Como motivar professores que estão desmotivados?

29 de dezembro de 2014
como motivar professores

Evoluir: uma palavra simples e pequena, de tão fácil significado, mas tão complexa para colocar em prática. Nos dicionários encontra-se a seguinte definição para esta palavra: transformação, evolucionar, progredir, atualizar-se no que diz respeito às ideias ou convicções.

Por que estamos falando disso? Pois evoluir tem tudo a ver com os motivos pelos quais você precisa dar o seu melhor ao lecionar.

A forma como a escola impacta na formação dos alunos mudou muito de uns tempos pra cá. Se antes o processo era estabelecido de professor para aluno, ou seja, em sala de aula o que o professor falava era lei, os alunos eram quase que  só ouvintes, pouco participativos. Hoje, principalmente por conta dos avanços tecnológicos, esse cenário mudou muito.

Os alunos estão muito mais participativos, o acesso à informação é infinitamente maior, os professores não são mais a única fonte de informação – nem mesmo os livros e as enciclopédias figuram no seleto grupo de destinos do estudante ávido por informação. Há uma troca constante entre alunos, professores, pais e demais envolvidos no processo escolar que aprimora (ou seja, evolui) o ensino hoje em dia.

como motivar professores

Ainda tem dúvidas do porque precisa evoluir, e dar o seu melhor dentro e fora de sala de aula? Então, confira essas 10 razões:

  1.  A escola precisa contribuir para a formação dos alunos enquanto cidadãos pensantes e críticos. E você, professor, tem participação sobre isto.
  2. Com o avanço das tecnologias, os alunos chegam bem mais informados às escolas; mas você, enquanto professor, precisa saber identificar as expertises de cada um, afim de potencializá-las.
  3. As escolas já demoraram demais para atualizar seus métodos e recursos pedagógicos, mas isto não está longe de acontecer. Logo, você precisa estar preparado.
  4. Muito se diz sobre a formação de profissionais pouco qualificados. Obviamente muita coisa influencia para isto, mas o professor é uma importante figura no processo de mudança deste cenário.
  5. Tempo tem se tornado um ativo cada vez mais precioso. Se você não der o seu melhor aos seus alunos, estará perdendo tempo – e até mesmo dinheiro.
  6. Mais que ensinar, os professores precisam aprender com as experiências e, consequentemente, compartilhá-las com outros profissionais.
  7. Aprimorar sua profissão, evidenciar sua importância, valorização: essas são expectativas que podem melhorar seu desempenho, mas isso só é possível se os profissionais envolvidos acreditarem na melhoria do ensino.
  8. Os alunos dependem do seu interesse para, de fato, concluírem sua matéria sabendo mais do que sabia quando iniciou as aulas. Você é referência para ele, faça valer esta verdade.
  9. O ensino no país só vai progredir se a mudança começar dentro de cada sala de aula.
  10. Ao dar o seu melhor, certamente seus alunos vão corresponder ao seu empenho. E, como já foi dito, estar em sala de aula hoje é uma troca, você aprenderá tanto quanto eles.

Existem mil motivos para ser o melhor professor, mas existem outros mil motivos para desmotivá-lo, incluindo questões estruturais e financeiras. Contudo, os profissionais precisam reconhecer a importância de suas funções na formação dos alunos, e isto sim merece ser levado em conta.

E aí, pronto para começar a mudança?

como motivar professores