Como melhorar no Enade usando a tecnologia

9 de janeiro de 2015
como melhorar no Enade

Quando falamos em tecnologia, um mundo de oportunidades se abre – e, no que diz respeito ao ensino, as possibilidades são inúmeras. Sejam por meio de plataformas, aplicativos ou sistemas, o que não faltam são recursos tecnológicos para melhorar o desempenho dos alunos da instituição de ensino para a qual você trabalha, principalmente, em provas importantes como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

como melhorar no ENADE

É comum que os alunos se dediquem àquelas provas para as quais estarão concorrendo a vagas importantes, seja para uma universidade ou concurso. Entretanto, quando se trata de uma prova para avaliação de desempenho, nem sempre eles encaram o desafio com a mesma dedicação, já que normalmente não têm essa noção da importância de uma prova bem feita para o melhor desempenho e aprimoramento da instituição. Sendo assim, cabe ao professor fazer um bom trabalho em sala de aula para que os resultados saiam como esperado – e a tecnologia, sem dúvida, é uma excelente aliada.

Hoje os jovens estudantes estão cada vez mais inseridos no contexto das novas mídias, plataformas digitais, aplicativos e por aí vai. Olhar para estes recursos como auxiliares no processo de aprendizado é mais que promissor. Engessar a metodologia do ensino é se prender ao passado, é não querer evoluir junto às necessidades sociais. Os alunos estão cada vez mais informados, e utilizar a tecnologia em sala de aula significa prender a atenção deles de forma espontânea, sem a pressão da nota.

Se sua instituição de ensino quer se destacar nos resultados do ENADE, não deve cobrar isso dos alunos – e sim investir nos seus métodos; consequentemente, os alunos estarão aptos a realizar uma boa prova e realmente serão avaliados por aquilo que absorveram. Outros recursos como matriz de referência, ensino adaptativo e gestão do conhecimento são essenciais para alcançar os melhores resultados. E, claro, a tecnologia também pode vir auxiliar estas práticas, o que certamente agregará ainda mais valor ao processo.

Tecnologia em sala de aula

como melhorar no enade

Sem dúvidas, as instituições de ensino precisam renovar suas metodologias de ensino e investir em novas tecnologias. Contudo esta iniciativa pode partir dos próprios professores, numa proporção menor, porém tão eficiente quanto. Para isso, basta rever a forma de levar o conteúdo aos alunos em sala de aula e, principalmente, reinventando a participação destes nas principais matérias.

Confira 4 dicas para inovar em sala de aula e alcançar bons resultados em provas importantes como o ENADE:

  1. Aplicativos: faça uma breve pesquisa e descubra aplicativos que incentivem os estudos. Um quizz, por exemplo, sobre sua matéria pode despertar o interesse e interação da turma.
  2. Mídias sociais: este é um recurso que já poderia estar sendo utilizado há mais tempo, afinal, é difícil ter um estudante fora deste contexto atualmente. Sendo assim, crie grupos de discussões com seus alunos através dos meios online, assim eles estarão atentos aos estudos, mas sem ser maçante.
  3. Videoaulas: se você não puder criar sua própria videoaula, busque em canais como Youtube algum conteúdo relacionado à sua matéria. Certamente você vai encontrar algo que seja do seu interesse e do aluno.
  4. Simulado online: selecione questões das edições anteriores do ENADE e envie por e-mail para seus alunos. Determine o prazo para te enviarem a resposta. Assim o processo fica mais dinâmico e interativo.

Utilize dos recursos que você tem em mãos para tornar suas aulas mais agradáveis. Assim, seus alunos estarão mais dispostos e atentos ao que você tem a dizer, sem soar como obrigação.