fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tecnologia da informação

Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?

Você sabe como criar um banco de questões inteligente para sua instituição de ensino? Mais que um repositório de conteúdo, a ideia é organizar as perguntas em uma lista otimizada. Assim, seu uso é potencializado tanto para professores quanto para alunos.

Com esse recurso em mãos, sua instituição de ensino tem uma chance maior de construir o conhecimento dos estudantes em bases sólidas. Tudo isso sem perder tempo, com foco naquilo que é realmente importante e com a possibilidade de traçar ações estratégicas.

Para colocar essa ideia em prática, você precisa contar com a ajuda de um software de gestão específico, como o Prova Fácil. É por isso que neste post vamos explicar como criar esse banco de questões por meio dessa solução. Confira!

Como criar um banco de questões inteligente?

Ter um arquivo com várias perguntas e tentar utilizá-lo na elaboração de avaliações pouco adianta. Por estar desorganizado e apresentar recursos limitados, esse documento não se torna um banco de questões inteligente — atividade que só é conquistada com a ajuda de um software de gestão de provas.

A ideia, portanto, é ter as questões organizadas de acordo com a matriz de conteúdo da instituição de ensino. Assim, todos os docentes têm os mesmos parâmetros como base e a oportunidade de criarem provas relevantes para diferentes alunos e turmas. Além disso, o sistema faz a separação de acordo com seu nível de dificuldade, ou seja, fácil, médio e difícil.

Com essas especificações, as perguntas podem passar por um fluxo de revisão dos coordenadores ou responsáveis. Essa etapa compreende diferentes tipos, como a pictográfica e a pedagógica. Dessa forma, os docentes evitam erros nas questões e nas alternativas. Em seguida, o conteúdo é encaminhado para aprovação.

Com essas possibilidades, fica mais fácil chegar a um bom resultado e oferecer avaliações variadas para os alunos, que testam diferentes níveis de conhecimento.

O planejamento das instituições para usar um banco de questões inteligente

Sabendo da importância do banco de questões para a elaboração de avaliações, as instituições já se planejam com a ajuda do Prova Fácil. Esse é o caso da universidade corporativa do Hospital Israelita Albert Einstein e da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM). Veja!

Universidade corporativa do Hospital Israelita Albert Einstein

São aplicados exames regulares com o objetivo de testar o conhecimento dos estudantes e prepará-los para atuar no ramo da medicina e da pesquisa dentro de uma metodologia adotada pela instituição que se chama TBL (Team Based Learning). Por isso, o banco de questões deve estar pronto para ser utilizado a qualquer momento.

Com o Prova Fácil, o Hospital Israelita Albert Einstein realiza avaliações ao final de todas as aulas. Isso acontece porque os exames são gerados de forma dinâmica através do software e aplicados online na sala de aula.  Como a correção é realizada automaticamente, a nota é repassada de maneira rápida e o professor identifica as principais dificuldades. Ao final, são alcançados melhores resultados, porque o trabalho facilitado ajuda a verificar gargalos, deficiências e necessidades de melhorias ainda no mesmo dia que o conteúdo foi ministrado.

FAPAM

A Faculdade de Pará de Minas (FAPAM) tem um projeto de longo prazo. O banco de questões é construído de maneira robusta para facilitar a aplicação de avaliações gerais, que são as que medem diferentes turmas em períodos diferentes da graduação com objetivo de mensurar a qualidade do ensino nas mais diversas etapas da faculdade. Assim, o desempenho de todos os alunos é mensurado, a fim de ter um panorama claro da situação. Por causa da aplicação das AGEs, os professores têm uma meta robusta de produção de itens para garantir que os próximos exames sejam produzidos com o máximo de diversidade de questões possível.

Existem ainda instituições que contam com uma rede de terceirizados. Eles produzem questões inéditas para preparar os alunos frente às provas aplicadas interna e externamente. O controle da entrega dos itens também é realizada através do software. Essa medida é tomada porque um bom banco é um ativo importante para as instituições.

Como acontece a geração de provas e correção automática-01

Por que usar um banco de questões inteligente ajuda o desempenho de professores e alunos?

O Prova Fácil ajuda na organização das avaliações e no trabalho dos professores, que passam a atuar de maneira estratégica. Isso acontece por diferentes motivos. Quer saber quais são eles? Acompanhe!

Aumento da qualidade das questões

O primeiro deles é que sua instituição ganha em qualidade, porque as questões passam por fluxos de revisão e aprovação. Esse processo garante que elas estão adequadas aos parâmetros definidos pela instituição e condizentes com o nível de dificuldade no qual foram cadastradas. Caso haja alguma divergência, o responsável pela aprovação fará essa notificação e o ajuste é realizado em seguida.

Aumento da agilidade na elaboração das provas

Esse aspecto ocorre porque as provas são geradas de maneira automática pelo Prova Fácil. O próprio sistema de gestão pode selecionar as perguntas da avaliação — se assim for configurado — e permite ao professor criar outras, caso deseje optar por essa alternativa.

Em seguida, as provas já são diagramadas com o nome dos alunos e só precisam ser impressas. Com isso, o professor é capaz de focar as atividades relevantes, como a criação de estratégias em sala de aula para aprofundar os assuntos abordados.

Melhoria da gestão do conhecimento

O Prova Fácil é um sistema de gestão completo, que permite acompanhar o histórico de avaliações da instituição. Esse recurso facilita saber quais tipos de provas foram aplicadas, os resultados obtidos pela turma e pelos alunos, de maneira individual, e alcançar relatórios que sinalizam a importância de aperfeiçoar os assuntos ou aumentar o nível de dificuldade dos exames.

Facilidade na gestão do conteúdo

O fluxo pelo qual o banco de questões passa garante a qualidade das perguntas — afinal, seu desempenho é verificado antes de ela ser aplicada aos estudantes. A consequência é ter exames padronizados para qualquer disciplina e assunto, porque todos seguem as mesmas diretrizes.

Em suma, saber como criar um banco de questões inteligente é algo simples. Com o Prova Fácil, você já tem todos os parâmetros definidos pela instituição. Cabe ao professor apenas criar as perguntas ou selecioná-las dentro daquelas que condizem com as especificações realizadas.

Agora você já sabe que pode ter seu banco de questões inteligente pronto para uso a qualquer momento, certo? Se é isso que deseja, entre em contato conosco e veja como o Prova Fácil funciona! A conversa com o nosso consultor é gratuita, sem compromisso e você pode entender o que o software pode fazer pela sua Instituição

Como acontece a geração de provas e correção automática


Veja mais

Artigos

Avaliação docente: qual sua importância?

Nas instituições de ensino, o mais comum é os alunos serem analisados e receberem uma nota condizente com o conhecimento apresentado. No entanto, a avaliação docente também é fundamental. Por…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?O que é correção automática de provas?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!10 dicas para economizar tempo com a correção de prova

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS