fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Cases

Veja alguns parceiros que utilizam o Prova Fácil Soluções

Mesmo com o lançamento de várias tecnologias da educação, muitos diretores ainda ficam na dúvida: devo aderir a um sistema de gestão de provas? Nesse artigo, vamos te contar os casos de 4 instituições que apostam na automatização e os resultados que elas tiveram.

Kroton Educacional

A Kroton Educacional, maior empresa privada de educação do mundo, adotou o Sistema de Gestão de Provas (SGP) da Prova Fácil em 2014. O grupo atua na educação básica, no ensino superior e na educação à distância. 

Grupo Ilumno (UVA e Unijorge)

A Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Ilumno, um dos maiores grupos universitários do mundo, o Devry university. A instituição adotou o SGP em 2015, desde então, muita coisa mudou.

Antes da adoção do Sistema, o banco de questões da Universidade não possuía uma ferramenta de gerenciamento e as provas eram “montadas” e gerenciadas manualmente em toda a cadeia logística: impressão, aplicação e correção. Os Professores-Tutores tinham que ir ao polo para receber os envelopes de provas, fazer as correções e posteriormente retornar para entregar as provas corrigidas.

De acordo com o professor André Ladeira, coordenador de EaD da UVA, com o Prova Fácil houve otimização de tempo em toda a cadeia, beneficiando alunos, funcionários administrativos e os professores-tutores. “Ganhamos um precioso tempo no calendário que no caso da EaD é muito crítico”, afirma André.

O professor aponta, ainda, que a interface de criação de questões no banco é simples e de fácil operação por parte dos professores-conteudistas. Agora, o banco de questões passou a ser gerenciado, seja no cadastramento das questões, seja na geração randômica das provas com maior nível de sigilo. A equipe passou a gerar um arquivo que é encaminhado para  a impressão externa. Assim, as provas retornam identificadas com código de barras e QR code e envelopadas por sala.  

“Tem sido até aqui uma ferramenta que representou um grande salto de qualidade, eficiência e economia de tempo em nosso trabalho”, completa André.

Universidade Tiradentes

A Universidade Tiradentes (UNIT), referência de Ensino nas regiões Norte e Nordeste do país, adotou o Prova Fácil em 2014. Segundo o gerente de tecnologias educacionais da instituição, Lucas Cerqueira, a escolha se deu por conta da demanda de uma tecnologia que ajudasse a resolver problemas com as avaliações. “A princípio, a gente começou procurando um banco de questões, e a gente se surpreendeu, encontrou o SGP, que era muito além que um simples banco de questões. Ele era um sistema que ia fazer toda a parte de gerenciamento de avaliações, desde o processo da elaboração da questão, até a parte de correção e publicação dessa nota, um processo completo”, conta.

O gerente afirma que, desde então, ficou mais fácil fazer questões mais qualificadas, avaliar essas questões, observar quais questões já foram utilizadas mais ou menos vezes, e qualificar o processo. “Há ganho na gestão, ganho no acadêmico, e ganho também na logística. Então, todos os fatores que são importantes pro sucesso de um projeto de EaD. Hoje eu recomendo o SGP, foi um processo que a gente aprendeu muito”, afirma Lucas.

A diretora de EaD da instituição, Jucimara Roesler, corrobora a opinião do gerente: “Todo esse sistema, não só de entrega da prova, mas, principalmente, do aluno visualizar a sua prova digitalizada, ter a sua prova corrigida digitalmente, e ter a sua prova divulgada nos prazos estabelecidos em calendário acadêmico, são, para nós, sinônimos de qualidade de entrega do serviço”.

Conclusão

Usar um sistema de gestão de provas é a melhor maneira de otimizar o tempo gasto com avaliações, aumentar a retenção e captação de alunos e tornar a vida escolar mais fácil.

Quer entender melhor tudo o que o Prova Fácil pode fazer pela sua instituição? Então entre em contato com um de nossos consultores!

o que é transformação digital na educação-1

 


Veja mais

Vida de professor

10 dicas para economizar tempo com a correção de prova

Como você faz a correção de provas? Muitos professores respondem essa pergunta dizendo que aplicam as avaliações, pegam a caneta vermelha e fazem a verificação manual. Se esse é seu…

Tecnologia da informação

O que é correção automática de provas?

Como você faz a avaliação dos estudantes da sua instituição de ensino? Qualquer que seja ela, as notas são a base desse processo. Apesar de fatores subjetivos — como os…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?Como criar um banco de questões inteligente?Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?O que é banco de questões inteligente e tudo o que ele pode fazer?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS