Conheça métodos para evitar vazamentos de dados e informações

21 de agosto de 2017

Conheça métodos para evitar vazamentos de dados e informações

Ter as ferramentas apropriadas e aplicar os métodos adequados é fundamental para evitar vazamento de dados e informações e garantir a segurança da gestão escolar.

Um grande desafio é que o vazamento e a invasão de bancos de dados de instituições de ensino podem vir tanto do ambiente virtual, por meio de hackers, como por invasões feitas por pessoas físicas.


Veja alguns procedimentos básicos

Várias ações de segurança podem ser tomadas nesse sentido. Elas vão desde fazer back ups regulares dos arquivos da instituição, passando pelo controle do acesso das informações mais importantes da instituição a um grupo restrito de funcionários, além da implementação de sistemas de proteção física – como câmeras e vigilantes – dos equipamentos eletrônicos utilizados.

 

Aplique bloqueios de uso

Lembre-se também de aplicar sistemas de bloqueio de funcionamento (exigindo senha) após tempo de inatividade nos computadores, tabletes e celulares corporativos. Cinco minutos de distração já são suficientes para informações valiosas serem furtadas.

 

Atualize sempre os antivírus e firewalls

Além disso, como todo mundo sabe, não se esqueça de ter sempre ter antivírus e firewalls atualizados. Não basta tê-los instalados, é preciso que eles estejam devidamente configurados e com todo o potencial de funcionamento habilitado.

Ter versões atualizadas dos programas e sistemas operacionais das máquinas utilizadas na instituição de ensino também é importante. As empresas que os desenvolvem estão sempre trabalhando atrás de correções de brechas de segurança.

 

Evite pen drives

Os pen drives são verdadeiros cavalos de tróia, prontos a carregar vírus que podem minar o sistema de segurança da sua rede. Não é a toa que boa parte das grandes empresas simplesmente bloqueiam o uso dessas ferramentas em seus computadores.

Muitas pessoas simplesmente conectam o pen drive no computador e abre as pastas e arquivos, se esquecendo de passar os antivírus. Por isso, evitá-los é o melhor remédio.

 

Use as nuvens

Nesse caminho, uma boa forma de se evitar problemas advindos de furto de equipamentos – como computadores e servidores – e de segurança no transporte de informação relevante para a sua instituição de educação é armazenar os dados em nuvens.

 

Tenha cuidado no sistema de avaliação

Um ponto de atenção nesse cenário são os vazamentos de bancos de dados de provas e das notas dos alunos, o que pode comprometer o trabalho dos professores, expor os estudantes e prejudicar a imagem da instituição de ensino.

Ter um sistema de gestão escolar de qualidade, direcionado para a gestão de avaliações, pode ser um passo importante na direção de se cercar a instituição de ensino de segurança ante o vazamento de dados e informações.

Com o Prova Fácil e o Sistema de Gestão de Provas, por exemplo, é possível produzir questões objetivas em ambiente virtual, na nuvem. A partir das questões, é possível diagramar facilmente as provas, imprimir cada uma delas com QR Code e corrigi-las, de maneira ágil, por meio de um aplicativo instalado no tablet ou no smartphone – sincronizável com o banco de dados presente na nuvem.

 

Contrate profissionais éticos

Logicamente, ter sistemas de segurança construídos de forma segura e atualizados é fundamental, mas não suficiente. Ter profissionais atuando de forma ética, tanto na área de tecnologia da informação, como nos demais setores da instituição de ensino – professores, supervisores, secretários, etc – é básico para que não haja possibilidade de vazamento de informações sigilosas tanto para alunos quanto para terceiros.

Além disso, um profissional irresponsável pode facilmente apagar todo o banco de dados de uma instituição com um simples comandado executado de forma inadequada. Pesquise o histórico dos profissionais que pretendem trabalhar na sua unidade de educação.

 

Treine os profissionais para que ele saibam o valor da informação

Além do comprometimento ético desses profissionais é preciso que eles tenham conhecimento e estejam sensibilizados para o impacto que um vazamento de informação pode ter.

É interessante que haja treinamentos sobre procedimentos de segurança a serem utilizados no manejo de ferramentas digitais, bem como sobre o custo que eventuais vazamentos têm para a instituição de ensino e para os próprios profissionais.

Que eles saibam que não devem compartilhar senhas, deixar seus equipamentos expostos de forma vulnerável e não saiam por aí instalando programas em máquinas sem o suporte da área de T.I.

 

Tenha um sistema de gestão escolar eficaz

Todas esses pontos podem ser sintetizados numa gestão escolar eficaz. É fundamental que os gestores da instituição de ensino estejam sensibilizados para a importância da existência de métodos contra o vazamento de informação em suas unidades e atuem permanentemente tendo essa diretriz.

E que saiba delegar quem deve ter acesso a quais informações e a quais sistemas de informações nos momentos necessários. Esses pontos da gestão são tão importantes quanto ter um corpo de professores qualificados, métodos pedagógicos inovadores, manter boas relações com alunos e ter sistemas de avaliação sólidos.

 

E então?
Se você tem
dúvidas ou conhece outras dicas de métodos de segurança, deixe seu comentário em nosso blog.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
como melhorar o desempenho na escolaPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
educação de qualidade no BrasilPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
exercícios onlinePowered by Rock Convert
escola do futuroPowered by Rock Convert
tecnologia de educação para universidadesPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert