadores de desempenho. Apesar de não serem o único formato disponível, é uma forma de verificar a melhoria da performance ao longo do ano. A vantagem de usar o Prova Fácil, nesse caso, é a possibilidade de acompanhar de perto os registros para visualizar possíveis distorções de um aluno, turma ou professor.

É o que a Universidade Tiradentes (UNIT) fez. Com gestão Ead com o Prova Fácil, a IES redimensionou a equipe administrativa e obteve as notas com agilidade. Com isso, os alunos verificam a prova corrigida na sua forma digital e identificam quais questões erraram e os assuntos que precisam estudar para reforçar o aprendizado.

Mais que isso, a tecnologia ajuda a melhorar as notas dos alunos. Como? A resposta é simples! Todas as provas aplicadas são geradas e armazenadas pelo Prova Fácil. Após a correção, os resultados dos estudantes também são salvos e compõem os relatórios do sistema.

Com isso, professores e coordenadores identificam os aspectos do conteúdo que foram absorvidos. Para a gestão, o software é também uma oportunidade de fazer uma avaliação docente através de pesquisas institucionais. Isso porque se as notas de determinada turma com um professor são sempre ruins, a coordenação percebe que precisa capacitar o docente ou aperfeiçoar o ensino-aprendizagem.

Assim, a avaliação guia a construção do conhecimento, inclusive com a possibilidade de personalização do ensino no EaD. A consequência é uma aprendizagem adaptativa, capaz de levar sua instituição rumo ao topo.

Realização de comparativos de turmas

O Prova Fácil apresenta estatísticas de erros e acertos individuais e coletivos. Com essa informação, o docente identifica os conteúdos que precisam ser fortalecidos por meio de revisão, trabalho acadêmico ou exercícios, a fim de facilitar a construção do conhecimento.

Caso opte por exercícios online, o professor pode utilizar a própria plataforma de gestão de provas para gerá-los. O compartilhamento é feito por e-mail ou link enviado pelo professor. Após a disponibilização, ainda é possível programar por quanto tempo as questões ficarão online.

Todas essas ações são realizadas a partir da organização de turmas e alunos. Dentro da solução, os estudantes são cadastrados  para identificar o desempenho de cada turma. As listas feitas também contam com o endereço de e-mail dos educandos para o envio de exercícios online.

Em suma, a realização de comparativos é uma forma de mensurar o desempenho dos níveis de ensino. Para a gestão, é a oportunidade de detectar a necessidade de melhorar materiais, alterar os métodos utilizados e até acrescentar novas técnicas de aprendizagem nas plataformas EaD.

Identificação de questões produzidas e aprovadas

Com o Prova Fácil, todas as questões elaboradas podem passar por um workflow de revisão da coordenação pedagógica. Isso significa que, assim que a prova estiver montada, de acordo com as diretrizes acadêmicas da instituição de ensino, as perguntas são validadas em diferentes níveis — quantos forem necessários de acordo com a regra da instituição.

Você pode, por exemplo, determinar as etapas de validação técnica, revisão ortográfica, validação de conteúdo e mais. A função é designada para os responsáveis diretamente pela solução. Assim, fica registrado quem já realizou seu trabalho e quem ainda precisa fazer a tarefa.

Depois de todas as questões produzidas serem aprovadas, elas ficam disponíveis para a geração de provas distintas. A questão é: por que isso é importante para a gestão do EaD e como o Prova Fácil contribui? Ao ter essas etapas identificadas, toda a coordenação sabe quais tipos de avaliações são utilizadas.

Com isso, as avaliações têm sempre o nível de dificuldade esperado e estão condizentes com as diretrizes da instituição. Mais que isso, as informações são armazenadas e disponibilizadas em relatórios.

Nos registros, é fácil verificar qual é o status das tarefas assumidas e quais estão disponíveis aos usuários criadores e revisores cadastrados. Em outras palavras, o compartilhamento de informações é melhor.

Monitoramento da performance dos estudantes

Como destacamos, as notas obtidas pelos alunos são registradas no Prova Fácil para melhorar a gestão do seu EaD. Contudo, essa é apenas uma variável, já que toda a performance é registrada e disponibilizada em relatórios.

A ideia é levantar dados relevantes e traçar ações pedagógicas que surtam os efeitos de melhoria esperados — tudo feito com embasamento. Por exemplo, se ficar identificado que determinado assunto não foi bem compreendido pelos estudantes de determinada turma, é possível oferecê-lo por meio de outra metodologia ou prática, como os vídeos ou uma simulação que permita ao aluno se colocar como centro do processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, vale a pena ouvir alunos e profissionais, além de outros membros da comunidade escolar para descobrir insights importantes. É o caso de perceber que a plataforma utilizada para as aulas é pouco eficiente.

De toda forma, o propósito é efetivar a avaliação de desempenho. Seu objetivo é mensurar o nível de ensino dos alunos para identificar a eficiência do método e escolher a metodologia mais adequada.

Ela sempre deve ser contínua e integrada, a fim de que o acompanhamento esteja presente e as mudanças sejam realizadas de maneira coerente. É isso que o Prova Fácil também faz.

Com ele, o processo de elaboração, revisão, impressão, distribuição, correção e avaliação de desempenho dos educandos é simplificado, porque as tarefas se tornam automatizadas. Isso ainda leva a um aproveitamento melhor do tempo, porque a atuação do professor se torna estratégica.

Para fazer a avaliação de desempenho, você pode usar a correção automática, que compara o gabarito da prova às respostas dos alunos e gera resultados instantâneos com estatísticas individuais e globais.

O sistema oferece o nível de acerto de cada questão por alternativa. Para a docência e a coordenação, é a oportunidade de identificar tendências de erro e traçar estratégias de acompanhamento pedagógico. O resultado é uma relação mais próxima e a sólida construção do conhecimento.

Elaboração de pesquisas de satisfação

Uma das melhorias da gestão do EaD com o Prova Fácil consiste na elaboração de pesquisas de satisfação. Esse recurso está disponível para ser aplicado de forma periódica. Assim, você tem uma visão mais ampla e holística da sua instituição.

A proposta é conhecer as expectativas dos diferentes públicos atingidos pela escola ou universidade para aprimorar os métodos adotados. Desse modo, é possível avaliar disciplinas, congressos, palestras, infraestruturas e mais.

Com a visão real da situação, você define ações apropriadas para consolidar o conhecimento. Além disso, entende a importância das atividades de professores, coordenadores, funcionários e diretores para melhorar os resultados alcançados.

Para alcançar esse patamar, diferentes etapas são realizadas:

  • planejamento da pesquisa, para cadastrar alunos e turmas e identificar os objetivos esperados;
  • gestão do conteúdo e banco de dados, a fim de criar o questionário;
  • agendamento da pesquisa para aplicação online ou impressa;
  • geração de questionário de modo integrado ao sistema acadêmico, com possibilidade de adaptação;
  • logística de aplicação da pesquisa;
  • correção automática por aplicativo ou scanner e divulgação dos resultados online;
  • gestão do conhecimento, a partir de relatórios customizáveis.

Integração de todas as pontas do EaD para avaliar os alunos sob a mesma régua

Independentemente do polo, é preciso avaliar os alunos do EaD sempre sob as mesmas diretrizes. A gestão pode ficar tranquila se contar com o Prova Fácil. A solução tem um recurso chamado Connector, uma ferramenta de integração automática que mantém a sincronização dos dados do sistema da instituição de ensino. 

O propósito é facilitar o envio e o recebimento de dados por meio da automação. Por que isso é importante? Por facilitar a implantação do Prova Fácil no seu EAD. Em vez de perder tempo com extração dos dados em formato de planilhas e com a correção de possíveis erros, a solução faz isso de forma simples e a alteração é realizada diretamente no arquivo base.

A partir disso, o Connector integra com o sistema de gestão da aprendizagem (LMS), o sistema de gestão empresarial (ERP) e o próprio conteúdo para assegurar o máximo de sincronização e fornecimento de dados realistas.

Ao colocar essa ideia em prática, você tem mais subsídios para efetivar a gestão do seu EaD a partir de uma visão estratégica e gerencial. Entre os benefícios estão a redução de tempo de trabalho e escalabilidade. Assim, a equipe é realocada para funções mais relevantes.

Depois de ver todos esses aspectos, fica claro que a gestão do seu EaD com o Prova Fácil é facilitada, certo? Além de ter acesso a insights relevantes, você integra os dados e compartilha informações com todos da equipe, o que eleva as possibilidades e permitem alcançar objetivos estratégicos.

E você, também quer chegar a esse patamar na sua instituição de ensino? Fale com um de nossos consultores e veja como o Prova Fácil vai revolucionar a gestão do seu EaD!

Como acontece a geração de provas e correção automática-01


Veja mais

Tecnologia da informação

Como fazer a gestão do seu EaD com o Prova Fácil?

A administração de qualquer instituição de ensino depende de dados. São eles que direcionam as próximas ações, sinalizam quais práticas pedagógicas são melhores e como a atuação deve ocorrer em…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemBNCC e as avaliações: como adaptar as rotinas?Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS