fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Cases

Veja alguns parceiros que utilizam o Prova Fácil Soluções

Mesmo com o lançamento de várias tecnologias da educação, muitos diretores ainda ficam na dúvida: devo aderir a um sistema de gestão de provas? Nesse artigo, vamos te contar os casos de 4 instituições que apostam na automatização e os resultados que elas tiveram.

Kroton Educacional

A Kroton Educacional, maior empresa privada de educação do mundo, adotou o Sistema de Gestão de Provas (SGP) da Prova Fácil em 2014. O grupo atua na educação básica, no ensino superior e na educação à distância. 

Grupo Ilumno (UVA e Unijorge)

A Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Ilumno, um dos maiores grupos universitários do mundo, o Devry university. A instituição adotou o SGP em 2015, desde então, muita coisa mudou.

Antes da adoção do Sistema, o banco de questões da Universidade não possuía uma ferramenta de gerenciamento e as provas eram “montadas” e gerenciadas manualmente em toda a cadeia logística: impressão, aplicação e correção. Os Professores-Tutores tinham que ir ao polo para receber os envelopes de provas, fazer as correções e posteriormente retornar para entregar as provas corrigidas.

De acordo com o professor André Ladeira, coordenador de EaD da UVA, com o Prova Fácil houve otimização de tempo em toda a cadeia, beneficiando alunos, funcionários administrativos e os professores-tutores. “Ganhamos um precioso tempo no calendário que no caso da EaD é muito crítico”, afirma André.

O professor aponta, ainda, que a interface de criação de questões no banco é simples e de fácil operação por parte dos professores-conteudistas. Agora, o banco de questões passou a ser gerenciado, seja no cadastramento das questões, seja na geração randômica das provas com maior nível de sigilo. A equipe passou a gerar um arquivo que é encaminhado para  a impressão externa. Assim, as provas retornam identificadas com código de barras e QR code e envelopadas por sala.  

“Tem sido até aqui uma ferramenta que representou um grande salto de qualidade, eficiência e economia de tempo em nosso trabalho”, completa André.

Universidade Tiradentes

A Universidade Tiradentes (UNIT), referência de Ensino nas regiões Norte e Nordeste do país, adotou o Prova Fácil em 2014. Segundo o gerente de tecnologias educacionais da instituição, Lucas Cerqueira, a escolha se deu por conta da demanda de uma tecnologia que ajudasse a resolver problemas com as avaliações. “A princípio, a gente começou procurando um banco de questões, e a gente se surpreendeu, encontrou o SGP, que era muito além que um simples banco de questões. Ele era um sistema que ia fazer toda a parte de gerenciamento de avaliações, desde o processo da elaboração da questão, até a parte de correção e publicação dessa nota, um processo completo”, conta.

O gerente afirma que, desde então, ficou mais fácil fazer questões mais qualificadas, avaliar essas questões, observar quais questões já foram utilizadas mais ou menos vezes, e qualificar o processo. “Há ganho na gestão, ganho no acadêmico, e ganho também na logística. Então, todos os fatores que são importantes pro sucesso de um projeto de EaD. Hoje eu recomendo o SGP, foi um processo que a gente aprendeu muito”, afirma Lucas.

A diretora de EaD da instituição, Jucimara Roesler, corrobora a opinião do gerente: “Todo esse sistema, não só de entrega da prova, mas, principalmente, do aluno visualizar a sua prova digitalizada, ter a sua prova corrigida digitalmente, e ter a sua prova divulgada nos prazos estabelecidos em calendário acadêmico, são, para nós, sinônimos de qualidade de entrega do serviço”.

Conclusão

Usar um sistema de gestão de provas é a melhor maneira de otimizar o tempo gasto com avaliações, aumentar a retenção e captação de alunos e tornar a vida escolar mais fácil.

Quer entender melhor tudo o que o Prova Fácil pode fazer pela sua instituição? Então entre em contato com um de nossos consultores!

o que é transformação digital na educação-1

 


Veja mais

Artigos

Avaliação integradora: o que é?

Modelo de avaliação ajuda a garantir o nível de qualidade de ensino da IES Todas as provas têm por finalidade avaliar algo. Porém, isso não significa que sua realização esteja…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Avaliação integradora: o que é?Desafios para 2020: transformação digital nas instituições de ensinoQual a importância do Conceito Institucional para uma IES?Qualidade acadêmica e resultados financeiros: como estes assuntos se interligam?Como fazer a gestão do seu EaD com o Prova Fácil?Novo modelo de documentos e recuperação de senha do Prova Fácil Soluções

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS