Cursos livres online: Como garantir uma boa estrutura?

29 de novembro de 2021
cursos livres online

Através dos cursos livres online, o estudante conquista uma qualificação em pouco tempo, o que ajuda na complementação da carga horária acadêmica e na melhoria das habilidades profissionais.

Você sabe como os cursos livres online funcionam? Eles são uma maneira de aumentar as competências e habilidades do cursista, otimizando o currículo e adicionando pontos na atualização profissional.

Um curso livre online tem uma estrutura diferente de um curso presencial, porém tem diversas vantagens e atrativos para quem deseja adquirir um conhecimento específico em pouco tempo. 

Então, para entender o que é, como funciona e como sua instituição pode estruturar cursos livres onlines, acompanhe este artigo e saiba tudo!

O que são cursos livres?

Os cursos livres são formações que não exigem escolaridade mínima, abertos ao público geral e sem pré-requisitos ao aluno, sendo requerido apenas a matrícula e aproveitamento do conteúdo pelo estudante.

Os cursos livres podem ser também presenciais. Porém com o avanço da transformação digital e aparatos tecnológicos, o oferecimento de cursos a distância atualmente é bem mais comum, já que facilita a logística de oferta e acessibilidade dos estudantes.

Esse tipo de curso é focado na aquisição de conhecimentos pontuais, com o intuito de desenvolver, dentro de um determinado campo de atuação, habilidades e capacidades específicas. Com isso, oportunizam vantagens imediatas ao cursista.

Objetivos

De forma geral, os cursos livres objetivam ampliar o aperfeiçoamento do sujeito visando o mercado de trabalho, com base no desenvolvimento de competências e habilidades específicas.

Por isso, você pode encontrar uma imensa variedade de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Além disso, caso você esteja fazendo faculdade, os cursos livres online pontuam créditos como atividades complementares, uma regra obrigatória para recebimento do diploma.

Principais características

Os cursos livres online possuem curta duração e não dependem de uma determinação legal para serem oferecidos. 

Em suma, consistem em um modelo flexível e econômico do estudante se qualificar na carreira que atua, assim como podem ser cursados visando a entrada em um curso superior.

Eles contam com uma rápida certificação e podem ser feitos em qualquer época do ano, bastando a instituição ofertante preparar a estrutura do curso de acordo com o público-alvo.

Leia também: Escola moderna: como a tecnologia ajuda na educação?

Como garantir uma boa estrutura ao aluno com cursos livres online?

Os cursos livres EAD são uma excelente maneira de elevar a qualidade dos colaboradores, mas para que esse objetivo obtenha sucesso, é necessário investir em algumas questões, como veremos a seguir.

Flexibilidade

A flexibilidade dos cursos livres tende a ser redobrada, afinal os alunos têm acesso às aulas de acordo com o tempo de oferecimento, o que os possibilita fazer a gestão do tempo conforme desejarem.

Logo, esse tipo de atualização deve priorizar os profissionais que lidam com rotina de trabalho agitada, ao passo que o material de estudos pode ser acessado em qualquer lugar ou horário.

Valores mais baixos, sem pecar na qualidade de ensino

A formação e atualização profissional é muito importante para o crescimento do indivíduo enquanto pessoa e funcionário. 

Por isso, a oferta de cursos livres online tem de prezar por um valor acessível ao público, afinal, por ser realizado via internet, sabemos que os gastos da instituição ofertante são reduzidos.

Contudo, não se pode deixar a qualidade de lado. É necessário utilizar recursos modernos e que facilitem o aprendizado dos estudantes, ao passo que eles tenham uma experiência de aprendizagem proveitosa e dinâmica.

Agilidade e objetividade na hora de avaliar

Da mesma forma que o conteúdo do curso, as avaliações precisam ser bem elaboradas, revisadas e dispostas com uma interface que aponte o real desempenho dos cursistas.

Portanto, para que se obtenha este resultado, os professores/responsáveis pela iniciativa podem usar ferramentas como um sistema gerador de provas e um software de correção automática das questões, o que ajudaria em muito na finalização do curso, principalmente para o aluno.

Principais dúvidas sobre cursos livres online

De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, 28,4% de todas as matrículas no Ensino Superior no ano citado foram feitas na modalidade EAD. Comparando com o Censo de 2018, quando 24,3% das matrículas foram feitas no EAD, o aumento foi de 16,9%.

Isso já demonstra que a educação online vinha ganhando cada vez mais terreno no Brasil.

Contudo, assim como nos cursos acadêmicos, os alunos dos cursos livres onlines possuem dúvidas quanto a sistemática de ensino e avaliação. Por isso, trouxemos a resposta de alguns desses questionamentos.

Cursos livres online são reconhecidos pelo MEC?

Essa é a principal dúvida dos alunos e a resposta é não. Os cursos livres online não são reconhecidos pelo MEC, porém isso não invalida o seu caráter legal, uma vez que têm amparo jurídico, inclusive da Constituição Federal.

A legalidade dos cursos livres vem da Lei 9394/1996 (LDB) e do Decreto 5.154/2004. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a legislação classifica essa modalidade de ensino como pertencente à educação profissional.

Cursos livres online me ajudam a conseguir trabalho?

Com a realização de cursos livres onlines, o aprendiz pode enriquecer o seu currículo, o que o ajuda a ganhar pontos em uma seleção de trabalho, por exemplo.

Além disso, com o aprendizado de nossos conhecimentos e técnicas específicas, os recrutadores veem que o candidato busca se aperfeiçoar, é proativo e capaz de alcançar objetivos profissionais, grandes diferenciais para uma empresa.

Por fim, como dissemos, os cursos livres EAD pertencem à educação profissional, um tipo de modalidade educacional criada para garantir ao trabalhador e/ou estudante saberes que permitam a qualificação para o mercado de trabalho.

4.3 Cursos livres online têm certificado?

A grande maioria deles, sim, até pelo fato de que esse modelo de educação não permite a emissão de diplomas. Entretanto, o ideal é verificar com a organização que vai dispor o curso se ela emitirá o documento.

Alguns sites online oferecem um plano anual onde o aluno pode cursar dezenas de cursos livres pagando um valor reduzido referente ao certificado. 

Em alguns casos, esse gasto se refere ao envio do documento pelos Correios, quando o estudante dispensa a versão digital do comprovante de término.

Como garantir uma tecnologia de ponta para meu curso livre?

cursos livres online

Como pudemos ver, os cursos livres online funcionam como uma boa forma de oferecer um aprendizado rápido, e o melhor é que essa modalidade tem um custo mais baixo se comparado com outros modelos.

Seja na escola, na faculdade ou nas empresas, a realização de cursos livres a distância confere mais comodidade ao aluno, desde que o mesmo conte com uma boa estrutura por parte do ofertante.

Pensando nisso, a Prova Fácil conta com diversas ferramentas educacionais que otimizam o oferecimento desse tipo de formação, ajudando o educador e/ou a empresa na logística do curso.

Dessa forma, esperamos ajudar diversas pessoas a conquistarem o aperfeiçoamento profissional, a partir de soluções eficientes que colocam o aluno como protagonista do conhecimento. 

Conheça as soluções da Prova Fácil