Como otimizar e baratear o Processo de Impressão de Prova

Imprimir um grande volume de documentos — como provas, circulares e trabalhos — faz parte da rotina de toda instituição de ensino. O processo de impressão se dá em várias etapas: criação, diagramação, impressão… e cada uma delas consome tempo e recursos que podem aumentar o preço final.
Economia em cada etapa!
Índice
Por isso, as escolas devem buscar estratégias que otimizem e reduzam os custos com a impressão de provas. E a economia pode se dar de diversas maneiras: desde a escolha do modelo da impressora até o uso de aplicativos que facilitam a criação das questões.
Seu bolso e o planeta agradecem!
Além de haver uma redução significativa dos gastos, economizar em cada etapa do processo é uma forma de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável do meio-ambiente.
Confira nossas dicas para que você possa baratear o processo de impressão de provas na sua escola:
Escolha a impressora ideal para sua demanda
Para cada finalidade, existe uma máquina mais adequada. Por isso, busque por impressoras que vão te atender bem. Leve em consideração não apenas o preço do maquinário, mas também o preço por impressão. Basicamente, para calcular o custo da impressão você deve dividir o valor total dos gastos com impressões (papel, cartuchos, tonners) pelo número de páginas que foram impressas com esses materiais.
É essencial também que as impressoras passem por vistorias e manutenções frequentes, para evitar desperdícios e garantir que tudo esteja funcionando bem!
Ative o modo econômico
Essa é uma função que existe em praticamente todas as impressoras e reduz bastante o gasto com tinta! Outros recursos ligados à impressora podem ser adotados, como a impressão em frente e verso — que, embora não seja aplicável a todos os documentos, reduz em até 30% o consumo de papel —, e a ativação do modo Rascunho, que também reduz a quantidade de tinta e ainda proporciona um resultado gráfico satisfatório.
Opte por impressoras multifuncionais
Como você está percebendo, existe uma série de possibilidades de economia que dizem respeito à impressora, e a multifuncionalidade é uma delas! Um aparelho que centraliza diversas funções — como impressão, xerox e scanner — é muito mais econômico.
Adquira suprimentos de qualidade
Comprar cartuchos e tonners de marcas confiáveis e originais garante não apenas uma melhor qualidade de impressão, quanto também uma maior vida útil da impressora. Optar por esses produtos pode reduzir custos relacionados à manutenção e eventuais problemas.
Conscientize os usuários
Para além das máquinas, as pessoas são grandes responsáveis pelos gastos de impressão. Se todos estiverem conscientes de como a economia pode ser grande, o processo de impressão de provas pode ser otimizado em um nível bastante significativo.
Portanto, certifique-se de que toda a equipe esteja comprometida com a redução dos custos! Revisar os textos antes da impressão, evitar espaços em branco desnecessários e reciclagem de papéis são algumas das atitudes que fazem toda a diferença no orçamento final.
Use a tecnologia a seu favor
Existem ferramentas online que ajudam os professores a criarem suas provas, poupando tanto tempo, quanto dinheiro! O app Prova Fácil é um grande aliado nesse sentido: ele auxilia na criação de provas e diagrama as questões, já em um formato ideal para impressão e aplicação das provas!
Viu só? É possível economizar de diversas maneiras e em pontos que, muitas vezes, passam despercebidos.
Compartilhe com a gente nos comentários, o que você e a sua Instituição de Ensino fazem para economizar no processo de impressão.