Concursos online: conheça os benefícios e saiba como ofertar em sua instituição

13 de agosto de 2021
capa-concursos-online-prova-facil

Oferecer concursos online é uma alternativa bastante promissora para a instituição acompanhar as demandas do setor tecnológico, ao mesmo tempo que melhora a experiência dos avaliados.

Através de recursos ágeis e modernos, os concursos online podem ser realizados com total segurança por instituições de ensino superior, prevenindo problemas como cópias (a famosa cola) e demais eventos suspeitos.

Já no mercado empresarial, é comum a aplicação de certificações internas a fim de desenvolver as habilidades dos colaboradores e, da mesma forma que nas escolas e faculdades, essas práticas podem ser feitas no modelo virtual. 

Segundo pesquisa da Deloitte, 73% das companhias já consideram relevante o RH digital. No campo educacional, a procura por sistemas de monitoramento e redução de fraudes nas provas cresceram em 2021, dado que os colégios passaram a investir nesse modelo para fazer avaliações no ensino remoto.

Como visto, seja na escola, na faculdade ou nas empresas, os concursos onlines vêm ganhando cada vez mais terreno. 

Quer saber como funciona a metodologia de aplicação de provas e concursos online? Então, não deixe de ler este artigo!

Por que ofertar concursos online?

Ofertar concursos online pode tornar sua instituição atrativa perante a concorrência, principalmente porque os processos seletivos virtuais são otimizados, ou seja, realizados com eficiência, segurança e sem complicações.

Inclusive, isso a torna mais competitiva e dinâmica, uma vez que usa mais de um tipo de aplicação que não é o modelo presencial. Em resumo, ofertar concursos online gera diversas vantagens, como explicaremos a seguir. 

Abrangência/escalabilidade

Tendo em vista que as provas são aplicadas via internet, é possível ampliar o número de candidatos/alunos avaliados, coisa que é mais difícil de fazer no presencial, dado que esse formato demanda de estrutura física para comportar os alunos.

Por outro lado, no modelo digital a instituição consegue atender mais pessoas, abrangendo sua área de atuação. 

Ademais, a pandemia de COVID-19 serviu como uma prova de que o vestibular digital vai ser uma tendência pós-pandemia, pois estudantes se sentem mais seguros ao prestar a prova de casa, sem precisarem se expor ao vírus.

Praticidade na aplicação

A prova agendada garante flexibilidade aos alunos, ao aplicar as avaliações nos horários que o estudante deseja e tem tempo. 

Logo, a realidade do aluno é valorizada, uma vez que os exames presenciais nem sempre batem com os horários disponíveis pelos candidatos. Outro ponto positivo é que o candidato pode escolher um período em que apresenta maior rendimento, possibilitando um melhor resultado.

Correção mais rápida

Como o processo de aplicabilidade é mais rápido e simples, as atividades – tanto nas seleções como nas avaliações internas – são corrigidas de modo automático, poupando tempo, evitando erros humanos e gerando produtividade.

Gestão de dados do concurso e relatórios

Um sistema de gestão de provas e concursos onlines garante ao avaliador uma melhor mensuração dos resultados. Isso acontece porque além das respostas, são gerados relatórios detalhados sobre o ritmo de desempenho e aprendizagem dos examinados.

Como garantir a segurança em um concurso online?

É necessário que sua instituição contrate uma plataforma de gestão de provas atualizada, composta por alguns elementos fundamentais para assegurar a lisura do processo. 

Conheça alguns dos recursos que não podem faltar nessa empreitada:

Randomização de questões

Randomizar questões e alternativas permite que os testes tenham versões diferentes para os candidatos/alunos. Assim, o aplicador pode aplicar simulados, vestibulares e concursos com ainda mais proteção, já que a chance de fraude é reduzida.

Leia também: Prova de vestibular online com segurança: entenda a importância de um vestibular seguro

Proctoring

O proctoring é uma tecnologia capaz de identificar atividades suspeitas por parte dos alunos na hora de responder a uma avaliação. O termo significa, segundo o dicionário Cambridge, “olhar pessoas fazendo uma prova para verificar se elas não trapacearam.”

A diferença aqui, é que são os próprios respondentes que se avaliam, por meio do auto proctoring, uma técnica a qual utiliza-se do monitoramento online para captar atitudes suspeitas, como:

  • Presença de outra pessoa no local da avaliação;
  • Aluno/candidato faltoso no ambiente da prova;
  • Utilização de tablets, smartphones e similares;
  • Demais situações estranhas.

Navegador seguro e browser travado

O Prova Fácil realiza as avaliações através do Safe Exam Browser, um navegador seguro e que possibilita gerir provas de modo controlado, bloqueando os acessos dos alunos a sites e recursos da internet que não são autorizados.

O browser travado, por sua vez, garante que a “cola” seja diminuída drasticamente, pois esse bloqueio impede que comandos do atalho sejam acionados. Logo, teclas como Ctrl + Alt + Del, Ctrl +C, Ctrl + V, printscreen e Win, são automaticamente bloqueadas durante a realização do exame.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é um recurso similar ao usado por aparelhos celulares. O candidato/aluno só consegue abrir a avaliação se seu rosto for detectado pela câmera do dispositivo (smartphone, tablet, computador etc).

Em alguns casos, é possível cadastrar a íris do olho como alternativa ao rosto do avaliado. Todavia, em ambos os tipos, é necessário que o usuário já tenha cadastrado sua forma de entrada no sistema.

É possível ter todos esses recursos em uma única solução?

concursos-online-prova-facil

Sim! A solução do Prova Fácil atende a todos esses requisitos, sendo um software eficiente para aplicação de provas e concursos online, que traz economia de tempo para os aplicadores e toda a IES.

O Prova Fácil Processo de Seleção se destaca quando o assunto é aplicação de concursos onlines e demais avaliações. Ele possui diversas ferramentas que agregam ao dia a dia dos educadores e alunos, sempre contando com recursos para atender as necessidades desses dois públicos.

A tecnologia de aplicação online adapta as avaliações para o formato virtual eliminando a diagramação manual de testes e provas. Sem contar que há a correção automática, o que possibilita que as dezenas de questões objetivas sejam corrigidas em poucos segundos!

Como visto, com o Prova Fácil, as seleções de vestibulares e concursos ganham agilidade e precisão, ainda mais porque a logística de aplicabilidade é totalmente segura, contando com uma metodologia exemplar, composta pelos melhores métodos de exames do mercado educacional.

Então, para ter todas essas funcionalidades e garantir o sucesso dos processos seletivos da sua escola, universidade ou empresa, o Prova Fácil Processo de Seleção é o meio ideal para avaliar o potencial dos candidatos/alunos!

 

Conheça o Prova Fácil Processo de Seleção