Gestão no Ensino a Distância: como montar curso EAD?

25 de junho de 2021
gestao-ead-prova-facil

Criar curso EAD é um passo importante para a sua IES, já que a modalidade está em alta – e deve continuar a crescer.

O Ensino a Distância (EAD) está em alta no Brasil, e isso já acontece há bastante tempo. A chegada da pandemia e a impossibilidade de se reunir presencialmente trouxe ainda mais holofotes a essa modalidade, o que faz várias instituições se perguntarem: como montar curso EAD?

De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, havia 2.608 Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil naquele ano, e criar curso EAD é algo que deveria entrar em pauta nas discussões de todas essas IES, dada a crescente adoção de alunos que estudam sem precisar sair de casa.

Isso fica claro ao analisar a evolução do percentual de matrículas na modalidade EAD ao longo dos anos, com dados extraídos dos respectivos Censos da Educação Superior e acompanhados pelo percentual de evolução em relação ao ano anterior:

  • 2010: 14,6%
  • 2011: 14,7% (+0,68%)
  • 2012: 15,8% (+7,48%)
  • 2013: 15,8% (+0,00%)
  • 2014: 17,1% (+8,23%)
  • 2015: 17,4% (+1,75%)
  • 2016: 18,6% (+6,90%)
  • 2017: 21,2% (+13,98%)
  • 2018: 24,3% (+14,62%)
  • 2019: 28,5% (+17,28%) 

Com a pandemia, o interesse deve aumentar ainda mais, bem como a disponibilidade de recursos para o EAD, o que torna sua implementação uma necessidade para as IES que querem se destacar.

Porém, montar curso EAD vai muito além de disponibilizar o ensino online: é preciso ter um bom planejamento e uma estruturação efetiva, além de pensar em toda a jornada do aluno, desde a matrícula até sua formatura. Todos os processos devem ser repensados dentro da chamada “transformação digital”.

Continue conosco para saber como criar curso EAD, o que pode trazer resultados significativos a curto, médio e longo prazo!

Como montar curso EAD em sua instituição de ensino?

Basicamente, este processo pode ser dividido em três etapas, que são as seguintes:

1 – Estruturação do curso

O primeiro passo é pensar na estrutura do curso, ou seja, em como ele será efetivamente montado.

Para iniciar, é interessante fazer uma pesquisa de mercado, de modo a descobrir o quão viável é o lançamento do curso. Isso pode fazer você saber quais são os maiores interesses dos alunos na região, o que, por sua vez, tende a aumentar significativamente sua aceitação por parte do público.

Também é indispensável contratar profissionais qualificados para montar curso EAD, de professores a coordenadores e gestores. Inclusive, além deles, vale dar uma atenção especial à área de design instrucional, que visa proporcionar uma experiência consistente, totalmente pensada no ambiente virtual.

Ainda no quesito estrutural, não podemos deixar de mencionar a criação de uma grade curricular completa, abrangente e atualizada, com materiais de apoio de qualidade e que ofereçam aos alunos todo o embasamento técnico e teórico que eles precisam.

2 – Comunicação com os alunos

Não há como montar curso EAD sem colocar os alunos como prioridade. Afinal, eles que efetivamente participarão do processo de aprendizagem e que fazem toda a roda girar.

Se a sua IES ainda não oferta o EAD, é uma boa pedida solicitar o feedback dos alunos em relação ao ensino presencial, com seus pontos fortes e fracos. Ao olhar para isso, ficará mais fácil saber por onde começar e quais são os principais ajustes a se fazer.

Caso ela já ofereça o EAD, mas ainda de forma limitada, o feedback se faz ainda mais importante, já que os alunos já estão inseridos neste contexto.

Busque saber quais qualidades dos cursos já ministrados devem ser transportadas ao criar curso EAD, bem como os pontos que merecem ser aprimorados para oferecer um ensino de melhor qualidade aos alunos.

Cabe ressaltar também a importância de ter um bom canal de comunicação entre a instituição e o aluno, justamente para facilitar este feedback, além de se mostrar acessível para ouvir e falar a qualquer momento.

3 – Estrutura tecnológica do curso

Por último, mas não menos importante, a estrutura tecnológica é um dos pilares para montar curso EAD, já que é por meio da tecnologia que tudo isso se torna possível.

Os conteúdos devem ser entregues em uma plataforma online simples e prática, que funcione bem e seja intuitiva. Assim, alunos com todos os níveis de experiência com o meio digital poderão acessá-la sem maiores problemas.

A aquisição de equipamentos de áudio e vídeo é outro investimento fundamental para quem busca saber como montar curso EAD. Assim como é mais agradável assistir a vídeos gravados com boas câmeras e microfones, o mesmo se aplica às aulas, com o diferencial de que elas são uma necessidade para os alunos.

A gestão de provas também merece ser vista com bons olhos quando se fala em montar curso EAD, inicialmente para a participação nos vestibulares, mas também para além disso, de modo que eles tenham um sistema simples e eficiente para fazer suas atividades no decorrer de todo o curso.

Confira também: Como os dados podem te ajudar a expandir seu EAD

Montar curso EAD: uma necessidade para quem deseja estar no topo

Se a adoção dos cursos a distância já vinha crescendo tanto, quanto mais deve acontecer no futuro, muito por conta da migração digital que foi acelerada pela pandemia e mostrou, de maneira prática, como a tecnologia ajuda a lidar com uma série de desafios no cotidiano, inclusive dentro do contexto educacional.

Embora essa adoção tenha sido um pouco forçada, dadas as condições de urgência que se instauraram, isso também mostrou que a qualidade do ensino EAD pode ser tão alta quanto a do ensino presencial nas instituições de ensino, desde que sua criação tenha sido devidamente planejada e executada.

A gestão de provas é um dos pilares do sucesso ao criar EAD, e duas soluções da Prova Fácil podem ajudar bastante: a “Processo de Seleção”, voltada às inscrições, matrículas e vestibulares; e a “Avaliações Regulares”, esta capaz de ser usada durante todo o período do curso.

Ambas permitem ganhar tempo e qualidade, além de potencializar o quesito pedagógico para a instituição, os professores e os alunos, já que funcionam como verdadeiras soluções inteligentes e conectadas para as IES.

Ao aliar um planejamento muito bem definido com uma equipe de bons profissionais e o auxílio da Prova Fácil em relação à tecnologia, você verá como montar curso EAD é trabalhoso, de fato, mas também muito recompensador e com um alto potencial de trazer ótimos resultados à instituição. Não perca mais tempo!

Baixe nosso e-book “Como as IES mantêm a qualidade do EAD através de avaliações”