Correção de provas imediata e a satisfação dos alunos e professores

30 de março de 2016
correção de provas imediata

O artigo de hoje indica uma das angústias pela qual atravessa o professor e os alunos no cotidiano escolar. Principalmente os que dão aulas para alunos das turmas do terceiro ano do ensino médio e que, além de realizar provas semanalmente, ainda têm que arrumar tempo para fazer os simulados preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O cenário é desanimador. São diversas turmas, geralmente bastante cheias, de várias séries diferentes. Para cada uma delas, um calendário diferente de aplicação de provas. Terminada a semana, o saldo é esse: uma pilha de provas para corrigir. E o pior, provavelmente em casa, já que o tempo é escasso durante o horário normal de trabalho e o excedente é trabalho levado para casa.

Somada a uma rotina desgastante, a correção de provas contribui para uma queda da qualidade de vida do professor. Além disso, um outro fator: depois dos testes realizados, chega a cobrança dos estudantes para que o resultado venha rápido. Diante desse cenário, o que fazer? A resposta para esta pergunta pode ser melhor compreendida quando passamos a enxergar a tecnologia como um elemento que pode auxiliar professores no complexo processo de ensino.

correção de provas imediata

Prova Fácil: corrigindo provas em tempo real  

Longe de ser uma ameaça ao papel do professor, ferramentas tecnológicas têm, cada vez mais, invadido o setor da educação ao oferecer facilidades que encurtam processos custosos aos professores e propiciam maior eficiência. Dessa forma, os docentes podem se dedicar a outras funções muito mais importantes em sua atividade profissional, como o planejamento de aulas e o estudo, que nunca deve ser interrompido. Além disso, a medida em que tem mais tempo livre, o professor ganha em qualidade de vida.

A tarefa da correção de provas de múltipla escolha é um desses processos custosos, como já exemplificamos acima. Isso porque, além do trabalhão de comparar as folhas de respostas de dezenas de estudantes com o gabarito da prova, esse trabalho não acrescenta em nada na experiência e no conhecimento do profissional. Pensando nessa lógica, a Starline, empresa brasileira de tecnologia para a educação, criou o Prova Fácil, uma ferramenta que utiliza a tecnologia para corrigir provas fechadas de forma automática. Com ele, o resultado da prova é obtido logo após a entrega do teste, o que minimiza as criticas de alunos ansiosos para saber o resultado dos exames.

3 passos para a correção automática com o Prova Fácil

  1. Diagramando: o software oferece alguns modelos de prova prontos, basta escolher. No entanto, você também pode diagramar e elaborar a própria prova de acordo com as suas necessidades particulares, como o número de questões que você gostaria de submeter aos seus alunos.
  2. Gabarito: depois de a prova já ter sido diagramada, é hora de marcar as respostas certas de todas as questões do teste em uma folha de respostas. Esse gabarito oficial será usado mais tarde, pelo próprio software, para comparar marcações dos alunos com as respostas certas.
  3. Corrigindo: Depois de as provas terem sido devolvidas pelo alunos (devidamente preenchidas), é hora da correção. O Prova Fácil, por meio da câmera do smartphone do professor, mapeia a prova preenchida e, automaticamente, compara a folha de respostas com o gabarito já assinalado pelo professor. O resultado, com as notas dos alunos, sai praticamente em tempo real.

Pronto! Com o Prova Fácil, o tempo gasto em todas as etapas de correção das provas de múltipla escolha feitas pelo seu aluno são reduzidas. As notas dos alunos podem ser repassadas a eles, por e-mail, por exemplo, poucos minutos após terem entregue a folha de respostas preenchida.

As vantagens de trabalhar com provas e exercícios online

correção de provas imediata

Além da vantagem óbvia de economizar tempo e, consequentemente, garantir uma melhor qualidade de vida para os professores, o uso do Prova Fácil tem ainda uma outra função bastante interessante: a possibilidade de gerar provas e exercícios online. Estes testes funcionam como uma espécie de simulado e ganham mais importância à medida em que se aproxima a data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o Prova Fácil, é possível diagramar uma prova online com os mesmos critérios utilizados pelo Ministério da Educação na elaboração do exame mais importante do território nacional. Quer um exemplo? Você pode se juntar a colegas que dão aulas de outras disciplinas e cada um sugere um certo número de questões de cada matéria. Selecione 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, códigos e suas Tecnologias. E outras 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Outro detalhe importante é escolher questões com diferentes níveis de dificuldade, assim como ocorre com o Enem. Pronto! Agora, peça para seu aluno marcar o tempo de prova e não exceder o tempo previsto em edital, que é de 4 horas e 30 minutos.

Os simulados são a melhor forma de se preparar para o teste e uma função do Prova Fácil facilita este trabalho. Estudos da Association for Psychological Science apontam que os exercícios e simulados são as melhores maneiras de aprender e fixar um conteúdo aprendido em sala de aula. Nesse cenário, o Prova Fácil consegue aliar o melhor método de estudo, com a praticidade e agilidade da internet. Com a ferramenta, você pode criar dezenas de testes para enviar a seus alunos e, dessa forma, eles conseguem gerenciar os próprios estudos e acompanhar o desenvolvimento do aprendizado com base em um critério objetivo: o desempenho nas provas online.