Por que corrigir questões discursivas pelo PC?

23 de julho de 2020

Conheça os benefícios proporcionados por esta prática

As questões discursivas são uma ferramenta importante de avaliação de aprendizagem, geralmente aplicadas em conjunto com as objetivas para um panorama mais amplo em relação aos conhecimentos adquiridos. Porém, nem sempre se pensa na forma de corrigir tais questões.

O tradicional é que as correções sejam feitas manualmente, com o uso de canetas, marcadores e outros materiais para destacar informações importantes e ajudar os alunos a entenderem melhor sobre aquele conteúdo, mas essa não é a única forma disponível atualmente.

A correção online é uma alternativa benéfica para os professores, os alunos e para toda a instituição de ensino, mas ela geralmente é relacionada apenas às questões objetivas. O que nem todos sabem é que ela também se aplica às perguntas discursivas e é capaz de revolucionar completamente seus processos.

Continue conosco para entender como funciona a correção de perguntas dissertativas pelo computador e veja como sua implementação deve ser feita o quanto antes, de modo que você também esteja apto a desfrutar de suas vantagens.

Quais são os benefícios de corrigir questões dissertativas online?

Entre tantas vantagens, destacam-se as seguintes:

  • Adoção de processos tecnológicos. Ser um professor inovador significa estar de olho nas últimas novidades do mercado educacional, e adotar a correção de provas dissertativas pela internet é um indicativo de que este profissional está antenado nas tendências que podem beneficiar seus alunos com a ajuda da tecnologia.
  • Facilidade de leitura. Às vezes, a grafia de um aluno pode ser mal interpretada, o que, por vezes, pode até mesmo resultar em um decréscimo em sua nota por conta de uma falha do professor. Com questões discursivas respondidas pela internet, o problema é totalmente eliminado.
  • Economia de papel. Saber como economizar recursos é importante em um mundo que preza cada vez mais pela sustentabilidade, e as questões dissertativas respondidas pela internet evitam que centenas de folhas sejam gastas, o que é ótimo para a preservação do meio ambiente.
  • Centralização de todas as respostas em um ambiente digital. Sempre existe a possibilidade de o professor perder alguma folha de prova, o que é extremamente prejudicial e pode, inclusive, lhe causar graves problemas. Provas disponibilizadas e realizadas por meio de um ambiente digital acabam com este problema.
  • Economia de espaço. Principalmente quando há um grande volume de provas, é preciso ter um lugar adequado para guardá-las em casa, o que pode criar uma pequena bagunça até que o processo esteja concluído e as provas sejam devolvidas. A economia de espaço é outro grande benefício trazido pela correção online de avaliações dissertativas.
  • Otimização do fluxo de correção. Cada professor tem a sua forma de corrigir provas mais rápido: enquanto alguns preferem corrigir as provas inteiras de cada aluno, outros optam por corrigir a mesma questão de todos os estudantes, depois partir para a próxima questão e assim por diante. O processo é inviável com avaliações em papel, já que traz um trabalho tremendo. Com a correção online, basta clicar na opção escolhida que as respostas serão organizadas de acordo com o que o professor preferir.
  • Economia de tempo. De acordo com a pesquisa TALIS 2018 Results – Volume I, em média, cada professor do ensino médio gasta 4,3 horas por semana corrigindo trabalhos de alunos, o que, multiplicado por 40 semanas letivas, resulta em 172 horas por ano, ou seja, são mais de 7 dias corridos fazendo as correções. Com as perguntas discursivas disponíveis na internet, esse tempo deve diminuir consideravelmente, uma vez que elas estão centralizadas em um só lugar e com lançamento automático das notas.
  • Riqueza de detalhes visuais. Não é porque a correção de questões discursivas está sendo feita pela internet que recursos como borracha, marcador e sinais gráficos de certo e meio certo, por exemplo, estarão indisponíveis. Basta que o professor escolha a opção desejada e a utilize na correção, o que deixa a experiência próxima da manual, porém com os benefícios da tecnologia.
  • Cálculo automático de notas. Ao invés de ter que fazer a soma manualmente, o professor indica qual é a nota para cada pergunta dissertativa que tiver corrigido. O sistema, então, faz o somatório automático de todas as notas para indicar qual será o resultado de cada aluno, o que evita erros de cálculo.
  • Evita “pular” alguma questão. Em meio a tantas provas e perguntas, não é raro deixar passar algumas delas sem corrigir, o que interfere na soma das notas e, dependendo do caso, até na avaliação final do aluno. Com um sistema online, há diferentes cores para as questões discursivas de acordo com o seu andamento (corrigidas, pendentes de correção e pendentes de nota), o que ajuda a não deixar nada para trás.
  • Feedback mais rápido aos alunos. Ao invés de ter que aguardar até receber a prova em papel em suas mãos, os alunos já ficam sabendo do resultado imediatamente após terem sido lançados pelo professor. Assim, ainda com os conteúdos da prova em mente, podem tirar eventuais dúvidas, acessar conteúdos multimídia marcados na correção, além de assimilar melhor o que foi ensinado.
  • Compatibilidade com vários dispositivos. Os professores podem fazer a correção das perguntas discursivas através de seus computadores e notebooks, além dos tablets e smartphones. Assim, fica a seu critério escolher qual deseja.

Qual é a melhor solução para corrigir questões discursivas online?

O Prova Fácil Avaliações Regulares te permite desfrutar dos benefícios que comentamos anteriormente, tudo em uma plataforma prática, intuitiva, segura e eficiente, perfeita para otimizar sua rotina.

Ao levar as perguntas discursivas também para o ambiente virtual, você perceberá como todo o processo se tornará mais simples e eficiente para todos os envolvidos, além de agregar valor para a instituição de ensino que a adota e, por consequência, para seus alunos.

Além de ser uma forma de prestigiar quem já estuda na instituição e de incentivar sua permanência, a implementação das correções online (com todos os seus benefícios) também é um chamariz para novos alunos, o que é benéfico também no quesito financeiro.

Passe a aplicar e corrigir as questões dissertativas da sua instituição de ensino com o Prova Fácil Avaliações Regulares e veja como, em questão de pouco tempo, ele se transformará em uma poderosa ferramenta para o ambiente educacional!